Dr Drive usado como Pré: Valvulado X SS

    Autor Mensagem
    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06


    Boa tarde!!!

    Resolvi abrir este tópico ajudado por um pedido do meu camarada superdrive.
    A idéia era verificar como o Dr Drive se comporta como Pré de amplificadores com Power valvulado e SS. O resultado está aí e o convite para a troca de idéias está feito!
    Antes de mais nada, foi muito legal experimentar equipamentos com parâmetros estabelecidos, o que realmente dá uma visão diferente de simplesmente plugar e tocar pra ver como é que é.
    Bom, dito isso, vamos começar com o que usei para o teste:
    Ampli Warm Music 208V - 02 falantes de 08, 30W e 02 válvulas 6L6 no power;
    Ampli Warm Music 208GT - 02 falantes de 08, 60W, SS;
    Dr Drive usado como Pré em ambos os amplis - 02 válvulas 12AX7;
    Guitarras: Tagima 635, Finch Les Paul, Giannini Trilogy com captação EMG, uma Les Paul que não tenho certeza da marca (dizem que com captação Dimarzio) e Squier California modelo Tele.
    Acho importante salientar que a idéia aqui não foi avaliar a qualidade dos Warm mas o desempenho do Dr Drive como Pré, daí eu escolher dois amplis que têm componentes em comum, diferindo claro, nos seus Power.
    Como foi dito, não usei o Pré dos amplis. O Dr Drive foi ligado no return do loop e todas as guitarras foram ligadas direto no Dr Drive.
    No repertório procurei tocar músicas que gosto e que me permitissem variar o drive e os canais do Dr Drive, sem no entanto me preocupar em tentar reproduzir o timbre original, uma vez que não usei qualquer outro efeito. São elas:
    Tears in Heaven - Eric Clapton
    Wanted Dead or Alive - Bon Jovi
    You Give Love a Bad Name - Bon Jovi
    Breakin all the Rules - Peter Frampton
    Hotel California - Eagles
    My Blues - Autoria própria... (rs)
    Love Spreads - Stone Roses
    Brothers in Arms - Dire Straits
    Sultains of Swing - Dire Straits
    Sabbath Bloody Sabbath - Black Sabbath
    Paranoid - Black Sabbath
    Smooke on the Water - Deep Purple
    Perfect Stranger - Deep Purple
    Fear of the Dark - Iron Maiden
    The Number of the Beast - Iron Maiden
    Hallowed Be Thy Name - Iron Maiden
    Wasted Years - Iron Maiden
    Wasting Love - Iron Maiden
    Big City Nights - Scorpions
    Coast to Coast - Scorpions
    Love Ain't no Stranger - Whitesnake
    Acho que toquei todo que sabia...rsrsrs
    Falando sério. Vamos às minhas impressões, que ressalto são muito particulares e como opinião cada um tem a sua, o que escreverei a seguir não significa "verdade absoluta" e está muito longe de ser definitivo.
    Como eu não usei o Pré dos amplis, toda a regulagem ficava por conta do Dr Drive. Os ajustes permaneciam sempre os mesmos quando eu alternava os amplis e a mesma música era tocada primeiro no GT, depois no V. Perdi as contas de quantas vezes eu trocava o cabo de ampli...rs. Após ouvir a mesma música nos dois amplis, eu anotava minhas impressões. Se algum ajuste era modificado, esta modificação valia para testar os dois amplis antes de uma troca qualquer (música, timbragem, cap, guitarra).
    Toquei "Tears In Heaven" sem palheta, com a Tagima e captador do braço com o canal Clean do Dr Drive. O 208V foi muito mais cristalino, mas achei mais interessante o som do 208GT quando toquei acordes. A intordução de Wanted também foi tocada com os dedos e ficou excelente no V.
    Todas as outras músicas foram tocadas com palheta. Achei que o V responde bem melhor à dinâmica, mas o volume do GT sempre foi maior.
    Para My Blues usei a Squier e para Dire Straits a Tagima (Sultains of Swing) e a Finch (Brothers in Arms), todas no canal Clean. A Finch é uma guitarra muito pesada e na minha opinião combinou direitinho com a música escolhida.
    Quando troquei para o canal Blues do Dr Drive experimentei a música Love Spreads, aproveitando pra usar um slide. Além disso, fiz alguns licks e minha impressão foi que em ambos os casos o V define melhor o som na troca de captadores, ou seja, era bem mais nítida a diferença dos caps.
    Vamos à "pauleira"...rs
    Resolvi tocar todas as outras músicas com a Giannini e a outra Les Paul só pra sentir também a diferença na captação. De longe o V soou melhor, o que realmente me leva a pensar que o Power tem muita influência no "sabor" valvulado do ampli, principalmente quando se dava mais volume. O fato do GT ter inicialmente falado mais alto se revelou inconveniente quando o assunto era Canal Solo do Dr Drive. A uma certa altura era desagradável aumentar o som do GT diferentemente do V. Vale a pena lembrar que os amplis têm suas limitações, mas como eu disse, me preocupei em verificar o desempenho do Dr Drive e comparar o som do GT e do V apenas entre eles. Em todos os estilos (Hard, Heavy, etc) testados a distorção valvulada realmente leva vantagem o que me leva a pensar num outro teste: Simuladores em Power SS contra Power Valvulado.
    Mas isso é uma outra história...rs
    Valeu!!!

    vinnyx ardanuy
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ué, pra mim esse warm era PRE-VALVULADO e não POWER VALVULADO

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Boa noite!!!

    vinnyx ardanuy
    Cara, o Warm 208V é todo valvulado (Pré com 01 12AX7 e Power com 02 6L6) e o 208GT é todo transistorizado.
    Como a intenção era saber como o Dr Drive se comportava como Pré, eu ignorei o Pré do 208V mesmo ele sendo valvulado pra poder comparar melhor com o outro (o 208GT), assim a diferença ficava só nos Power.
    Valeu!!!

    Smithóvski
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Pô, legal sua comparação. Seria legal comparar também o GT-2 usado como pré.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Boa noite!!!

    Smithóvski
    Cara, me diverti muito fazendo esta comparação e foi como eu comentei no final: abre horizontes para um monte de outros testes!
    Valeu!!!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Penta_Blues

    Finch Les Paul
    essa eu conheço!! hehe

    muito bacana sua comparação...uma coisa que eu gostaria de dizer se vc me permite...
    logo q o DR drive foi lançado eu abri um dos primeiros se não o primeiro tópico sobre esse pré ... e eu acho q para quem não tem condições de comprar um ampli valvulado esse pedal é uma ótima opção, pois modifica completamente o som do ampli. usei meus cabos e minha guita em um ampli igual ao meu (modelo e marca e ainda regulagens básicas), na época fiquei impressionado com o poder desse pedal de deixar o som muito mais encorpado, brilhante, pesado ... no mínimo acho q as pessoas deveriam testar esse pedal em seus respectivos set´s ...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Bom dia!!!

    _BLACKMORE_
    Se vc conhece Finch e tocou numa quando era nova, vc tá tiozão como eu meu camarada!...rs
    Cara, foi muito bom vc ter dito como o Dr Drive "turbina" amplis. Eu não quis comentar muito sobre isso porque entraria na qualidade do ampli que usei para teste.
    Eu sempre digo que existem equipamentos que entraram no meu set para não sairem mais. O Dr Drive certamente é um deles!
    Valeu pela sua contribuição!!!
    Grande abraço

    brownstone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Smithóvski
    Cara, já testei o GT2 como pré e não gostei do som. Fica um som morto, fechado. Agora quando ao Doctor Drive, realmente fica muito bom. Tive bons resultados ligando direto na mesa e também em um amplificador Thor, da Meteoro. Dá um brilho no som muito bom mesmo!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Penta_Blues
    Se vc conhece Finch e tocou numa quando era nova, vc tá tiozão como eu meu camarada

    acho q nem tanto assim... mas toquei em Fink sim .. a sua!! lah no Fabio Seiji!! hahaha , soh fiz ums acordes...umas bobeiras...mas tem q ser com ela ligada!! dae dah pra ter uma boa noção da guitarra!!
    ficou massa o trabalho!!

    Cara, foi muito bom vc ter dito como o Dr Drive "turbina" amplis
    se naum fosse dois Dr com problema q eu jah quase peguei...puts...eu teria esse pedal no meu set...alias...ele e um delay e um wah ...nda mais!! hehe

    superdrive
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Valeu Penta_Blues!!! Legal esse tópico!!!

    Pra ser completo mesmo só falta umas gravações aí pra gente poder compartilhar essa sua experiência!

    Valeu pela iniciativa!

    superdrive
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ah, pra constar: o dr drive melhora muito o timbre mesmo....

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Bom dia!!!

    _BLACKMORE_
    acho q nem tanto assim... mas toquei em Fink sim .. a sua!! lah no Fabio Seiji!! hahaha
    rsrsrsrs... Ah tá. Cara, o trabalho do Seiji é excelente, tanto assim que já estamos projetando uma guitarra toda construída por ele. Aquela que vc experimentou é justamente a Les Paul que eu não tenho certeza da marca, pois o braço estava muito ferrado e com cara de que foi adaptado, mas os caps são muito bons. Tenho outra Les Paul, esta sim Finch.

    superdrive
    Cara, valeu mesmo por vc ter proposto o teste!
    Agora, essa coisa de gravar...rs. Eu ainda perco a vergonha de gravar e crio vergonha na cara pra aprender a gravar...rs. Por enquanto a minha dificuldade é que trabalho fora durante a semana e um camarada meu que estou pensando em pedir ajuda na gravação, vive disso e está fora na maioria dos fins de semana. Mas a gente ainda acerta as agendas...rs

    Valeu!!!

    superdrive
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Penta_Blues

    Foi bem válida a iniciativa.... mas seria possível comparar esses testes com o dr drive e o SCORPION????

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Penta_Blues

    devo ir lah na quinta proxima para dar andamento num trabalho q ele está me auxiliando (fazendo mesmo!!)
    vamos marcar uma jam!! hehe

    Tenho outra Les Paul, esta sim Finch.

    esta eu quero ver!! haha (tiozão é foda!! hahaha!!)

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    superdrive
    Cara, comparar estes amplis com o Scorpion fica meio " injusto"...rs. Mas se eu conseguir um ampli SS 2x12 tento fazer um comparativo, mas acho interessante se eu tiver a chance de pegar um Meteoro 2x12.

    _BLACKMORE_
    Pô, manda um abração pra rapaziada. De repente dá certo uma Jam, hein?! E o convite tá feito, o dia que passar perto do meu barraco vc faz um teste drive na Tiazona Finch...rs

    Valeu!!!

    Smithóvski
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    brownstone

    Eu testei ele aqui em casa e também não curti muito, ficou exatamente como você falou, abafado, sem brilho.

    Deu até vontade de testar o Dr. Drive, pelo jeito que vocês falaram, fica sinistro!

    rockman
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Penta_Blues

    Fala cara blz....Me diz uma coisa, claro q é dificil d comparar por causa dos falatens serem d tamanhos diferentes, mais enfim....Vc usou o Dr somente como pré certo!? vc acho q ele ficou melhor no Scorpion ou no Warm Valvulado q vc testou???? Ja testei o doctor no Scorpion e achei bem legal, foi um teste numa loja, entao foi meio rapido ñ deu pra regular mtas opçoes d timbre.....Mais diz ai, qual dos dois "Scorpion x Warm Valvulado" soou melhor!?
    Valeu...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/06
    · votar


    Bom dia!!!

    rockman
    Cara, de longe o Scorpion, mas leve em consideração que além da diferença de falantes, adaptei um cabo ao meu Dr Drive que possibilitou-me usar o Scorpion em stereo.
    Valeu!!!

    rockman
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Penta_Blues

    Cara, to bem afim d pegar o Scorpion, o q esta me deixando um pouco preocupado é q ele ñ tem Reverb, putz, sei lá, amp sem um Reverbinho d mola fica dificil....sera q um pedal d reverb fica bom?! Sempre toco com o reverb do amp pelo menos na metade...ehehe, sem reverb ñ rola...
    Valeu...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/06
    · votar


    Bom dia!!!

    rockman
    Cara, uma alternativa é ligar um pedalzinho de Reverb em linha mesmo, antes do Dr Drive, como se fosse ligar pedais antes do Input de um ampli comum. Não vai ficar como vc está acostumado, mas acho que se vc realmente está interessado no Scorpion, vale a pena experimentar pra ver se vc vai gostar do resultado.
    Vale lembrar que, na minha opinião, o Scorpion só é interessante no quesito custoXbenefício se vc já possuir um bom Pré.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dr Drive usado como Pré: Valvulado X SS