pedal de volume boss FV-50H, dúvidas

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # jan/08


    Eu li no manual da minha pedaleira RP 50 da digitech que ela possui uma entrada para pedal de expressão, e que qualquer pedal de volume passivo serve nessa entrada, para poder controlar Wah, Whammy e o volume da guitarra. Esse pedal de volume Boss é bom? Serve para tal tarefa? Ou não vale a pena?

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc
    Acho mais fácil comprar um Roland EV-5 ou Yamaha FC-7 (entre outros) daqueles que já vem com o cabo embutido, senão vais ter que comprar um cabo daqueles tipo insert também. Talvez o FV-50 seja mais resistente...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Grimc
    Eu li no manual da minha pedaleira RP 50 da digitech que ela possui uma entrada para pedal de expressão, e que qualquer pedal de volume passivo serve nessa entrada, para poder controlar Wah, Whammy e o volume da guitarra. Esse pedal de volume Boss é bom? Serve para tal tarefa? Ou não vale a pena?

    Confusão entre pedal de volume e pedal de expressão ...

    Esse pedal da boss não serve para essa tarefa ...

    Não são os mesmos, não fazem a mesma coisa, um não pode fazer a função do outro (a menos que você tenha uma unidade que faça ambas funções como o Ernie Ball Stereo 25k Volume / Expression Pedal).

    Embora esses pedais sejam de fácil entendimento e de fácil aplicação, tem gente que faz uma confusão gigantesca com esses pedais.

    O PEDAL DE VOLUME atua como abaixador de volume e o volume máximo que você consegue atingir com ele é volume normal de como se esse pedal estivesse desligado. Mas isso é útil? Sim! Na hora de um solo alguns guitarristas usam um Boost ligado depois das distorções, o que é legal, mas e se ele quisesse abaixar o volume desse mesmo som? Abaixaria na guitarra? Na guitarra não pode porque ele vai perder a saturação nos pedais de ganho (vão distorcer menos) e isso não pode acontecer. É exatamente aí que entra o Pedal de Volume.
    No encadeamento o Pedal de volume deverá ser ligado sempre depois dos pedais de ganho/saturação (Distorção/Drive/Fuzz), pois se for ligado antes, como comentei acima o pedal de ganho perderá saturação. Ligado depois, o volume será controlado sem perder a saturação.
    PS. Existem hoje alguns pedais de volume High Gain que aumentam o volume além da amplitude original.

    O PEDAL DE EXPRESSÃO é uma unidade que sozinha ela não faz absolutamente nada! O pedal de expressão precisa e um outro pedal para poder ter uma função. Por exemplo, o Line6 POD XT (não a Live) ou a RP-50 não tem nenhum pedal e todos os comandos são manuais. No caso de uma performance ao vivo, a POD XT ou uma RP-50 tem uma entrada para um pedal de expressão e nesse pedal de expressão você pode regular, para controlar com ele, o ganho/saturação da distorção, o volume de saída do som, o wah-wah (é você pode regular o pedal de expressão para virar um wah-wah) e enfim, todo e qualquer parâmetro que a POD XT ou a RP-50 permitir controlar pode ser controlado pelo pedal de expressão.


    Abr.
    Fernando

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Eu sei da diferença entre esses dois pedais, mas eu digo, no manual diz que o RP 50 pode usar um PEDAL DE VOLUME para essa função, vou escrever aqui o que diz no manual do brinquedinho:

    "Painel Traseiro:

    Imput- Entrada para o seu instrumento

    Output...

    ...Control In: Conecte um pedal de volume passivo (não incluído com o produto) nesse soquete para poder controlar Volume, Wah e Whammy no RP50

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc
    ok, vou averiguar.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc
    Houve algum equívoco talvez na tradução do manual ...

    O qye se deve usar é um pedal de expressão mesmo ...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Grimc
    Realmente não é todo o pedal de volume que pode ser usado, mas alguns manuais realmente indicam pedais de volume passivos pra realizar esta função.

    Fernando de almeida
    Que eu lembre o manual da RP50 falava em pedal de volume passivo ou pedal de expressão como o Grimc falou. No manual da RP150 é exatamente isto que fala.

    ---

    A diferença é que o pedal de volume passivo requer um cabo daqueles com um plug estéreo de um lado (que vai no control in) e dois plugs mono de outro (um na entrada e outr0 na saída do pedal), enquanto o pedal de expressão geralmente já vem com um cabo embutido (que tem um plug estéreo).

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Só que o boss FV-50 é mais barato (200 reais)

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Houve algum equívoco talvez na tradução do manual ...
    É possível, vou mandar a versão em inglês:

    3- Control In: Connect a passive volume pedal to this jack to control volume, wah and whammy in the RP50.

    Esse é o manual original em inglês.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Grimc
    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=130844

    Estes pedais "para teclado" são mais baratos, mas um pedal de volume vai ser mais versátil (e em geral mais caro).

    O próprio EV-5 da Roland custa a mesma coisa que o FV-50, mas não necessita de cabos para conexão.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Grimc
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Mas cabo é barato, eu mesmo faço

    guitartube
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc

    Vc pode usar qq pedal de volume passivo, mas deve ser usado ligando internamente o potenciômetro como resistor variável. Isto, lhe permite ligar apenas um cabo.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    guitartube
    E como é esse procedimento?

    guitartube
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc

    É o mesmo esquema do potenciômetro de volume da sua guitarra. Faça as mesmas ligações conectando apenas um cabo no jack de saída do seu pedal e ligando ele na pedaleira.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    guitartube
    E tem que mexer no pedal ou é só conectar o cabo?

    guitartube
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc
    E tem que mexer no pedal ou é só conectar o cabo?

    Um Jack tem dois fios, o terra e o sinal (o sinal equivale a ponta do plug P10 e o terra equivale a malha do cabo) .

    Para ligar no Jack de saída do pedal

    Abra o pedal, desconecte os fios do jack de saída, desconecte o fio de sinal do jack de entrada e ligue onde estava ligado o sinal do jack de saída, o fio de sinal do jack de saída (que foi desconectado) será conectado no terra do jack de saída.

    Ligue um cabo do jack de saída até a pedaleira.

    Para ligar no Jack de entrada do pedal

    Troque o fio terra do jack de entrada pelo fio de sinal do jack de saída.

    Ligue um cabo do jack de entrada até a pedaleira.


    Use um pedal Onerr de volume, é barato e funciona. Neste caso, até um pedal de game funcionará (nas limitações do equipo), até o pedal da máquina de costura da sua mãe vai funcionar, é só ligar.

    Boa sorte.

    tchu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    valeu fernando, sua explicação sobre pedal de volume era a explicaçãoo que eu queria ter, e não achava em lugar nenhum
    pena que "perde para ganhar o que já tem", ou seja 7 passos para trás,meia 6 para frente, acaba ficando quase no mesmo lugar, pois temos a perda de ganho que acaba refletindo no volume do cubo e da mesa de som.

    Tequila30
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Desculpa ressucitar o tópico, mas o fernando de almeida citou:
    PS. Existem hoje alguns pedais de volume High Gain que aumentam o volume além da amplitude original.
    Estou muito interessado em um pedal com este perfil alguem poderia me mencionar um?

    Tequila30
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Desculpa ressucitar o tópico, mas o fernando de almeida citou:

    Fernando de almeida
    PS. Existem hoje alguns pedais de volume High Gain que aumentam o volume além da amplitude original.

    Estou muito interessado em um pedal com este perfil alguem poderia me mencionar um?

    William1971
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: William1971
    · votar


    Enviado: 22/jan/08 14:00 · Editado por: Ultra.Fuzz

    Estes pedais "para teclado" são mais baratos, mas um pedal de volume vai ser mais versátil (e em geral mais caro).

    O próprio EV-5 da Roland custa a mesma coisa que o FV-50, mas não necessita de cabos para conexão.


    Eu comprei um FV-50 ontem, haviam me dito que ele era usado mais em teclados, mas o manual vem o desenho de uma guitarra=>pedal de volume=>amplificador.

    Mas enfim, ele tem duas entradas e duas saídas, existe algum problema em ligar em mono???

    Senti tbm que ele consegue funcionar melhor com ela limpa, ou seja, com efeitos limpos, como chorus e delay o efeito é muito mais perceptível que com algum pedal de distorção, isso é normal ou estou fazendo algo errado???

    Confesso ter ficado frustrado, pois a idéia era conseguir mais volume na hora dos solos, ele até da uma diferença, mas não é lá muito distante do volume mínimo.

    Agradeço alguma ajuda, seja lá qual for.

    Valeu.

    Will


    erdnaxela
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    pra ter mais volume na hora do solo um pedal de booster ou ate mesmo um overdrive é melhor opçao pra mim. Pedal de volume é legal pra fazer frases onde a guitarra vem no volume quase 0 e vem aumentando e diminuindo pra fazer um efeito tipo violino. Achar o ponto ideal do volume com pedal é dificil pois as vezes passa do ponto ou tem que ficar dando doses homeopaticas ate alcançar o desejado.

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mas enfim, ele tem duas entradas e duas saídas, existe algum problema em ligar em mono???
    Isso porque ele pode ser usado em sistemas stereo. Mas pode usar um canal só.

    Senti tbm que ele consegue funcionar melhor com ela limpa, ou seja, com efeitos limpos, como chorus e delay o efeito é muito mais perceptível que com algum pedal de distorção, isso é normal ou estou fazendo algo errado???
    Depende. Tá ligando no começo ou no final da cadeia? Se você só quer controlar volume, liga depois de tudo.

    Confesso ter ficado frustrado, pois a idéia era conseguir mais volume na hora dos solos, ele até da uma diferença, mas não é lá muito distante do volume mínimo.
    Mais volume na hora dos solos? Comprou o pedal errado. Devia ter comprado um booster.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pedal de volume boss FV-50H, dúvidas