Tópico sobre Rudimentos

    Autor Mensagem
    Locohawa
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Locohawa


    Bom pessoal, vamos então falar de ESTUDOS! Estou criando aqui um tópico sobre os RUDIMENTOS da bateria pra todo que queira conhecer os exercícios básicos que ajudam a melhorar nossa técnica :)
    Lembrem-se que que é estudando essas "teorias" que conseguimos fazer com que nossas mãos façam o que nosso cérebro pensa e o nosso coração sente! Então, mãos à obra!

    Bom, pra começar os rudimentos são um total de 40, escritos no livro Percussive Arts Society Official Internacional Drum Rudiments, criado por Jay Wanamaker & Rob Carson e são dividos então em 4 tipos:

    - Roll Rudiments
    - Diddle Rudiments
    - Flam
    - Drags

    Explicando cada um...

    ROLL Rudiments
    São dividos em 3 partes:

    -> 1. Single Stroke, que é o rudimento em que utilizamos as mãos alternadas, ou seja, uma nota para cada mão sem repetição.
    Ex: DEDE...
    Esse rudimento também é conhecido como "Um e Um" ou "Toque Simples".

    -> 2. Multiple Bounce, que são duas, três ou mais notas tocadas uma bem perto da outra, em que utilizamos o próprio peso da baqueta, ou rebote, para criar a próxima batida. Um exemplo sonoro disso seria: brrr.

    -> 3. Double Stroke, que é o rudimento em que utilizamos duas notas para cada mão, ou seja, duas notas para a mão direita e duas notas para a mão esquerda.
    Ex: DDEE...
    Esse rudimento também é conhecido pelo nome de "Papa Mama" ou "Toque Duplo".


    DIDDLE Rudiments
    O Diddle é a soma de Singles Stroke (Um e Um) com Double Stroke (Papa Mama), criando assim os famosos Paradiddles. Essa parte dos rudimentos é a mais simples de ser entendida :)
    Ex: DEDD EDEE


    FLAMS Rudiments
    Para se produzir um Flam são necessárias duas notas: uma nota acentuada, que pode ser tocada com a mão direita, e antes dessa nota devemos tocar uma outra com a mão esquerda com um volume um pouco mais baixo.
    Ex: eD
    Um exemplo sonoro disso seria: TRÁ...


    DRAGS Rudiments
    Para reproduzir um Drag são necessárias três notas: uma nota acentuada, que pode ser tocada com a mão direita, e antes dessa nota devemos tocar mais duas notas bem rápidas com a mão esquerda, também com um volume um pouco mais baixo.
    Ex: eeD
    Um exemplo sonoro disso seria: tâtâTRÁ...


    Então, depois da descrição de cada um, vamos aos exercícios então! Comece como em qualquer exercício devagar para se habituar à batida e vá aumento a velocidade gradativamente. Lembre-se que o importante não é tocar o maior número de rudimentos, e sim fazer os que você sabe o melhor possível!

    PS: Tome cuidado também na duração das notas!
    PS2: Qualquer tambor serve, mas geralmente é na caixa (Sn).
    PS3: "333" indica que as notas acima devem ser tocadas em tercina (3 notas em um tempo do compasso).
    PS4: "666" indica que são sextinas (6 notas em um tempo do compasso).

    * PS5: Acompanhe o som dos exercícios (e a partitura) com esse arquivo GuitarPro que eu tentei fazer:
    Arquivo.ZIP
    Arquivo.GP4

    Acabei de atualiza-lo, agora está BEM mais decente, mostrando as mãos e os nomes.. para GuitarPro mostrar EXATAMENTE como eu quero, faça os seguintes passos:
    1. Ao abrir o arquivo vá em "Exibir" e selecione a opção "Compassos na Horizontal".
    2. Vá em "Exibir" de novo e selecione "Visualizar todas as Trilhas"

    Esse é o melhor jeito para visualizar (para mim pelo menos). Se você quiser aumentar a velocidade dos exercícios, não precisa alterar o tempo, há um botão que deve estar exibindo "x 0.50" em que você aplica um coeficiente para o andamento sem alterar o arquivo. Deixando mais rápido ou mais lento.
    Acompanhe MESMO os exercícios pelo arquivo porque aqui em modo de tablatura eles não estão muito certos a meu ver.. vou corrigi-los outra hora!



    Bem, vamos aos exercícios:


    >>> ROLL Rudiments <<<

    A) Single Stroke Roll Rudiments
    ----------------------------------------------

    1. Single Stroke Roll: Sn |D-E-D-E-D-E-D-E-|

    2. Single Stroke Four: Sn |DED-E---DED-E---|
    333 333

    ou

    Sn |EDE-D---EDE-D---|
    333 333

    3. Single Stroke Seven: Sn |DEDEDE-D---EDEDED-E---|
    666666 666666

    ou

    Sn |EDEDED-E---DEDEDE-D---|
    666666 666666


    OBS: Todos os rudimentos podem ser tocados ao contrário, começando com a outra mão!



    B) Multiple Bounce Roll Rudiments
    ---------------------------------------------------

    4. Multiple Bounce Roll: "DDD" - É a primeira nota é a normal e as próximas feitas..
    ..pelo rebote da baqueta.

    5. Triple Stroke Roll: Sn |DDD-EEE-DDD-EEE-| - OBS: "DDD" e "EEE" são unidades do exemplo..
    333 333 333 333 ..acima (Multiple Bounce Roll)



    B) Double Stroke Open Roll Rudiments
    ----------------------------------------------------
    Bom, eu sei que pode parecer estranho esses exercícios à primeira vista, mas eles são assim! É melhor olharem pela partitura!
    Todos os rudimentos podem ser tocados ao contrário, começando com a outra mão!


    6. Double Stroke Open Roll: Sn |DDEEDDEEDDEEDDEE|

    > >
    7. Five Stroke Roll: Sn |DDEED---EEDDE---|

    > > > >
    8. Six Stroke Roll: Sn |D-EEDDE-D-EEDDE-|

    > >
    9. Seven Stroke Roll: Sn |DDEEDDE-DDEEDDE-|

    > >
    10. Nine Stroke Roll: Sn |DDEEDDEED---DDEEDDEED---|

    > > > >
    11. Ten Stroke Roll: Sn |DDEEDDEED-E-DDEEDDEED-E-|

    > >
    12. Eleven Stroke Roll: Sn |DDEEDDEEDDE-DDEEDDEEDDE-|

    > >
    13. Thirteen Stroke Rorll: Sn |DDEEDDEEDDEED---EEDDEEDDEEDDE---|

    > >
    14. Fifteen Stroke Roll: Sn |DDEEDDEEDDEEDDE-DDEEDDEEDDEEDE-|

    >
    15. Seventeen Stroke Roll: Sn |DDEEDDEEDDEEDDEEDDEEDDEED------|






    >>> DIDDLE Rudiments <<<

    > >
    16. Single Paradiddle: Sn |D-E-D-D-E-D-E-E-|

    > >
    17. Double Paradiddle: Sn |DEDEDD-----EDEDEE-----|
    666666 666666

    > .> .
    18. Triple Paradidlle: Sn |DEDEDEDDEDEDEDEE| - "." = cuidem aqui!

    > >
    19. Single Paradiddle-Diddle: Sn |DEDDEE-----DEDDEE-----|
    666666 666666




    Quero que vocês me ajudem a corrigir tudo o que estiver ruim, errado, o que seja!
    Também dêem sugestões de como melhorar a escrita e erros no GuitarPro também.
    Falem também se não entenderam.. enfim, vamos discutir tudo sobre esse assunto! :)
    Feito Pessoal, Tum Pá pra vocês!!!


    -> Última alteração em 12/12/2004 (20:23)

    Locohawa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Aqui reservei um espaço pra colocar os rudimentos de FLAM e DRAG.. quando eu tiver aprontado eu edito e coloco!
    Feito!

    Nicegirl
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Nicegirl
    · votar


    Ê!!!!!!até q enfim!!!!!
    Eu sou testemunha de que esse garoto se dedicou para a construção dess tópico....cara...prometo que vou ler direitim....depois comento!!!=)

    Nicegirl
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ah, pra mim foi bom pq eu num sabia dessas coisas..rsrs...se estiver errado eu nem sei.....=P
    nossa, cara......parabéns.......\o/
    to orgulhosa....=´)
    sem palavras.....
    todo seu esforço foi válido....
    bjinhus

    Locohawa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Brigadão aí Nicegirl, que bom que ajudou em alguma coisa pra você :)

    Crazy Batera
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Aeeeeeeeew era isso q tava fazendo então!!!!! Rarráá...seu espertinho, nao quis contar... preferiu manter segredo hein?hein?....legal.... vamos estudar!!!

    Vc ainda será promovido a moderador do forum de batera!!!!
    E aew eu como seu aluno irei herdar este cargo!!! \o/

    iGoR_CaVaLeRa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Locohawa
    muito boa, mando bem...isso ajuda mermo

    Vinícius Rafael Teixeira
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara, Meus sinceros PARABÊNS ! Gostei muito do quê escreveu,de grande utilidade para todos nós. Mas, me responda: Vc conhece o metódo do Gene Krupa(acho q é assim q se escreve) ou tem o livro? Se conhece,me diga se foi traduzido para o Português e quanto custa?E mais o quê quiser.
    Um abraço ;Vinícius.

    Locohawa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Vinícius Rafael Teixeira
    Dae cara, já ouvi falar mas não conheço, nem tenho o livro, desculpe :)

    Phoodencio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara... eh isso ae... finalmente um topico construtivo! pena q eu ja sei todas essas coisas... mas agora vou olha seus comments com outros olhos pq ja vi q ae entende de batera mesmo. parabens

    Rebirth_Metal
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Ae pessoas

    Quem não conhece, o site www.batera.com.br tem materiais muito legais para estudo. A maneira como o Locohawa colocou as explicações está perfeita, mas se alguém quiser confirmar tudo que ele está dizendo (e que eu assino embaixo e carimbo), esse link vai ajudar:

    http://www.batera.com.br/estudos/rudimentos/index.asp

    Valew Locohawa

    Locohawa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Rebirth_Metal
    Tamos aí :)

    Locohawa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Up 2 !

    (Vou colocar os exercícios de Drag e Flam essa quarta eu acho.. no máximo sábado..)

    :)

    Nicegirl
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Locohawa
    kd heim????kd???
    que irresponsavel!!!!!!=PP

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico sobre Rudimentos