Cuidados com os ouvidos

    Autor Mensagem
    MetalDrummer
    Veterano
    # jun/04


    Amigos bateras...
    Venho aqui desta vez com uma neura que muitos podem achar bobagem, mas que na verdade é muito séria...

    Tenho um amigo que de vez em quando toca bateria e quando ele vai treinar ele põe um fone de ouvido com a musica que ele quer acompanhar!

    Ele jura de pé junto que consegue ouvir a música tocando a bateria ao mesmo tempo...
    Eu até concordo que dê para ouvir desde que vc aumente o som no talo... e isso prejudica muuuuuuuuuuuuuuuito, mas muito mesmo aos ouvidos...

    Tudo bem que baterista sempre perde um pouco da audição, mas eu gostaria de saber de vcs se há alguma dica em que eu possa tentar acompanhar uma música por playback ou até mesmo metrônomo sem ter que aumentar demais o fone de ouvido para eu ouvir o que está saindo dele...

    Sei que a solução seria abafar a batera ou até mesmo comprar uma eletrônica, mas essas opções eu não quero...

    Por favor vamos trocar idéias a respeito...
    abraços a todos...

    Hr_Sigurd
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Vixe cara... seu amigo nao esta completamente errado... A nao ser q ele ponha todo o som no talo, sei la, viu...
    Nao ha a necessidade de se aumentar o som dos fones ao maximo...
    Talvez vc devesse tentar arrumar um fone maior, como os do "Galvao Bueno"... Isso ajuda. Ao menos ficou perfeito pra mim. Nao tenho nada a reclamar... O unico problema eh o incomodo, nas primeiras vezes, na cabeca... Mas isso eh costume. Mas sei la, cada um tem seu jeito...

    the_paranoid
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    o som do fone tm q estar no mesmo volume ou um pouco mais q o da bateria... intaum nem prejudica, pois se eh assim tm q parar de tocar batera tb...

    Otro Drummer
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    como os do "Galvao Bueno"...
    hahahahahaha, esses são style...

    MetalDrummer
    iae, velho blz?
    Ow, esse bagulho ai é meio relativo, tipo, se vc não quiser estourar seus timpanos com os fones, vc tem q tocar fraco a batera pra sair baixo o som, mas se vc quer espancar a batera pra acompanhar a musica com emoção, ai vc vai ter q aumentar mesmo.
    ah, tbm tem uma coisa q eu nunca tentei, mas qq da eu tento. ao inves de usar fones, liga o som e dexa alto, pelo menos não vai ficar direto no seu ouvido o som.
    falow.

    MetalDrummer
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Puta isso ae é muito foda...
    é muito complicado...

    pois os ouvidos são essenciais...
    e não quero perder a minha audição hehehe, que eu acho ótima, apesar de ter alguns anos de batera...

    Por acaso alguém aí consegue ouvir a harpa na ONE do Metallica com o cd da orquestra??? Harpa só tem 1 na orquestra e ela aparece bem naquela base porrada...hehehe
    abraços

    Otro Drummer
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    MetalDrummer
    eitaaa ouvidinh bionico, sei la, eu nunca prestei atenção em uma harpa, as vezes eu ouço e num sei oq é...
    hahahahaha

    caiohleal
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    po, cuidar dos ouvidos é essencial, mas ñ acho q precisa colocar o fone no ultimo

    MetalDrummer
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bom...
    acho que o jeito mesmo é comprar aqueles fones de 2000 dólares que isolam mais que 20 decibéis mesmo hehehehe
    ta doido...baterista sofre...
    gasta grana com bateria
    peles, pratos...pedais...
    arroelas...canoas...
    fones...
    baquetas...
    ó vida...

    Hr_Sigurd
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Hr_Sigurd
    · votar


    Otro Drummer
    haha... preza neh, huehue

    MetalDrummer
    haha, concordo cara...
    Essa situacao eh complicada, sempre sobra pros bateras.

    E olha so, ainda vem inventarem se bateras pode ser considerados musicos... chamam batera de "a parte primata de uma banda" e por ae vai. Q raiva disso...

    Funkyman
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    cara eh mto complicado isso de colocar fone mto alto no ouvido... eu fazia isso muito hahaahaha... sei lah tenho certeza que minha audição piorou um poko pq eu fazia isso, tá mto perceptível que piorou, mas depois de uns meses que parei de fazer isso minha audição melhorou consideravelmente bem...

    isso aew... tomem cuidado com isso

    Bonzo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    audição piorou um poko pq eu fazia isso, tá mto perceptível que piorou, mas depois de uns meses que parei de fazer isso minha audição melhorou consideravelmente bem...

    Num existe isso, se você perde audição você perde pro resto da vida, nao tem como recuperar...

    Eu sempre me preocupei com minha audição, antes quando usava o fone no ouvido e tocava junto com a bateria eu nao aguentava tocar tanto e tinha muita dor de cabeça... ai pensei um pouco, comprei protetor de pedreiro e uso, custam 50centavos e barram muito o som... agora pra tocar com fone eu tinha que tirar o protetor, então pensei denovo e comprei um protetor grandão tipo de lan house... pronto.. MEUS PROBLEMAS ACABARAM. hoje consigo tocar bastante com o fone e nao fico com dor de cabeça nem nada...
    só nao sei como o pessoal da minha banda aguenta, porque o som é muito alto, eu coloco o fone e blz.. limpa o som que é uma blz... agora eles que se fodam.. nao ligam pro ouvido deles!!!

    caiohleal
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bonzo
    na banda eu sou o único q toco com algodão no ouvido (aqueles protetores me incomodam)

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Minha solução pra tocar acompanhando um playback sem lesar os ouvidos é :

    ligar o som alto (num ampli, ou arrumar um jeito de deixar o playback tão ou mais alto quanto o som da batera) e colocar um protetor de ouvidos. Assim vc vai conseguir ouvir a música e tocar ao mesmo tempo, pois os dois volumes estarão compatíveis e colocando o protetor, o volume geral vai abaixar, evitando de vc lesar as orêia.

    dabatera
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: dabatera
    · votar


    .....

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    dabatera
    Membro

    # Enviado: 24/nov/05 14:38
    Quote

    [u][/u]http://forum.cifraclub.com.br/index.php?mode=logout


    tsc tsc

    dabatera
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    asda
    era um teste

    cadastro1
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hahahaha q da hora

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    dabatera
    sseiii... hehehe

    guhH113
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara compra um fone tipo o the plug da koss, ou um shure e2,e3..
    nu meu caso treno bateria como e2. dexo ele um pouco frouxo no ouvido pra ouvir a batera.. pq ele quando colocado msm , isola o som todo..

    uma sugestao tbm e o koss porta pro, tem uma excelente qualidade e resalta bem a frequencias dos graves otimo!
    e e bom q vaza a batera tbm sem q vc tenha q se procupar com um volume muito alto..

    faloww

    Baqueiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cara eu tenho a solução do seu problema, eu tb sempre quis tocar a musica acompanhando e não conseguia. Agora é um pouquinho caro.

    A vic firth desenvolveu um head-phone que é isolante acustico, vem escrito na caixa que reduz o som externo em até 24 decibéis, e eu sempre uso ele pra tocar batera inclusive é massa pra botar no metronomo pq vc ouve com perfeição e pode largar a mão na batera. Aqui o link pra vc ver a foto: http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=57&pid=51

    Eu comprei o meu há um ano atras e paguei 260,00 nessa mesma loja do link, só que a procura deve ter aumentado (e não ha produtos semelhantes no mercado) e ai aumentaram o preço cabulosamente.

    Mas eu posso dizer que vale a pena o dinheiro que custa... vá na loja e experimente (pesquisa direito o preço pq já tentaram me vender ele por 400!!)!

    Nico Drum
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Nico Drum
    · votar


    Interessante. Pra tocar alguma música ouvindo-a ao mesmo tempo uso fones grandes com bom isolamento de ruídos externos, mas deixo ele um pouco solto pra poder ouvir algo do q tô tocando também.

    Pra usar metrônomo, uso um fone mono intra-auricular um uma orelha apenas, ele isola bastante o som e não preciso por muito alto. Com o outro ouvido escuto o q tô tocando, se tá fechando o tempo legal. E ainda tenho a opção de tocar com o metrônomo num ouvido e ligar música em algum mini system/a,plificador. Assim posso ver em quantos BPM foi feita a música, ajustar no metronomo, ouvir o click e ainda a música e a bateria. Fica perfeito, e dá pra descer a lenha a batera :D

    OniKage
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    parece que virou moda no FCC responder tópicos com 3 anos sem respostas..

    Sab_Ian
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Compre um Peltor Tactical 6s. Esse fone é usado para abafar os ruídos de tiros de magnum. Cerca de 25dB a menos. Ele possui um microfone para cada ouvido e se algum som alto entrar no mic, ele reduz instantaneamente, incrível não? Mas é bem caro, e creio que não vende no Brasil. Mas, um som adequado para se ovir a bateria é na faixa de 80 decibéis, ou seja, se sua caixa faz 120 decibéis, vc precisa arranjar um jeito de reduzir para 80 com algum protetor auditivo, São 50 decibéis a menos, que podem ser conseguidos através da combinação de um fone interno e externo de isolamento.

    Sab_Ian
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pessoal, eu quase criei um outro tópico relacionado a proteção auditiva porque isso realmente não é algo para se ficar no final das páginas.

    Teve até um guitarrista que perdeu grande parte da audição por tocar a vida inteira com volumes altos.

    Todos devem ter também depois de um ensaio intenso aquele zumbido característico no ouvido, principalmente quando faz aquele silêncio que vc se ouve. Na hora de dormir é terrível não?

    Atentem - se para isso, porque é coisa séria. Vamos debater mais sobre os protetores auditivos.

    julio-tm
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: julio-tm
    · votar


    Também acho que isso deve ser discutido, por que audição eh uma coisa única, e pra nós músicos se perdemos a nossa audição, perdemos o nosso ganha pão.

    Creio que se proteger bem ajuda, usar aqueles fones auriculares iguais aos que os profissionais usam seria uma boa idéia.

    Como o Sab_Ian ressaltou, aquele zumbido que percebos ao final de alguma apresentação, ou ateh festa mesmo, eh prejudicial e indica que estamos fazendo mau uso do nosso ouvido.


    Portanto ATENÇÂO galera, eh melhor prevenir do que remediar.


    Abs

    [ JuLiO ] St's

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original