MANUAL ZOOM 606, porcamente traduzido

    Autor Mensagem
    Overdoser
    Veterano
    # ago/03 · Editado por: Overdoser


    traduzi o manual da minha querida zoom

    postem as correçoes se (?) acharem algum erro...


    <pre>
    FUNCIONAMENTO E EFEITOS – ZOOM 606

    VOLUME GERAL: mantenha pressionadas as teclas VALUE + e -
    por mais de um segundo.A margem de ajuste é de 1 a 50.

    AFINADOR: pressione os pedais 5 e 6 juntos para ativar no
    visor o modo de afinação. Para voltar pressione 5 ou 6.

    GRAVANDO E COPIANDO PATCHES: escolha o patch desejado e
    pressione STORE; use os pedais 5 e 6 para selecionar o
    destino do patch; pressione STORE para gravar no destino es-colhido.

    USANDO O MODO “BUSCA DE PATCH”: no modo normal a zoom 606
    muda imediatamente o som assim que se seleciona outro
    patch. Isto pode não ser interessante para quem quer um
    patch distante na memória, pois se ouve todos os patches
    intermediários. No modo “busca de patch”, você percorre
    pelos patches sem que o som mude, apenas após a confirmação
    é que o som mudará. Para usar o modo “busca de patch” ligue
    a zoom 606 com o pedal 5 pressiona-do; para escolher um
    patch busque-o através dos pedais 5 ou 6 (note que o som
    não muda); para confirmar (e mudar o som) pressione os
    pedais 5 e 6 simultaneamente.

    RESTAURANDO AS CONFIGURAÇÕES DE FÁBRICA: ligue a zoom 606
    com a tecla STORE pressionada; pressione STORE uma vez para
    restaurar todos os patches; ou escolha os patches desejados
    com os pedais 5 ou 6 e pressione STORE para restaurar.

    AJUSTANDO O PEDAL DE EXPRESSÃO: 1) ligue a zoom 606 com a
    tecla PEDAL ASSIGN pressionada (o visor muda para DN); 2)
    levante totalmente o pedal de expressão e pressione STORE
    (o visor mudará para UP); 3) pressione o pedal de expressão
    totalmente para baixo; 4) pressione o pedal de expressão
    levemente para cima (este ponto será o ponto de ativa-
    ção/desativação do efeito escolhido) e pressione STORE.
    Para voltar ao normal, repita os procedimentos até o passo
    3 e então pressione STORE.


    EFEITOS

    PATCH LEVEL (1 - 30)
    Ajusta o volume geral do patch. 25 corresponde a um ganho
    unitário (o nível de entrada é igual ao nível de saída).

    COMP/LIMIT

    COMPRESSOR (C1 - C9):
    Este tipo de efeito atenua os componentes com sinal alto e
    reforça os componentes com sinal baixo para, desta forma,
    manter o nível global do sinal dentro de uma certa margem.
    Este efei-to prolonga a sustentação (sustain) e reproduz o
    som de maneira mais uniforme.

    LIMITADOR (L1 - L9):
    Este tipo de efeito atenua os níveis de pico (agudos) e
    evita a sobrecarga do próximo efeito.

    WAH

    PEDAL WAH (P1 - P9):
    Este tipo de efeito permite a utilização do pedal de
    expressão para utilização do wah-wah.

    Nota: simplesmente selecionando o PEDAL WAH como tipo de
    efeito não é suficiente para obter o efeito wah-wah ao
    mover o pedal de expressão. Para ativar esta função, você
    deve escolher o módulo WAH com a tecla PEDAL ASSIGN.

    Sugestão: os valores 1 – 9 ajustam uma freqüência que se
    deve enfatizar quando não se traba-lha com o pedal. O
    resultado é um efeito similar ao do pedal de wah médio
    aberto.

    AUTO WAH (A1 - A9):
    Este tipo de efeito aplica o total de wah que é dependente
    da intensidade de interpretação. Os valores de ajuste mais
    altos provocam uma sensibilidade de entrada mais alta para
    o efeito de auto wah, de maneira que o wah funcione também
    com os níveis de sinal de entrada baixos.

    Obs: pode-se ajustar a sensibilidade do auto wah com o
    pedal de expressão.


    DRIVE / DISTORÇÃO

    FDR Clean: simula o som limpo de um amplificador valvulado
    do tipo incorporado.

    US BLUES: um som sujo e sólido para tocar Blues.

    MS Drive: distorção que emula um amplificador valvulado
    empilhado (stack) estilo britânico.

    BG Drive: distorção que emula um amplificador valvulado
    empilhado (stack) com médios bem definido e controlado.

    PVY Drive: distorção de um amplificador valvulado de alto
    ganho, excelente para Heavy Metal.

    Overdrive: som de overdrive ampliado com as características
    de um amplificador valvulado.

    Distortion: distorção semelhante a de um amplificador de
    três tempos no estilo Hard Rock.

    Lead: distorção uniforme e brilhante.

    Fuzz: som fuzz ao estilo dos anos 60, com graves pesados.

    Metal 7th: som do tipo Heavy Metal com graves e agudos
    acentuados. Também apropriado para guitarras de sete cordas.

    Acoustic: muda o som de uma guitarra elétrica para uma
    acústica.

    Obs: o pedal de expressão ajusta o ganho (gain) de todos os
    tipos de distorção.


    EQ

    MÓDULO EQUALIZADOR (parâmetros básicos)

    4-BAND EQ (1 - 50)
    Permite reforçar ou cortar as freqüências
    baixas/médias/altas/de presença.

    1 - 10: os menores valores resultam em freqüências altas
    (agudos) atenuadas e freqüências baixas (graves) acentuadas.

    11 - 20: os menores valores resultam em menor acentuação
    das freqüências (todas).

    21 - 24: os menores valores resultam em maior acentuação
    dos médios.

    25: características de resposta plana (flat)

    26 - 30: os maiores valores resultam em maior acentuação
    dos agudos.

    31 - 40: os maiores valores resultam em maior acentuação
    das freqüências (todas).

    41 - 50: os maiores valores resultam em maior acentuação
    das freqüências de presença e das freqüências baixas
    (graves).


    CONTOUR

    MÓDULO EQUALIZADOR (parâmetros extendidos)
    Esses parâmetros ajustam a operação do tipo de efeito
    selecionado no Módulo EQ (parâmetros básicos)

    CONTOUR / CONTORNO (-10 - 0 - 10)
    Utilizando o valor 0 (zero) como referência (ajuste de
    resposta plana – flat), os valores negati-vos aumentam o
    reforço das freqüências baixas (graves), os valores
    positivos reforçam as fre-qüências altas (agudos). Quando o
    MÓDULO EQ estiver ativado, este parâmetro estará sempre
    ativo. Verifique os ajustes do 4-BAND EQ para não produzir
    resultados indesejados.


    ZNR/AMP

    ZNR (1 - 9): O ZNR (Zoom Noise Reduction) serve para
    reduzir as interferências (ruídos) du-rantes as pausas ou
    passagens silenciosas. Um ajuste no valor mais alto pode
    provocar um cor-te no som de maneira antinatural.

    COMBO (C1): simula um amplificador do tipo integrado
    (combo).

    ZNR + COMBO (C2 - C9): reduz as interferências e simula o
    combo simultaneamente.

    BRIGHT COMBO (B1): simula um amplificador do tipo integrado
    (combo) com som brilhante.

    ZNR + BRIGHT COMBO (B2 - B9): reduz as interferências e
    simula o bright combo simulta-neamente.

    STACK (S1): simula um amplificador do tipo empilhado
    (stack).

    ZNR + STACK (S2 - S9): reduz as interferências e simula um
    amplificador do tipo empilhado (stack).


    MOD / PITCH

    CHORUS (C1 - C9): este efeito mescla um componente
    desafinado com o sinal original, pro-vocando um som
    expansivo e encorpado. Valores maiores provocam chorus mais
    pronunciado.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a profundidade do efeito.

    FLANGER (F1 - F6): este tipo de efeito produz um som único
    e ondulado variando entre uma afinação mais grave ou mais
    aguda. Valores maiores provocam uma ondulação mais rápida.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção da modulação
    do som do efeito.

    PHASE SHIFT (H1 - H6): este efeito mescla um componente de
    fase despausada com o som original, provocando uma
    característica vibrante. Valores maiores provocam uma
    modulação mais rápida.

    DOUBLING (D1 - D6): este efeito adiciona um delay muito
    curto ao som original, que dá ao som uma característica
    mais forte (encorpada), como se vários instrumentos
    tocassem o mes-mo som. Valores maiores provocam um efeito
    dobrado mais pronunciado.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a profundidade do efeito.

    TREMOLO (T1-T6): este efeito varia periodicamente o volume.
    Valores maiores provocam um tremolo mais rápido.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a velocidade do tremolo.

    STEP (S1 - S6): este efeito introduz um filtro que muda
    aleatoriamente, provocando um som de arpejo automático.
    Valores maiores provocam uma mudança de som mais rápida.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a velocidade do efeito.

    CRY 1 (C1 - C3): este efeito muda o som de uma maneira
    similar a um simulador de conver-sação. Valores maiores
    provocam uma mudança de som mais pronunciada.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a sensibilidade de entrada
    do efeito.

    CRY 2 (C4 - C6): é um efeito de choro com um caráter de som
    diferente. Valores maiores pro-vocam uma mudança de som
    mais pronunciada.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a sensibilidade de entrada
    do efeito.

    CRY 2 + CHORUS (C7 - C9): combina o cry 2 com o chorus.

    RING MODULATOR (R1 - R6): este efeito adiciona modulação de
    amplitude ao sinal, provo-cando um som metálico. Valores
    maiores provocam uma freqüência de modulação mais alta.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a freqüência de modulação.

    SLOW ATTACK (A1 - A6): este efeito reduz a freqüência de
    ataque do som, provocando um som com estilo de
    interpretação do volume. Valores maiores provocam uma
    freqüência de ata-que mais lenta.
    Obs: o pedal de expressão ajusta o tempo de elevação do som.

    SLOW ATTACK + PITCH SHIFT (A7 - A9): combina o ataque lento
    (slow attack) com o de-safinador (pitch shift). Valores
    maiores provocam uma freqüência de ataque mais lenta. (o de-
    safinador se fixa ao ajuste de 1 oitava abaixo, ou seja,
    mais grave.)

    PITCH SHIFT (mudança de afinação): este efeito varia a
    tonalidade do som original. Você pode usar um dos 9 padrões
    de desafinação seguintes:

    P1: um componente desafinado 1 oitava abaixo mesclado com o
    som original.
    P2: um componente desafinado 1 quinta perfeita abaixo
    mesclado com o som original.
    P3: um efeito de chorus é adicionado ao ajuste de P2.
    P4: um componente desafinado 1 quarta perfeita acima
    mesclado com o som original.
    P5: um efeito de chorus é adicionado ao ajuste de P4.
    P6: um componente desafinado 1 oitava acima mesclado com o
    som original.
    P7: um componente com som ligeiramente desafinado se mescla
    com o som original, resultan-do em um chorus com uma leve
    modulação.
    P8: um componente desafinado 1 quarta perfeita acima e
    outra abaixo se mescla com o som original.
    P9: um componente desafinado 1 oitava acima e outra abaixo
    se mescla com o som original.
    Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção de mixagem
    entre o sinal de entrada (desafina-do) com o som original.

    PEDAL PITCH (L1 - L9): este efeito utiliza o pedal de
    expressão para conseguir uma afinação do sinal de entrada
    mais grave ou mais aguda.
    Nota: simplesmente selecionando o PEDAL PITCH como tipo de
    efeito não é suficiente para ob-ter a mudança de afinação
    ao mover o pedal de expressão. Para ativar esta função,
    você deve escolher o módulo MOD/PITCH com a tecla PEDAL
    ASSIGN.

    Intervalos de Mudança do PEDAL PITCH:
    Valor Pedal levantado Pedal abaixado
    L1 +/- 0 semitons -1 semitom
    L2 +/- 0 semitons +1 oitava
    L3 +/- 0 semitons +2 oitavas
    L4 +/- 0 semitons -1 oitava
    L5 +/- 0 semitons -2 oitavas
    L6 +1 oitava + som original -1 oitava + som original
    L7 -7 semitons + som original +5 semitons + som original
    L8 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava
    L9 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava + som original


    DLY / REV

    DELAY / REVERB MÓDULO (parâmetros básicos):
    Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção entre o som
    original e o som do efeito (comum a todos os efeitos do
    módulo DLY/REV).

    DELAY (D1 - D9): este é um efeito de delay digital
    convencional. Utilizando uma saída em estéreo, poderá
    conseguir um delay de ping-pong, em que o som com delay
    alternará entre os canais esquerdo e direito. Valores
    maiores aumentam o feedback (número de repetições) e a
    proporção de mixagem entre o som original e o som com
    efeito.

    ECHO (E1 - E9): este é um efeito de delay com um som
    similar de um eco. Utilizando uma saída em estéreo, poderá
    conseguir um delay de ping-pong, em que o som com delay
    alternará entre os canais esquerdo e direito. Valores
    maiores aumentam o feedback (número de repeti-ções) e a
    proporção de mixagem entre o som original e o som com
    efeito.

    HALL (H1 - H9): este é um efeito de reverberação que produz
    um som similar à reverberação de uma sala de concertos.
    Valores maiores provocam uma reverberação mais intensa.

    ROOM (R1 - R9): este é um efeito de reverberação que produz
    um som similar à reverbera-ção de um quarto. Valores
    maiores provocam uma reverberação mais intensa.


    TIME

    DELAY / REVERB MÓDULO (parâmetros extendidos):

    DELAY TIME (01 - 37): (quando se seleciona DELAY ou ECHO
    como tipo de efeito) ajusta tempo de delay. O tempo de
    delay atual é o valor de ajuste x 10 (ms). (exemplo: um
    ajuste de “15” resultará num tempo de delay de 150ms.)

    REVERB TIME (01 - 10): (quando se seleciona HALL ou ROOM
    como tipo de efeito) ajusta o tempo de reverberação.
    Valores maiores provocam um maior tempo de reverberação.
    </pre>

    Overdoser
    Veterano
    # ago/03
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    correções:

    onde esta:
    "pedal 5" leia-se: pedal (foot switch) da esquerda; e
    "pedal 6" leia-se: pedal (foot switch) da direita; e




    Intervalos de Mudança do PEDAL PITCH:
    Valor Pedal levantado Pedal abaixado
    L1 +/- 0 semitons -1 semitom
    L2 +/- 0 semitons +1 oitava
    L3 +/- 0 semitons +2 oitavas
    L4 +/- 0 semitons -1 oitava
    L5 +/- 0 semitons -2 oitavas
    L6 +1 oitava + som original -1 oitava + som original
    L7 -7 semitons + som original +5 semitons + som original
    L8 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava
    L9 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava + som original





    Dieselboy
    Veterano
    # ago/03
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    Valew eu tava pensando em faze a mesma joça de traduzir mas ja q vc traduziu primeiro
    valew!!!!!!!!!!

    MKazan
    Veterano
    # nov/03
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    cara, pra que vcs fizeram isso?
    a 606 ja vem com o manual em português.

    comebreakmedown
    Veterano
    # nov/03
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    vale a pena abdicar de um ibanez ds7 pra comprar alguma zoom? 505 ou 606?

    :P

    Overdoser
    Veterano
    # nov/03
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    MKazan
    o meu nao...

    GuitarMan
    Veterano
    # nov/03
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    essa 606 e boa?

    baptista
    Veterano
    # fev/07
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    onde e o pedal status?????? como o configuro convorme os patch representado aqui no site????

    slashado
    Veterano
    # jun/09
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    3 anos e ninguém respondeu onde colocar esses valores no Pedal Status!

    Pow sacanagem neh!

    puppy
    Veterano
    # out/10
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    procuro o manual da Roland Gp8 em português.
    por favor se alguém tiver ele ou souber
    em q site eu consigo baixar o msm por favor
    entrem em contato pelo e-mail rcp1936@hotmail.com
    ou c alguém d bom coração tiver o manual.
    por favor envie uma cópia p este e-mail

    agradeço desde já

    Obrigado

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