MKazan Veterano |
# out/03
· votar
MindnesS
mal aí, eu teria explicado, se na hora eu estivesse com tempo.
agora ja ta tudo mais tranquilo aqui.
bom, vamos lá.
antes de tudo, a melhor forma de vc entender cada efeito é ouvindo eles. vá a uma loja de instrumentos e peça para experimentar cada um. ou pegue algum amigo seu q tenha uma pedaleira e peça para ele ir te mostrando.
O Chorus é um circuito capaz de dividir o som em dois canais. o primeiro canal ele deixa inalterado. o segundo canal ele fica variando bem rápido a frequencia do som. no final ele soma os dois. isso altera o timbre do instrumento. fica bem legal. é muito usado com distorção, ou com o som limpo para fazer dedilhados.
o Compressor é um estágio de amplificação de ganho variável. o ganho do compressor funciona da seguinte forma: ele diminui quando o sinal na entrada é forte e aumenta qdo o sinal é fraco. deste modo ele tende a deixar a amplitude do som em equilíbrio. Ele aumenta sons fracos e diminui sons fortes. O ideal é usa-lo ligado antes do estágio de distorção. quebra um bom galho na hora de tocar abafado, tapping e harmonicos.
o wah-wah, deve ser utilizado com o pé. enquanto vc toca, vc "abre" e "fecha" o wah-wah, ele da um som "vocalizado" ao instrumento. o ideal é usa-lo antes do estágio de distorção, mas algumas pessoas gostam de usá-lo depois. é questão apenas de gosto pessoal.
o reverb e o delay são uma espécie de Eco. a diferença entre os dois é o tempo de repetição.
no Reverb, se dissermos "Kazan", teremos como resultado um "Kazannnnnnnnn...." (como se o lugar fosse grande)
no Delay, se dissermos "Kazan", teremos como resultado: "Kazan zan zan zan an an an..."
bom, agora quanto a distorção valvulada e distorção de estado sóido:
qual a diferença de uma DISTORÇÃO VALVULADA para uma NÃO VALVULADA ?
R: A valvula! hehehe (resposta idiota, né?)
muito bem, a valvula é um dispositivo de amplificação cuja curva de ganho não é linear. Deste modo, antes de ela "saturar" (gerar distorção), ela começa a comprimir para depois saturar. Quando ela faz isso, ela gera no som harmonicos sobre a onda fundamental que são agradáveis ao ouvido. Diferente das distorções de estado sólido feitas por diodos, transistores, op-amps, etc... que quando saturam, geram todo o tipo de harmonicos, gerando alguns sons que podem irritar.
Deste modo, o som da distorção valvulada tem um timbre mais agradável.
Outra diferença é que a distorção valvulada, em geral, é bem mais definida que a distorção de estado sólido. Se vc fizer um acorde qqer em uma distorção valvulada, o som sairá bem mais definido que em qualquer distorção ss.
mais uma coisa. Um dia alguém lhe dirá: "Um Tube Screamer simula direitinho o som de válvula" ou então lhe dirá "O <digite o nome do seu simulador preferido> imita com perfeição o som da válvula."
Quando alguém lhe disser isso, lembre-se que a UNICA forma de vc conseguir som de valvula de verdade em um pedal é essa: http://www.geofex.com/FX_images/realtube.jpg
|