Overdoser Veterano |
# ago/03 · Editado por: Overdoser
traduzi o manual da minha querida zoom
postem as correçoes se (?) acharem algum erro...
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FUNCIONAMENTO E EFEITOS – ZOOM 606
VOLUME GERAL: mantenha pressionadas as teclas VALUE + e -
por mais de um segundo.A margem de ajuste é de 1 a 50.
AFINADOR: pressione os pedais 5 e 6 juntos para ativar no
visor o modo de afinação. Para voltar pressione 5 ou 6.
GRAVANDO E COPIANDO PATCHES: escolha o patch desejado e
pressione STORE; use os pedais 5 e 6 para selecionar o
destino do patch; pressione STORE para gravar no destino es-colhido.
USANDO O MODO “BUSCA DE PATCH”: no modo normal a zoom 606
muda imediatamente o som assim que se seleciona outro
patch. Isto pode não ser interessante para quem quer um
patch distante na memória, pois se ouve todos os patches
intermediários. No modo “busca de patch”, você percorre
pelos patches sem que o som mude, apenas após a confirmação
é que o som mudará. Para usar o modo “busca de patch” ligue
a zoom 606 com o pedal 5 pressiona-do; para escolher um
patch busque-o através dos pedais 5 ou 6 (note que o som
não muda); para confirmar (e mudar o som) pressione os
pedais 5 e 6 simultaneamente.
RESTAURANDO AS CONFIGURAÇÕES DE FÁBRICA: ligue a zoom 606
com a tecla STORE pressionada; pressione STORE uma vez para
restaurar todos os patches; ou escolha os patches desejados
com os pedais 5 ou 6 e pressione STORE para restaurar.
AJUSTANDO O PEDAL DE EXPRESSÃO: 1) ligue a zoom 606 com a
tecla PEDAL ASSIGN pressionada (o visor muda para DN); 2)
levante totalmente o pedal de expressão e pressione STORE
(o visor mudará para UP); 3) pressione o pedal de expressão
totalmente para baixo; 4) pressione o pedal de expressão
levemente para cima (este ponto será o ponto de ativa-
ção/desativação do efeito escolhido) e pressione STORE.
Para voltar ao normal, repita os procedimentos até o passo
3 e então pressione STORE.
EFEITOS
PATCH LEVEL (1 - 30)
Ajusta o volume geral do patch. 25 corresponde a um ganho
unitário (o nível de entrada é igual ao nível de saída).
COMP/LIMIT
COMPRESSOR (C1 - C9):
Este tipo de efeito atenua os componentes com sinal alto e
reforça os componentes com sinal baixo para, desta forma,
manter o nível global do sinal dentro de uma certa margem.
Este efei-to prolonga a sustentação (sustain) e reproduz o
som de maneira mais uniforme.
LIMITADOR (L1 - L9):
Este tipo de efeito atenua os níveis de pico (agudos) e
evita a sobrecarga do próximo efeito.
WAH
PEDAL WAH (P1 - P9):
Este tipo de efeito permite a utilização do pedal de
expressão para utilização do wah-wah.
Nota: simplesmente selecionando o PEDAL WAH como tipo de
efeito não é suficiente para obter o efeito wah-wah ao
mover o pedal de expressão. Para ativar esta função, você
deve escolher o módulo WAH com a tecla PEDAL ASSIGN.
Sugestão: os valores 1 – 9 ajustam uma freqüência que se
deve enfatizar quando não se traba-lha com o pedal. O
resultado é um efeito similar ao do pedal de wah médio
aberto.
AUTO WAH (A1 - A9):
Este tipo de efeito aplica o total de wah que é dependente
da intensidade de interpretação. Os valores de ajuste mais
altos provocam uma sensibilidade de entrada mais alta para
o efeito de auto wah, de maneira que o wah funcione também
com os níveis de sinal de entrada baixos.
Obs: pode-se ajustar a sensibilidade do auto wah com o
pedal de expressão.
DRIVE / DISTORÇÃO
FDR Clean: simula o som limpo de um amplificador valvulado
do tipo incorporado.
US BLUES: um som sujo e sólido para tocar Blues.
MS Drive: distorção que emula um amplificador valvulado
empilhado (stack) estilo britânico.
BG Drive: distorção que emula um amplificador valvulado
empilhado (stack) com médios bem definido e controlado.
PVY Drive: distorção de um amplificador valvulado de alto
ganho, excelente para Heavy Metal.
Overdrive: som de overdrive ampliado com as características
de um amplificador valvulado.
Distortion: distorção semelhante a de um amplificador de
três tempos no estilo Hard Rock.
Lead: distorção uniforme e brilhante.
Fuzz: som fuzz ao estilo dos anos 60, com graves pesados.
Metal 7th: som do tipo Heavy Metal com graves e agudos
acentuados. Também apropriado para guitarras de sete cordas.
Acoustic: muda o som de uma guitarra elétrica para uma
acústica.
Obs: o pedal de expressão ajusta o ganho (gain) de todos os
tipos de distorção.
EQ
MÓDULO EQUALIZADOR (parâmetros básicos)
4-BAND EQ (1 - 50)
Permite reforçar ou cortar as freqüências
baixas/médias/altas/de presença.
1 - 10: os menores valores resultam em freqüências altas
(agudos) atenuadas e freqüências baixas (graves) acentuadas.
11 - 20: os menores valores resultam em menor acentuação
das freqüências (todas).
21 - 24: os menores valores resultam em maior acentuação
dos médios.
25: características de resposta plana (flat)
26 - 30: os maiores valores resultam em maior acentuação
dos agudos.
31 - 40: os maiores valores resultam em maior acentuação
das freqüências (todas).
41 - 50: os maiores valores resultam em maior acentuação
das freqüências de presença e das freqüências baixas
(graves).
CONTOUR
MÓDULO EQUALIZADOR (parâmetros extendidos)
Esses parâmetros ajustam a operação do tipo de efeito
selecionado no Módulo EQ (parâmetros básicos)
CONTOUR / CONTORNO (-10 - 0 - 10)
Utilizando o valor 0 (zero) como referência (ajuste de
resposta plana – flat), os valores negati-vos aumentam o
reforço das freqüências baixas (graves), os valores
positivos reforçam as fre-qüências altas (agudos). Quando o
MÓDULO EQ estiver ativado, este parâmetro estará sempre
ativo. Verifique os ajustes do 4-BAND EQ para não produzir
resultados indesejados.
ZNR/AMP
ZNR (1 - 9): O ZNR (Zoom Noise Reduction) serve para
reduzir as interferências (ruídos) du-rantes as pausas ou
passagens silenciosas. Um ajuste no valor mais alto pode
provocar um cor-te no som de maneira antinatural.
COMBO (C1): simula um amplificador do tipo integrado
(combo).
ZNR + COMBO (C2 - C9): reduz as interferências e simula o
combo simultaneamente.
BRIGHT COMBO (B1): simula um amplificador do tipo integrado
(combo) com som brilhante.
ZNR + BRIGHT COMBO (B2 - B9): reduz as interferências e
simula o bright combo simulta-neamente.
STACK (S1): simula um amplificador do tipo empilhado
(stack).
ZNR + STACK (S2 - S9): reduz as interferências e simula um
amplificador do tipo empilhado (stack).
MOD / PITCH
CHORUS (C1 - C9): este efeito mescla um componente
desafinado com o sinal original, pro-vocando um som
expansivo e encorpado. Valores maiores provocam chorus mais
pronunciado.
Obs: o pedal de expressão ajusta a profundidade do efeito.
FLANGER (F1 - F6): este tipo de efeito produz um som único
e ondulado variando entre uma afinação mais grave ou mais
aguda. Valores maiores provocam uma ondulação mais rápida.
Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção da modulação
do som do efeito.
PHASE SHIFT (H1 - H6): este efeito mescla um componente de
fase despausada com o som original, provocando uma
característica vibrante. Valores maiores provocam uma
modulação mais rápida.
DOUBLING (D1 - D6): este efeito adiciona um delay muito
curto ao som original, que dá ao som uma característica
mais forte (encorpada), como se vários instrumentos
tocassem o mes-mo som. Valores maiores provocam um efeito
dobrado mais pronunciado.
Obs: o pedal de expressão ajusta a profundidade do efeito.
TREMOLO (T1-T6): este efeito varia periodicamente o volume.
Valores maiores provocam um tremolo mais rápido.
Obs: o pedal de expressão ajusta a velocidade do tremolo.
STEP (S1 - S6): este efeito introduz um filtro que muda
aleatoriamente, provocando um som de arpejo automático.
Valores maiores provocam uma mudança de som mais rápida.
Obs: o pedal de expressão ajusta a velocidade do efeito.
CRY 1 (C1 - C3): este efeito muda o som de uma maneira
similar a um simulador de conver-sação. Valores maiores
provocam uma mudança de som mais pronunciada.
Obs: o pedal de expressão ajusta a sensibilidade de entrada
do efeito.
CRY 2 (C4 - C6): é um efeito de choro com um caráter de som
diferente. Valores maiores pro-vocam uma mudança de som
mais pronunciada.
Obs: o pedal de expressão ajusta a sensibilidade de entrada
do efeito.
CRY 2 + CHORUS (C7 - C9): combina o cry 2 com o chorus.
RING MODULATOR (R1 - R6): este efeito adiciona modulação de
amplitude ao sinal, provo-cando um som metálico. Valores
maiores provocam uma freqüência de modulação mais alta.
Obs: o pedal de expressão ajusta a freqüência de modulação.
SLOW ATTACK (A1 - A6): este efeito reduz a freqüência de
ataque do som, provocando um som com estilo de
interpretação do volume. Valores maiores provocam uma
freqüência de ata-que mais lenta.
Obs: o pedal de expressão ajusta o tempo de elevação do som.
SLOW ATTACK + PITCH SHIFT (A7 - A9): combina o ataque lento
(slow attack) com o de-safinador (pitch shift). Valores
maiores provocam uma freqüência de ataque mais lenta. (o de-
safinador se fixa ao ajuste de 1 oitava abaixo, ou seja,
mais grave.)
PITCH SHIFT (mudança de afinação): este efeito varia a
tonalidade do som original. Você pode usar um dos 9 padrões
de desafinação seguintes:
P1: um componente desafinado 1 oitava abaixo mesclado com o
som original.
P2: um componente desafinado 1 quinta perfeita abaixo
mesclado com o som original.
P3: um efeito de chorus é adicionado ao ajuste de P2.
P4: um componente desafinado 1 quarta perfeita acima
mesclado com o som original.
P5: um efeito de chorus é adicionado ao ajuste de P4.
P6: um componente desafinado 1 oitava acima mesclado com o
som original.
P7: um componente com som ligeiramente desafinado se mescla
com o som original, resultan-do em um chorus com uma leve
modulação.
P8: um componente desafinado 1 quarta perfeita acima e
outra abaixo se mescla com o som original.
P9: um componente desafinado 1 oitava acima e outra abaixo
se mescla com o som original.
Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção de mixagem
entre o sinal de entrada (desafina-do) com o som original.
PEDAL PITCH (L1 - L9): este efeito utiliza o pedal de
expressão para conseguir uma afinação do sinal de entrada
mais grave ou mais aguda.
Nota: simplesmente selecionando o PEDAL PITCH como tipo de
efeito não é suficiente para ob-ter a mudança de afinação
ao mover o pedal de expressão. Para ativar esta função,
você deve escolher o módulo MOD/PITCH com a tecla PEDAL
ASSIGN.
Intervalos de Mudança do PEDAL PITCH:
Valor Pedal levantado Pedal abaixado
L1 +/- 0 semitons -1 semitom
L2 +/- 0 semitons +1 oitava
L3 +/- 0 semitons +2 oitavas
L4 +/- 0 semitons -1 oitava
L5 +/- 0 semitons -2 oitavas
L6 +1 oitava + som original -1 oitava + som original
L7 -7 semitons + som original +5 semitons + som original
L8 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava
L9 -∞ (0 Hz) + som original +1 oitava + som original
DLY / REV
DELAY / REVERB MÓDULO (parâmetros básicos):
Obs: o pedal de expressão ajusta a proporção entre o som
original e o som do efeito (comum a todos os efeitos do
módulo DLY/REV).
DELAY (D1 - D9): este é um efeito de delay digital
convencional. Utilizando uma saída em estéreo, poderá
conseguir um delay de ping-pong, em que o som com delay
alternará entre os canais esquerdo e direito. Valores
maiores aumentam o feedback (número de repetições) e a
proporção de mixagem entre o som original e o som com
efeito.
ECHO (E1 - E9): este é um efeito de delay com um som
similar de um eco. Utilizando uma saída em estéreo, poderá
conseguir um delay de ping-pong, em que o som com delay
alternará entre os canais esquerdo e direito. Valores
maiores aumentam o feedback (número de repeti-ções) e a
proporção de mixagem entre o som original e o som com
efeito.
HALL (H1 - H9): este é um efeito de reverberação que produz
um som similar à reverberação de uma sala de concertos.
Valores maiores provocam uma reverberação mais intensa.
ROOM (R1 - R9): este é um efeito de reverberação que produz
um som similar à reverbera-ção de um quarto. Valores
maiores provocam uma reverberação mais intensa.
TIME
DELAY / REVERB MÓDULO (parâmetros extendidos):
DELAY TIME (01 - 37): (quando se seleciona DELAY ou ECHO
como tipo de efeito) ajusta tempo de delay. O tempo de
delay atual é o valor de ajuste x 10 (ms). (exemplo: um
ajuste de “15” resultará num tempo de delay de 150ms.)
REVERB TIME (01 - 10): (quando se seleciona HALL ou ROOM
como tipo de efeito) ajusta o tempo de reverberação.
Valores maiores provocam um maior tempo de reverberação.
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