Handmade - chiado

    Autor Mensagem
    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08


    Ae galera

    Montei um mini fuzz do Bertola e finalmente dessa vez funcionou! - por cinco minutos....

    Fui montar ele na caixinha de metal e depois quando eu liguei não tava mais funcionando. Daí tirei da caxinha o voltou a funcionar, mas com muuito chiado no fundo (usando guitarra com humbucker). O que pode ser?

    A caixinha ficou tudo socado lá dentro, quase não coube. Tem algum problema?
    Ah, tou usando bateria, não fonte

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-

    na caixinha provavelmente o seu terra esta entrando em curto com a blindagem, e assim, não tem sinal...

    sobre o chiado, verifique se esta tudo aterrado..

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Henrique S.
    Então cara, eu "forrei" a caixinha por dentro com fita isolante =/

    Já tirei da caixinha e tá chiando muito. O chiado diminui bastante quando eu encosto a mão nas cordas OU na chave dpdt/pot, mas ainda assim continua chiando consideravelmente.

    sobre o chiado, verifique se esta tudo aterrado..
    Vc quer dizer, se todas as ligações GND estão feitas?

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    pode ser varias coisas

    quando voce "socou" na caixinha, pode ter forçado alguma solda ou contato, e ai entra chiado. procure nao forçar nada.
    se o chiado persistiu deposi, ha chance de ter danificado algum contato.

    e verifique se nao tem nenhum curto-circuito, se nao tem nada encostando onde nao deve.

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki
    Amanhã vou ver isso...

    O meu GND tá ligado os 2 jacks entre si e na trilha da placa, tá certo isso? Tem que ligar na caixinha ou no DPDT tbm?

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    O meu GND tá ligado os 2 jacks entre si e na trilha da placa, tá certo isso?
    nao sei, nao entendo muito... mas acho que ta.

    Tem que ligar na caixinha ou no DPDT tbm?

    eu nao ligo. mas parece que se a caixinha, ou a base, for de metal, da pra aterrar que reduz ruidos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    Cara, que caixinha é essa que vc usou?
    Se for de metal, o ideal é vc isolá-la toda por dentro e ligar um terra na carcaça. Se for a Patola PB108, o ideal é fazer uma tampa de ferro e ligar o terra nela.
    Abç

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    O meu GND tá ligado os 2 jacks entre si e na trilha da placa, tá certo isso? Tem que ligar na caixinha ou no DPDT tbm?

    Esse chiado é problema de aterramento. Nao basta as ligações do gnd ficarem de acordo com o circuito. As vezes é necessário um lugar para ele descarregar, por isso quando vc encosta o chiado diminui, pois ele descarrega em vc.

    Se a caixinha for de metal, vc pode puxar um fio do gnd para o chassi e ver se diminui o chiado. Veja se nao tem nenhuma solda fria e reforce um pouco as soldas dos fios.

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É uma caixinha preta de metal que eu comprei por R$2,50 (ultima do estoque) para fontes, vinha até com o esquema de uma fonte...

    (parabén pelo projeto cara, gostei mt do som do mini fuzz!)

    Pombo
    kiki

    Valeu pelas dicas. Eu tinha isolado a caixinha com fita isolante, mas vou tentar puxar um GND para a carcaça então, amanha eu digo se funcionou!!

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá!

    Eu puxei um fio GND para a carcaça, mas o chiado continuou! Então, constatei, com o multímetro, um "pequeno detalhe": a carcaça não conduz corrente elétrica! Acho que é por causa da tinta... Pensei em lixar, mas ia dar muito trabalho e ficar feia, então acho que devo agir como se fosse de plástico, correto?

    Dessa forma, como eu faria para aterrar? Forrar a caixinha com papel alumínio?

    Muito Obrigado pela atenção!

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Galera, eu forrei a caixinha por dentro com papel alumínio e puxei um fio gnd para o alumínio, testei com o multímetro e o gnd da plaquinha tá dando continuidade com os jacks, a dpdt e o papel alumínio, mas mesmo assim continua chiando.

    É aquele chiado que some quando eu encosto a mão, seja na guitarra ou no pedal... O que fazer?!

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-

    cara, apenas raspe uma parte da tinta para ter um contato eletrico entre o terra e a caixa, se a tinta esta isolando o resto do circuito da caixa, é até melhor, dai nao precisa da fita isolante....

    conhece o principio da gaiola de faraday? então, a ideia é essa...

    esse ruido é de 60hz da rede eletrica...

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Henrique S.
    Não conheço não hehehe
    Não manjo nada de eletrônica, mas vou tentar o que vc sugeriu!

    É que eu já tinha testado raspar, raspei +- um quadrado de 2x2cm, mas estranhei pq colocando as pontas do multímetro em cada uma das extremidades do quadrado raspado, ele não dava sinal de continuidade... Isso é pq eu não raspei o suficiente?

    Essa carcaça é absurda, é muuito dura, deu um trampo enorme pra furar...

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Henrique S.
    · votar


    bom, as cargas eletricas sempre estao nas extremidades (no caso, em uma esfera solida, estao na superficie, e no meio a carga é zero)

    na gaiola de faraday, o principio consiste nisso, em conectar o terra à uma caixa, e assim as cargas eletricas irao todas se dirigir para a superficie da caixa e dessa forma, proteger o circuito interno de interferencias eletromagneticas externas...

    claro que isso é uma visão muito simplista do processo, mas é essa a ideia...

    http://www.afsystem.com.br/images/gaiola3.gif

    exemplo

    edit:

    outro exemplo (melhor até)
    http://i188.photobucket.com/albums/z99/fisicomaluco/1-1.jpg

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Henrique S.
    Poxa, valeu pela aula aí cara!!
    Vou raspar então o máximo que conseguir com uma lixa e soldar um terra na carcaça! Se funcionar eu posto aqui, junto com fotos e som!

    Abraço

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Raspei até o metal e a solda não pegou :/ Colei com fita isolante e não adiantou nada, oc hiado continua!

    Help1

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Se ajudar, algumas fotos:

    http://img241.imageshack.us/my.php?image=dsc01167vp3.jpg

    http://img187.imageshack.us/my.php?image=dsc01168nh3.jpg

    http://img179.imageshack.us/my.php?image=dsc01171lx9.jpg

    http://img185.imageshack.us/my.php?image=dsc01173df8.jpg

    Nessa dá pra ver o lugar onde eu lixei pra grudar o terra (mas não adiantou):

    http://img519.imageshack.us/my.php?image=dsc01170iz0.jpg

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-

    Cara, me parece q vc tirou a tinta, mas ainda á alguns resquicios de sujeira. é bom vc pega uma lixa e lixa essa parte ai. ate ele ficar limpo na cor do metal mesmo. A tinta pode ter saido, mas a sujeira impede q a solda pegue. Cola o fio na carcaça com fita isolante não adianta, ele tem q ficar soldado mesmo.

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pombo
    Blz... Acho que eu consegui cara, e descobri que o problema tem a ver com a minha rede elétrica... Eu não tenho terra na tomada (tou usando um adaptador pra ligar o amp de 3 pinos) e o fuzz faz os chiados aumentarem, mas eu vi que mesmo sem o pedal em altos volumes com a distorção do amp acontece o mesmo tipo de chiado, em menos escala... Vou testar depois na sala aqui em casa q tem aterramento e que eu usava pra tocar no talo (tem um tipo de isolamento acústico), mas não tou usando atualmente pq tá entrando água.... Depois eu posto o resultado aqui!

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    faz mais alguns testes:

    liga o ampli sem nada plugado, e verifique o ruido (mexa nos volumes e tons)

    plugue só o cabo, sem instrumento, e verifique o ruido(cuidado com a ponta solta do cabo! nao deixe estalar muito que estraga o falante)

    plugue só a guitarra sem pedal (abaixe o volume, claro ne?) e verifique o ruido

    plugue so o pedal, sem guitarra, e verifique o ruido.

    tudo isso pra ver se nao tem mais ruido vindo de outros lugares. as vezes o cabo é que é ruim, e o pedal só aumenta o ruido. ele poe distorção no ruido.

    outra coisa: o pedal ta dando ruido só quando liga ele? o bypass ta normal?

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-
    Se ajudar, algumas fotos:
    não da pra ver muita coisa. depois tenta tirar umas melhores, seguem algumas dicas:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/170817/

    deu pra ver que a caixinha é bem solido, e com bom acabamento. realmente ela nao foi feita pra aterrar a carcaça.
    o potenciometro na lateral ficou interessante.

    Pombo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Slowhand-

    ah cara isso ai as vezes acontece aqui em casa, se vc for ligar numa rede q nao tem terra, experimenta trocar a tomada de posição, as vezes funciona. troca primeiro da fonte do pedal, depois do amp, e depois dos dois e vê se diminui o ruido.

    Slowhand-
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki
    Valeu cara, as fotos saíram ruim por causa da má qualidade da máquina mesmo =(

    Pombo
    Valeu vou testar!

    Vou ligar uma tomada que tem terra, se passar o chiado, já sei onde tá o problema :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Handmade - chiado