Ajuda com cajón

    Autor Mensagem
    luquinhasf
    Veterano
    # jan/13


    Fiz um cajón para mim faz um tempo, porem nao gosto muito do som dele, como ele é de esteira (de 24 fios), o som mais grave (bumbo) fica muito chiado, pega muito o som da esteira.

    Olhando na loja, vi um cajón da FSA e reparei duas coisas nele:

    1) a esteira fica muito proxima do tampo, acho que ate colada nele, e ela tambem é menor, com menos fios

    2) um pouco abaixo da esteira tem "uma tira" de madeira, que encosta nas duas "paredes" do cajón e é colada no tampo dele. Olhando o desenho deve ficar mais facil de entender.

    http://img401.imageshack.us/img401/221/cajond.jpg

    Minhas duvidas sao as seguintes:

    1) uma esteira de 24 fios é muito para um cajón? Por ela ser mais larga ela prejudica o som do bumbo?

    2) a esteira tem que ficar literalmente colada no cajón?

    3) essa madeira é só para dar mais firmeza para o cajón? Ou ela impede que a esteira "atrapalhe" o som do bumbo, deixando o som do bumbo mais grave e com menos barulho da esteira?

    4) a madeira do tampo do cajón é um pouco mole, é melhor usar uma madeira mais dura, menos flexivel?

    Obrigado galera, abraço a todos

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    luquinhasf
    olha, não sei se tem tanta "ciencia" desenvolvida sobre o cajon.

    os poucos que eu vi por dentro nem tinham esteira, apenas um fio de arame preso em V invertido, nas laterais e no topo, encostado no tampo.
    e nao tinha nenhuma madeira como esse ai que voce falou.

    acho que a madeira do tampo (a frente) nao pode ser muito dura nao, pois o som grave precisa vibrar bastante. pelo que se aprende com luthieria de guitarras, quanto mais duro mais ressalta agudos (madeira mais dura ou peças mais grossas), e quanto mais macio mais ressalta os graves (madeiras mais macias e peças mais finas).

    é isso, não sei se ajudou muito.

    Amok
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    24 fios é muito. Experimente cortar fora os seis fios centrais, deixando um vão no meio. Isso vai diminuir. O tampo tem que ser mole e flexivel, pra ter o som de "caixa" e permitir obter som com os dedos.
    A madeira de baixo é pra regular o afastamento do tampo do corpo do cajón, sem ela, o tampo encosta no corpo e voce perde o som de caixa.
    A esteira nao precisa estar colada no tampo, mas os fios precisam estar encostados, pra ter som de caixa. Quando a esteira está muito frouxa, sai muito som dela durante os graves. Aumentar um pouco a tensão ajuda.

    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com cajón