Leonardo Mathias Veterano |
# jan/08
Bom, vamos ver se eu ajudo a desvendar um pouco o tal do multi-efeitos... Não o utilizei muito, mas o pouco que mexi consegui notar alguma coisa interessante.
O pedal possui vários efeitos e tem 4 botões de controle: Level, PAR 1 (muda o parâmetro do efeito - ex. Sobe/desce a oitava do Pitch Shifter), PAR 2 (muda a intensidade do efeito - ex. tempo do Delay), e o último muda os efeitos (Tremolo, Pitch Shifter, Phaser, Flanger, Chorus, Delay). Os botões de controle não variam até certo ponto, depois disso eles provocam uma variação muito grande no controle, o que dificulta um pouco o ajuste. Outro ponto que percebi é que esse pedal consome bateria muito rápido e, dependendo do efeito, percebe-se claramente o roubo de sinal.
Bom, dei uma rápida passada nos efeitos:
Pitch: Possui opções variadas, tanto pode-se subir oitavas qto descer tbm. É um efeito interessante, não o utilizo muito mas oferece uma versatilidade muito boa.
Tremolo: Comprei o pedal por causa desse efeito, e ainda apanho um pouco para ajustá-lo a meu gosto. Oferece diferentes tipos de ondas mas o efeito é muito digital, o que não soa bem se ele for usado como vibrato.
Delay: Boa opção para quem quer um Delay legal mas que não irá explorá-lo muito a fundo. Se o PAR 2 for totalmente aberto, o Delay fica infinito. Eu possuo um DD100, não utilizo o Delay desse pedal mas achei muito interessante.
Phaser: Pra mim é o que fica devendo. Ao escolher esse efeito nota-se o abaixamento do volume, que não é regulado no pedal. Além disso não achei que oferece versatilidade como o Flanger ou o Pitch, as ondas são muito curtas e, ao alongá-las, o efeito praticamente some.
Flanger: Mediano, dá pro gasto... O pedal tem bons parâmetros para o efeito.
Chorus: Achei bom, não uso muito pq uso o do meu amp, por isso não mexi muito nele, mas é um bom efeito.
Enfim: para minhas pretensões musicais (tenho uma banda cover do Pearl Jam), o pedal é uma excelente opção, e bem baratinho. Comprei no escuro e não me arrependi. Se ligá-lo numa fonte e ter cuidado na hora de ligar ou desligar, dura bastante. Pra quem quer uma coisa mais profissional, alguns efeitos ficam devendo, sugiro testar antes, mas na média o pedal é muito bom.
|