Dúvida sobre voltagem!

    Autor Mensagem
    b1gh4nd
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: b1gh4nd


    deve ser uma dúvida mais besta!
    mas eu to batendo cabeça aqui!
    sexta eu fui tocar numa praça. e lá a voltagem era de 220. então eu colocquei as duas fontes que ligam meus pedais pra 220. a extensao eu tb coloquei em 220. mas ai o fusivel q tava la nao dava pra identificar se ele era 110 ou 220. por via das duvidas liguei as fontes direto numa extensão comum.

    poisé. agora quando eu voltar a ensair eu preciso colocar em 110 novamente? é possível deixar 220 e ligar em 110? ou 110 e ligar em 220? qual dois dois casos queima o fusível? ou não? E qual fusível eu devo usar na extensão? 220 ou de 110? 1 amper ou 2 amper?

    valeu... espero respostas!

    richie
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    A tensão deve ser a mesma. Se você tem uma fonte de 220v ela deve ser ligada a uma tomada de 220v, se não você corre o risco de queimar o aparelho.

    abraço!

    b1gh4nd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    richie
    ta.
    mas se na minha fonte tem uma chave la q possiblita eu mudar de 220 para 110. isso significa q ela fiunciona nos dois certo?

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    richie
    ta.
    mas se na minha fonte tem uma chave la q possiblita eu mudar de 220 para 110. isso significa q ela fiunciona nos dois certo?


    claro que sim

    a nao ser que esteja com defeito

    mas eu acho que se a chave estiver em 220V e a tensão for 110V não queima, apenas o funcionamento fica comprometido, pq eu lembro de uma radio meu que o som saia fraco por causa disso

    mas se a chave estiver em 110V e voce ligar em uma tensao de 220V e nao tiver fusivel pode queimar sim.. ;]

    b1gh4nd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    128556
    ahh pod crer. sakei.. valeu!

    mas agora quanto ao fusível?
    existe fusivel pra 110 e pra 220 né?

    qual deles eu devo utilizar?
    eu imagino que seja um de 220, pois assim ele vai suportar tanto uma tensao de 110 quanto a de 220... certo?

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    b1gh4nd
    eu imagino que seja um de 220, pois assim ele vai suportar tanto uma tensao de 110 quanto a de 220... certo?
    Errado! Cara, quando o assunto é energia elétrica o melhor é seguir exatamente o que o manual recomenda! Se a fonte é bivolt e possui chave seletora de voltagem, vc tem que selecionar a chave de acordo com o aparelho que vc usará, aparelho este que deve ser ligado em tomada compatível com o seu funcionamento. Não confunda fonte com transformador!!!
    A função do fusível é proteger seu equipamento eletrônico de uma sobrecarga de energia, ou seja, ele nasceu pra queimar...rs
    Imagine que seu aparelho funciona em 110v e sua fonte possui um fusível compatível. Hipoteticamente a tomada que vc estava usando deixou passar uma tensão de 150v. O que aconteceu? O fusível foi sobrecarregado e queimou, preservando seu aparelho.
    Agora imagine o fusível pra 220v no mesmo caso. Ele vai deixar passar 150v sem queimar e descarregará tudo em seu aparelho, e como ele funciona em 110, ficará torradinho mas o fusível inteiro...rs
    Excesso de energia queima o aparelho, a sua falta provoca mal-funcionamento ou queima por trabalhar com pouco "combustível"
    Valeu!!!

    128556
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: 128556
    · votar


    esse negocio de fusivel lembro meu avo que acabo com a luz do bairro no dia de jogo da seleção, soldando o portao com uma moeda de fusivel ;]

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    teoricamente Voltagem é inversamente proporcional a corrente, então supondo que em 110v estivesse um fusivel de 2 A , em 220v usaria de 1 A.

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    A função do fusível é proteger seu equipamento eletrônico de uma sobrecarga de energia

    de corrente, não energia

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    ZakkWyldeEMG

    de corrente
    NA corrente, ou seja, DE energia, NA corrente...
    Valeu!!!

    b1gh4nd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Penta_Bluesae valeu. tudo isso q vc disse eu sei.
    mas vc nao entendeu o q eu perguntei... eu perguntei qual fusível devo usar?
    tipo existe um fusivel especifico pra cada voltagem?
    tipo se for usar voltagem 110 uso fusivel de 2 A. se for usar voltagem de 220 1 A. é isso?
    abç..

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Bom dia!!!

    b1gh4nd
    Existe diferença sim meu camarada. Hoje à noite eu dou uma busca em alguns manuais que eu tenho pra ver se localizo os valores de fusíveis indicados para as várias tensões.
    Valeu!!!

    b1gh4nd
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Penta_Blues
    pod crer values Penta! ehhe

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Boa noite!!!

    b1gh4nd
    Cara, no manual dos amplis Warm Music (valvulados), existe uma tabela para o uso de fusíveis que leva em consideração a corrente e a potência do ampli. Diz assim:
    Para amplis de 30w, 50w e 60w - 2A para 110v e 1A para 220v.
    Para amplis de 80w e 120w - 3A para 110v e 1,5A para 220v.
    Com os transistorizados a coisa fica assim:
    Para amplis de 30w - 3A para 110v e 1,5A para 220v.
    Para amplis de 60w e 120w - 5A para 110v e 3A para 220v.
    Para amplis de 200w e 240w - 8A para 110v e 5A para 220v.
    Para amplis de 300w - 15A para 110v e 8A para 220v.
    Valeu!!!

    teclaviolão
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    se voce ligar na configuração 220 e ligar em tomada 110 voce vai sobrecarregar sua fonte e depois de algum tempo ela vai queimar, e se a configuração for de 110 e ligar em 220 já era a fonte. amperagem nunca é demais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre voltagem!