Autor |
Mensagem |
denisciani Membro Novato |
# jul/13
Olá amigos, fiz uma busca e não encontrei nada sobre o Syncopation, então resolvi postar umas aulas
Recentemente publiquei no youtube três vídeos sobre como tocar a pág. 37 do Syncopation (Ted Red)..
O Primeiro consiste em conduzir em colcheias no chimbal/ride; A caixa no 2 e 4 e o bumbo fazendo a leitura das subdivisões. Lembrando que "devemos" tocar este exercício de forma "não sincopada".
Chimbal: Colcheias (duas batidas por tempo); Caixa: tempos 2 e 4; Bumbo: Leitura das subdivisões da pág. 37;
Espero que gostem....Dúvidas? É só escrever!!! www.denisciani.com.br facebook.com/denisciani
|
denisciani Membro Novato |
# jul/13
· votar
O segundo trás um pré-estudo de Jazz, onde o ride toca semínimas (uma nota por tempo), chimbal com o pé no 2 e 4. A caixa toca as subdivisões da pág. 37. Aqui devemos pensar "sincopado", com o swing do Jazz.
Ride: Semínimas (uma batida por tempo); Caixa: Leitura das subdivisões da pág. 37; Chimbal com o pé: tempos 2 e 4;
|
denisciani Membro Novato |
# jul/13
· votar
Já no terceiro, o ride toca o padrão tradicional de Jazz. O chimbal com o pé no 2 e 4. A caixa toca as subdivisões da pág. 37, estudadas anteriormente.
É bem similar ao vídeo anterior, porém, agora iremos conduzir com padrão de jazz no ride (semínima / colcheia+colcheia / semínima / colcheia+colcheia). Lembrando que estou falando sobre "colcheia de jazz", na qual pensamos tercinado (três colcheias por tempo), porém tocamos a 1ª e a 3ª notas da tercina.
Qualquer dúvida é só gritar!!!! Boa sorte a todos!! abs Denis
|
denisciani Membro Novato |
# jul/13
· votar
Só pra conceituar, SINCOPA é um conceito é muito utilizado (pra não dizer essencial) na MPB e no Jazz.
Segue uma definição que peguei no Wikipedia:
Em música, síncope é uma característica rítmica caracterizada pela execução de som em um tempo fraco, ou parte fraca de tempo que se prolonga até o tempo forte, ou parte forte seguinte de tempo, criando um deslocamento da acentuação rítmica. Muitas vezes nas músicas temos um efeito de deslocamento natural da acentuação, ou seja, o tempo forte, primeiro tempo do compasso, é preenchido por pausa (silêncio) ou então temos um prolongamento do som anterior. Convém lembrar que todo tempo (pulso) possui uma parte forte e outra(s) fraca(s). A parte forte de um pulso é exatamente o momento em que a marcação do tempo é feita. A duração restante do tempo constitui a parte fraca. Portanto, este deslocamento pode ser feito em qualquer um dos tempos do compasso. Ele pode assumir duas formas principais: Síncope - quando uma nota é executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e se prolonga ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte. A síncope é regular quando as notas que a formam têm a mesma duração. É chamada de irregular quando suas notas têm durações diferentes. Contratempo - quando a nota soa em tempo fraco, ou parte fraca de tempo, sendo antecedida, isto é, tendo no tempo forte ou na parte forte do tempo, uma pausa. Diversos gêneros musicais possuem síncopes no seu ritmo básico, tais como o samba, reggae e diversos ritmos latinos.
Valeu, abs
www.denisciani.com.br facebook.com/denisciani
|