PEDAISSSS!!!

    Autor Mensagem
    MindnesS
    Veterano
    # out/03


    Bom naum entendo nada de efeitos por favor me expliquem o que é:

    * Chorus
    * Compressor
    * Reverb
    * Como se utiliza o Wah-Wah

    me quebrem esse galho!!

    E qual a diferença de uma DISTORÇÃO VALVULADA para uma NÃO VALVULADA

    VLEWWWWWW

    MKazan
    Veterano
    # out/03
    · votar


    MindnesS
    use a busca, cara.

    MindnesS
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Não esquecendo o Delay!

    entaum veio me da um toque ae MKazan de onde eu possa achar tudo isso de maneira clara pra eu entender pq de boa naum entendo quase nada de efeitos...

    MKazan
    Veterano
    # out/03
    · votar


    MindnesS
    mal aí, eu teria explicado, se na hora eu estivesse com tempo.
    agora ja ta tudo mais tranquilo aqui.

    bom, vamos lá.
    antes de tudo, a melhor forma de vc entender cada efeito é ouvindo eles. vá a uma loja de instrumentos e peça para experimentar cada um. ou pegue algum amigo seu q tenha uma pedaleira e peça para ele ir te mostrando.

    O Chorus é um circuito capaz de dividir o som em dois canais. o primeiro canal ele deixa inalterado. o segundo canal ele fica variando bem rápido a frequencia do som. no final ele soma os dois. isso altera o timbre do instrumento. fica bem legal. é muito usado com distorção, ou com o som limpo para fazer dedilhados.

    o Compressor é um estágio de amplificação de ganho variável. o ganho do compressor funciona da seguinte forma: ele diminui quando o sinal na entrada é forte e aumenta qdo o sinal é fraco. deste modo ele tende a deixar a amplitude do som em equilíbrio. Ele aumenta sons fracos e diminui sons fortes. O ideal é usa-lo ligado antes do estágio de distorção. quebra um bom galho na hora de tocar abafado, tapping e harmonicos.

    o wah-wah, deve ser utilizado com o pé. enquanto vc toca, vc "abre" e "fecha" o wah-wah, ele da um som "vocalizado" ao instrumento. o ideal é usa-lo antes do estágio de distorção, mas algumas pessoas gostam de usá-lo depois. é questão apenas de gosto pessoal.

    o reverb e o delay são uma espécie de Eco. a diferença entre os dois é o tempo de repetição.
    no Reverb, se dissermos "Kazan", teremos como resultado um "Kazannnnnnnnn...." (como se o lugar fosse grande)
    no Delay, se dissermos "Kazan", teremos como resultado: "Kazan zan zan zan an an an..."

    bom, agora quanto a distorção valvulada e distorção de estado sóido:

    qual a diferença de uma DISTORÇÃO VALVULADA para uma NÃO VALVULADA ?
    R: A valvula! hehehe (resposta idiota, né?)

    muito bem, a valvula é um dispositivo de amplificação cuja curva de ganho não é linear. Deste modo, antes de ela "saturar" (gerar distorção), ela começa a comprimir para depois saturar. Quando ela faz isso, ela gera no som harmonicos sobre a onda fundamental que são agradáveis ao ouvido. Diferente das distorções de estado sólido feitas por diodos, transistores, op-amps, etc... que quando saturam, geram todo o tipo de harmonicos, gerando alguns sons que podem irritar.
    Deste modo, o som da distorção valvulada tem um timbre mais agradável.
    Outra diferença é que a distorção valvulada, em geral, é bem mais definida que a distorção de estado sólido. Se vc fizer um acorde qqer em uma distorção valvulada, o som sairá bem mais definido que em qualquer distorção ss.

    mais uma coisa. Um dia alguém lhe dirá: "Um Tube Screamer simula direitinho o som de válvula" ou então lhe dirá "O <digite o nome do seu simulador preferido> imita com perfeição o som da válvula."
    Quando alguém lhe disser isso, lembre-se que a UNICA forma de vc conseguir som de valvula de verdade em um pedal é essa: http://www.geofex.com/FX_images/realtube.jpg

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    MKazan
    impecavel como sempre..hehee

    Ah, essa aki tem q ir pro FAQ hein;...

    MKazan
    Veterano
    # out/03
    · votar


    GuitarHouse
    hum... não. tem outras duas explicações minhas sobre valvulados q ficaram melhores. mas não encontrei na Busca.

    e tem uma grandona sobre vários efeitos q tb é boa.

    MindnesS
    Veterano
    # out/03
    · votar


    MKazan obrigrado pela explicação como nosso amigo acima...ehhe Foi impecavel!!
    Vlew msm acho q agora sei bem mais do q eu já sabia(ND) hehe vlewww !!!

    sangue
    Veterano
    # out/03
    · votar


    MKazan

    "Compressor...deixar a amplitude do som em equilíbrio"

    isso quer dizer que aquelas diferenças de volume quando vc fica alternado entre um som limpo e um som saturado estará resolvido com o compressor?

    Ah! e aproveitando o tópico pra não fazer mais um
    poderiam dizer as marcas boas desses pedais?

    MKazan
    Veterano
    # out/03
    · votar


    sangue
    não, pois vc vai ligar o compressor ANTES da dostorção.
    mas se vc ligar o compressor depois da distorção e regular direitinho, sim, fica tudo igual.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original