Precisa usar reverb num ambiente que já tem um reverb natural?

    Autor Mensagem
    Fermc
    Veterano
    # jan/07


    Eu tava pensando nisso agora... Se eu for tocar num lugar que tenha um bom reverb natural mesmo, será que precisa usar um reverb na pedaleira/pedal??

    Eu acho que não, porque eu acho que vai embolar tudo o som, mas nunca pude fazer esse teste!! Alguém já teve essa experiência? Se sim, então, pode usar o reverb? Num vai estragar tudo o som?

    Igor Fediczko
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara... O ideal é tentar regular o som pra que não haja reverb!!!

    Distribuição de caixas, nivel sinal, essas coisas... Pois se o lugar tem reverb, então vai embolar já o próprio som... Bumbo com reverb, baixo com reverb, teclado com reverb.... Vai, volta, essa loucura....

    Uma vez eu fiz um show em uma quadra, coberta... Tipo uma igreja

    Tem de dosar bem, tentar fazer de tudo para "secar"

    Fermc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Igor Fediczko

    Verdade...

    Mas o pior é que tem lugar que tem um reverb enorme, e é impossível tirar com regulagem de som e tal... Só colocando umas cortinas, e coisas do tipo.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Já fui em um show uma vez de uma banda brasileira (nem vou falar ql é pra não levar pedrada) em q o som tava tão mal regulado q mesmo há 10 metros do palco eu não entendia nada do q os caras tocavam.

    Fermc
    Mas qnto à sua pergunta... Eu acho q vale colocar um pouco sim. Para q vc tenha o timbre final da sua guitarra de acordo com oq vc gosta. E os técnicos q se virem pra controlar o som final de tudo no ambiente depois! haeuhuaehuahauehuaea
    PQ mesmo em um local com reverb natural, vc não ouve esse reverb de cima do palco. E isso pode fazer com q vc sinta o seu timbre meio fraco, vazio... Consequentemente, pode qrer aumentar o volume ou mexer em outras regulagens. E isso atrapalha muito mais.

    Petrus_L
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Angra?

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Petrus_L
    Nem... Angra aqui tem super-produção.

    TWT ICE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    FrESnu??

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    TWT ICE
    Q isso?
    Doce ou salgado?

    Fermc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface

    Valew pela dica!

    TWT ICE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Q isso?
    Doce ou salgado?

    Nom sei, nunca comi + mta gnte ja comeu, qtal perguntar a eles?

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fermc
    Qndo for passar o som, é sempre bom ter alguém ouvindo de longe, pra ver como tá ficando. E a sua comunicação com o técnico de som tb deve ser constante.
    Embora seja muito complicado. PQ a diferença é enorme qndo vc tá passando som com a casa vazia, com o reverb durante o show. Com a casa cheia (eu espero... tocar pra meia dúzia de gatos pingados é foda! hehehee)

    Petrus_L
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    TWT ICE
    Nom sei, nunca comi + mta gnte ja comeu, qtal perguntar a eles?

    iii rpz, se entregou
    brincadeira euaheuahe


    Fermc
    Qndo for passar o som, é sempre bom ter alguém ouvindo de longe, pra ver como tá ficando. E a sua comunicação com o técnico de som tb deve ser constante. (2)

    Fermc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface

    hehhehe...

    Blz... Realmente nada melhor do que alguém pra ficar avaliando o som enquanto o guitarrista faz o teste.

    fameless
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    bicho, depende pra quê você usa o reverb. se é só pra molhar um som um pouquinho, eu evitaria, porque reverb de amplificador/pedal/rack qualquer coisa + reverb ambiente muito raramente não fica horrível.

    mas eu mesmo gosto de usar reverbs meio extremos às vezes (tipo o modo cave do verbzilla), e daí acho meio indispensável, mesmo que acabe ficando uma bola ininteligível de som (:

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Isto depende se neste ambiente vai ter muita gente ou não, se houver o reverb natural do ambiente vai diminuir até 80%, assim como o volume da passagem de som, tende a diminuir 40%.

    Fermc
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fermc
    · votar


    fameless
    bicho, depende pra quê você usa o reverb. se é só pra molhar um som um pouquinho, eu evitaria, porque reverb de amplificador/pedal/rack qualquer coisa + reverb ambiente muito raramente não fica horrível.

    Era exatamente isso que eu tava pensando...

    jimmt vandrake
    Isto depende se neste ambiente vai ter muita gente ou não, se houver o reverb natural do ambiente vai diminuir até 80%, assim como o volume da passagem de som, tende a diminuir 40%.

    Realmente, se o lugar estiver bem cheio o reverb vai diminuir muito mesmo... E isso é péssimo!!! Porque quando você for ensaiar com a banda no local, ele vai estar vazio, e aí vai ter reverb de sobra!! Se você regular os efeitos com pouco reverb, ou até sem reverb, você corre o risco de ficar com um som muito seco depois que o lugar lotar!!

    Mas por outro lado, se você deixar o reverb do jeito que tá, na esperança de que quando encher o lugar, o reverb vai diminuir, e ele não diminuir, aí você está com um grande problema!!

    Dilema cruel!!

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fermc
    Mas isso já é problema para os técnicos de som cara. Eles estão lá justamente pra regular tudo de acordo com a ocasião e resolver esse problemas.
    Deixe o timre do jeito q vc acha ideal. No mais, vá trocando sugestões com os técnicos do local.
    Eles devem conhecer inclusive, com é e de qnto é a perda de reverb natural dependendo da quantidade de pessoas q estão lá dentro.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Isto tbm é relativo: Se vc estiver tocando num palco com PA as suas opções serão amplificadas para o PA.os técnicos apenas ajustarão a amplificação para o PA. Se estiver usando seu equipamento para alimentar o ambiente a única referência que vc vai ter é o que sai no palco, não vai ter como ajustar exceto se tiver um holdie para avaliar o som e passar as instruções. É mais ou menos subir no bonde andando.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Sim...
    Mas antes de o som do amp ir para os PAs, ele passa pela mesa de som. E lá, geralmente, os técnicos equalizem tudo e geralmente colocam um reverb. Isso deixa todo o som mais homogêneo.
    Mas se for o caso, ele pode abaixar ou até cortar o reverb colocado na faixa da guitarra.
    Mas enfim... só conversando com o cara e tocando no tal ambiente mesmo pra saber.
    OQ fazemos aqui são apenas supositórios! hauehuaheuhaahuea

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    É verdade, a gente se fode inteiro para passar o som, e na hora de tocar vira num chapéu véio. Tens uns técnicos que deveriam ser @#$#%@%.

    mammb2000
    Veterano
    # out/09 · Editado por: mammb2000
    · votar


    Galera, esse tópico é velho, mas achei melhor do que criar um novo.

    Estive no site GIlmourish e tem uma matéria muito boa sobre REVERB, acho que vale a pena dar uma lida. É bem legal.

    http://www.gilmourish.com/?p=199

    Espero que gostem.
    Sempre bom saber!

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisa usar reverb num ambiente que já tem um reverb natural?