Posição das peças da bateria

    Autor Mensagem
    gumavieira
    Membro
    # jan/13


    Povo, seguinte

    Tenho olhado olhado a bateria do Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys, e reparei que o tom que ele usa não fica suspenso no bumbo, ou seja, ele usa um suporte pra coloca o tom! Parece que isso dificulta mais pra fazer as viradas.

    Enfim, alguem sabe se existe alguma vantagem em usar essa configuração?

    Amok
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Amok
    · votar


    A vantagem é a possibilidade de trazer o ride pra bem perto da caixa. Hoje em dia, nos kits de um tontom raramente os bateristas fazem aquelas viradas estilo "relogio", com dois ou quatro toques na sequencia caixa-tontom-surdo 1- surdo2. Normalmente as viradas sao mais criativas, utilizando padroes de rudimentos distribuidos entre os tambores. Nesse tipo de fill, não é tão importante ter um tontom pertinho dos surdos. Outra vantagem é poder manter a pele de ataque do tontom mais nivelada com a caixa mesmo com um tontom grande. Se ele ficar sobre o bumbo, tem que ficar elevado, e isso dificulta a passagem da caixa pro tontom.


    [ ]'s

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    gumavieira

    Não sou baterista, mas se têm uma coisa que curto em bateria é essa possibilidade de configurações a gosto "do freguês"...

    Olha como esse maluco monta a batera dele....



    Amok
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    A primeira vez que essa configuração (o tontom 1 bem alto) foi com o Neil Peart no começo da década passada. Estranhei e achei feio. Mas aí vi que o Dave Weckl adotou uma configuração semelhante e resolvi experimentar. Agora não consigo tocar com outra configuração. Com o tontom 1 baixo, a mão esquerda esbarra com frequencia no hihat, então a gente tem que mantê-lo baixo, mas perde pegada com isso. Manter o tontom 1 alto permite manter os hihats numa altura legal, sem risco de esbarrar a mão. Com esse tipo de configuração o "relógio" vai da caixa pro tontom 2. O tontom 1 é usado em outros padroes de fill.

    [ ]'s

    gumavieira
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Eu já suspeitava um pouco que facilitava a passagem da caixa para o tontom. Adotei a configuração de usar somente um tontom e com ele baixo, porem ainda suspenso no bumbo!

    Vlw galera

    Simonhead
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Amok
    A primeira vez que essa configuração (o tontom 1 bem alto) foi com o Neil Peart no começo da década passada. Estranhei e achei feio. Mas aí vi que o Dave Weckl adotou uma configuração semelhante e resolvi experimentar. Agora não consigo tocar com outra configuração. Com o tontom 1 baixo, a mão esquerda esbarra com frequencia no hihat, então a gente tem que mantê-lo baixo, mas perde pegada com isso. Manter o tontom 1 alto permite manter os hihats numa altura legal, sem risco de esbarrar a mão. Com esse tipo de configuração o "relógio" vai da caixa pro tontom 2. O tontom 1 é usado em outros padroes de fill.



    Boa! Belo post, véi! \o

    Carpano-Jr.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    gumavieira
    bem como o Amok disse, o Matt quase não usa rolos nas músicas, muitas vezes as alternâncias entre o tom e surdo são feitas com 1 mão em cada (Brianstorm é um grande exemplo). Particularmente eu admiro muito a capacidade dele em criar batidas simples e criativas, é um dos caras que mais me influenciam

    gumavieira
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Acho que comecei a entender, eu fiz 2 meses de aula (sou canhoteiro mas nas aulas o prof. me ensinou tocar como destro) e a bateria tinha 2 tontom, e a virada que ele começo me ensinar foi (desculpa, mas também nao sei nada de linguagem de bateria também):

    2 toques na caixa
    2 toques tontom1
    2 toques tontom2
    2 toques no surdo

    Depois que parei com a aula e tudo, comprei minha bateria e optei a tocar com apenas um tontom (tocando como canhoto agora) e sempre transferia os 2 toques do tontom2 para o surdo.

    Então resumindo, pra quem usa apenas um tontom é diferente as tecnicas de virada de quem usa 2 tontom?

    gumavieira
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Alias, me inspiro muito no Matt Helders!

    Amok
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    gumavieira

    2 toques na caixa
    2 toques tontom1
    2 toques tontom2
    2 toques no surdo


    Esse aí é o tal "relógio".

    [ ]'s

    Hayashi
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gumavieira

    a configuração com um tom-tom geralmente é usada com a adição de mais um surdo, se a configuração possuir um surdo de 14, adiciona-se um de 16.. uma configuração assim permite viradas rápidas e bem preenchidos (lembrando que isto vai da técnica de cada um) .. e quando estes surdos estão na mesma altura que a caixa as viradas com cruzada de braço tornam-se mais fáceis de serem executadas.

    Segue um vídeo como exemplo:

    http://www.youtube.com/watch?v=0b4o05Gn3YE

    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Posição das peças da bateria