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gumavieira Membro |
# jan/13
Povo, seguinte
Tenho olhado olhado a bateria do Matt Helders, baterista do Arctic Monkeys, e reparei que o tom que ele usa não fica suspenso no bumbo, ou seja, ele usa um suporte pra coloca o tom! Parece que isso dificulta mais pra fazer as viradas.
Enfim, alguem sabe se existe alguma vantagem em usar essa configuração?
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Amok Veterano |
# jan/13 · Editado por: Amok
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A vantagem é a possibilidade de trazer o ride pra bem perto da caixa. Hoje em dia, nos kits de um tontom raramente os bateristas fazem aquelas viradas estilo "relogio", com dois ou quatro toques na sequencia caixa-tontom-surdo 1- surdo2. Normalmente as viradas sao mais criativas, utilizando padroes de rudimentos distribuidos entre os tambores. Nesse tipo de fill, não é tão importante ter um tontom pertinho dos surdos. Outra vantagem é poder manter a pele de ataque do tontom mais nivelada com a caixa mesmo com um tontom grande. Se ele ficar sobre o bumbo, tem que ficar elevado, e isso dificulta a passagem da caixa pro tontom.
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Lelo Mig Membro
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# jan/13
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gumavieira
Não sou baterista, mas se têm uma coisa que curto em bateria é essa possibilidade de configurações a gosto "do freguês"...
Olha como esse maluco monta a batera dele....
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Amok Veterano |
# jan/13
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Lelo Mig A primeira vez que essa configuração (o tontom 1 bem alto) foi com o Neil Peart no começo da década passada. Estranhei e achei feio. Mas aí vi que o Dave Weckl adotou uma configuração semelhante e resolvi experimentar. Agora não consigo tocar com outra configuração. Com o tontom 1 baixo, a mão esquerda esbarra com frequencia no hihat, então a gente tem que mantê-lo baixo, mas perde pegada com isso. Manter o tontom 1 alto permite manter os hihats numa altura legal, sem risco de esbarrar a mão. Com esse tipo de configuração o "relógio" vai da caixa pro tontom 2. O tontom 1 é usado em outros padroes de fill.
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gumavieira Membro |
# jan/13
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Eu já suspeitava um pouco que facilitava a passagem da caixa para o tontom. Adotei a configuração de usar somente um tontom e com ele baixo, porem ainda suspenso no bumbo!
Vlw galera
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Simonhead Veterano |
# jan/13
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Amok A primeira vez que essa configuração (o tontom 1 bem alto) foi com o Neil Peart no começo da década passada. Estranhei e achei feio. Mas aí vi que o Dave Weckl adotou uma configuração semelhante e resolvi experimentar. Agora não consigo tocar com outra configuração. Com o tontom 1 baixo, a mão esquerda esbarra com frequencia no hihat, então a gente tem que mantê-lo baixo, mas perde pegada com isso. Manter o tontom 1 alto permite manter os hihats numa altura legal, sem risco de esbarrar a mão. Com esse tipo de configuração o "relógio" vai da caixa pro tontom 2. O tontom 1 é usado em outros padroes de fill.
Boa! Belo post, véi! \o
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Carpano-Jr. Veterano |
# jan/13
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gumavieira bem como o Amok disse, o Matt quase não usa rolos nas músicas, muitas vezes as alternâncias entre o tom e surdo são feitas com 1 mão em cada (Brianstorm é um grande exemplo). Particularmente eu admiro muito a capacidade dele em criar batidas simples e criativas, é um dos caras que mais me influenciam
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gumavieira Membro |
# jan/13
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Acho que comecei a entender, eu fiz 2 meses de aula (sou canhoteiro mas nas aulas o prof. me ensinou tocar como destro) e a bateria tinha 2 tontom, e a virada que ele começo me ensinar foi (desculpa, mas também nao sei nada de linguagem de bateria também):
2 toques na caixa 2 toques tontom1 2 toques tontom2 2 toques no surdo
Depois que parei com a aula e tudo, comprei minha bateria e optei a tocar com apenas um tontom (tocando como canhoto agora) e sempre transferia os 2 toques do tontom2 para o surdo.
Então resumindo, pra quem usa apenas um tontom é diferente as tecnicas de virada de quem usa 2 tontom?
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gumavieira Membro |
# jan/13
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Alias, me inspiro muito no Matt Helders!
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Amok Veterano |
# fev/13
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gumavieira
2 toques na caixa 2 toques tontom1 2 toques tontom2 2 toques no surdo
Esse aí é o tal "relógio".
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Hayashi Veterano |
# mar/13
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gumavieira
a configuração com um tom-tom geralmente é usada com a adição de mais um surdo, se a configuração possuir um surdo de 14, adiciona-se um de 16.. uma configuração assim permite viradas rápidas e bem preenchidos (lembrando que isto vai da técnica de cada um) .. e quando estes surdos estão na mesma altura que a caixa as viradas com cruzada de braço tornam-se mais fáceis de serem executadas.
Segue um vídeo como exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=0b4o05Gn3YE
Abç!
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