Pensando em Iniciar Aula de Bateria

    Autor Mensagem
    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12


    Se vcs ñ quiserem ler o texto é só pular para as partes escritas assim.

    Então, eu tenho 18 anos (acabei de fazer na verdade, então vcs ainda podem me tratar como alguém de 17, o conhecimento da vida que eu esperava com essa idade não veio -.-'), e queria fazer aula de bateria, na verdade eu estava pensando em fazer a matrícula lá no lugar hj, mas tem alguns pequeninos probleminhas, nada de mais mas ainda assim eu queria a opinião de alguém que não vá falar não direto ou me incentivaria mesmo que eu falasse que queria pular em abismo. Enfim...

    Eu ando mornando essa ideia de aula de bateria vai fazer um ano, ela vai e vem, mas eu sempre tenho medo de entrar na aula e descobrir que não era o que eu queria, eu já fiz isso com muita coisa, mas nenhuma dessas coisas eu fiquei pensando em fazer por muito tempo, pq era tipo 'Mãe, eu quero fazer aula de ******' e ela ia e me colocava, entre três e seis meses depois eu desistia do negocio, foi assim com o balé, piano, capoeira, aula de redação e umas outras coisas.

    1º) Vcs acham que eu deveria entrar na aula de bateria mesmo com o meu histórico e com medo de desistir, mesmo eu sentindo que não quero desistir num futuro próximo?

    Outra coisa é que minha mãe falou que eu só posso fazer alguma coisa da minha vida, além da faculdade, depois que eu terminar o meu inglês.... que só termina daqui a três ou quatro anos. Ela tomou trauma de mim.

    Maaasss, eu sempre junto dinheiro que sobra de almoço, de alguma saida ou lanche que eu não faço ou qualquer coisa assim e no fim do mês isso costuma dar uns 100 reais ou cento e poquinho, as aulas são no máximo 80 reais (isso eu estou exagerando, dois anos atrás era 60, ñ deve ter aumentado tanto), só na gaveta que eu guardo meu dinheiro hj tem uns 250 e eu passei praticamente as férias inteiras (greve na verdade) dentro de casa. Então em minha cabeça de 17 anos misturada com a liberdade dos 18 eu estava pensando em me matricular e eu mesma pagar as aulas de bateria, mas minha mãe só vai saber disso depois de tudo feito. Ai vem minha pergunta:

    2º) Vcs acham que vale a pena eu fazer isso, não pelo dinheiro, que eu sei que sempre vai ter pra pagar, mesmo juntando um pouco menos sempre sobra por volta de 100, mas pelo fato de que eu estou fazendo isso pelas costas da minha mãe, tipo, eu sei o pq ela está me impedindo e concordo e ainda assim vou lá e faço isso? Eu nunca fiz nada sem minha mãe saber... ela até me ajudou a fugir da escola umas vezes no 2º ano.

    Eu estou com muito medo do meu histórico de desistencia.

    3º) E se eu quiser desistir, eu só paro de ir as aulas? Pq lá tem multa se eu me desmatricular antes de seis meses de aula (eles devem ter trauma de pessoas como eu, já que lá é uma escola de música), eu ñ tenho dinheiro para multa. > essa vcs ñ precisam responder se ñ quiserem, eu sei q é uma coisa que eu tenho de me virar se acontecesse

    4º) Eu não tenho bateria e sem o apoio da minha mãe, não vou ter tão cedo, juntando o que sobrar depois de pagar as aulas eu só vou comprar uma em um ano ou mais (a menos que minha vó me ajude nisso no futuro). Ainda assim vale a pena eu entrar na aula, sem previsão de ter uma bateria tão cedo?

    5º) Vcs não acham que existe uma menor possibilidade de eu desistir já que eu estou mornando a ideia a um ano e eu que vou estar bancando? Eu realmente estou com trauma de mim mesma desistindo das coisas.

    6º) E se o professor for ruim ou eu não gostar dele? Ai eu tô ferrada. E vcs ñ acham que minha mãe vai me matar?

    Só pra já deixar claro, eu já tentei conversar com a minha mãe, mas ela surta toda vez que eu falo em fazer algo diferente, até cursinho pro vestibular ela falou que eu não podia fazer pq eu não ia aguentar. Ela tambem surtou quando eu falei em dar boa parte das roupas do meu guarda-roupa (eu não uso a maioria delas e estão mofando ali a anos, algumas nem me cabem mais, só pra vcs não acharem que eu sou uma maluca sem noção).

    Jeff.gomes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LunaBlossom
    Eu aprendi tocar sozinho bateria, mas sou guitarrista, mas foi pq vivia encomodando um amigo meu para me dar uns toques, pq eu ficava fazendo um barulho e ele ia dando dicas, até mesmo um professor ruim para quem esta começando vale apena, mas para quem quer tocar alguns instrumento de verdade, tem que pegar um cara bom...

    A dica seria, fazer aula de bateria? sim...
    com qualquer professor? Não, e sim com um bom.
    Como saber se é bom? Pede para fazer umas aulas experimentais para ver se vc gosta da dinamica e metodologia do professor.

    O mais facil, fazer aula numa escola que vc saiba que lá saiem bons musicos, o fato de sair bons musicos de lá nao qer dizer que vc tbm será, mas a chance será maior, se vc gosta do instrumento pq desistir? tudo demora, nao vai sair pedalando rapido e fazer varias viradas incriveis, todo mundo começa, ninguem nasce sabendo tocar. uns tem mais facilidade que outros (talento), mas todos podem aprender a tocar, nunca desista.

    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: LunaBlossom
    · votar


    Então, minha amiga fazia aula de guitarra lá na mesma época que eu fazia de outra coisa e hj em dia ela é muito foda (na minha humilde opinião), não A melhor, mas muito foda. Depois de uns 8 meses ela saiu de lá pra ter aula particular com um cara que tocava numa banda famosinha e era convidado pra fazer shows em outras cidades, mas ela começou mesmo foi nesse lugar.

    A irmã dela chegou a fazer bateria nessa escola tbm, e minha amiga vivia dizendo 'O professor dela é muito bom' e talz, a irmã dela até saiu de lá depois que compro a bateria, mas o cara que dava aula pra ela na escola de música passou a ir na casa dela dar aula, só q eu não tenho certeza do nome do cara, eu tava pensando em chegar lá e perguntar se eles tinham alguem da bateria com o nome que eu acho que é... ou alguém com um nome parecido.

    Só que a irmã da minha amiga desistiu de aprender bateria, a bateria dela tá lá na casa delas mofando no quarto que elas dividem, quando as baquetas ainda não tinham sumido e o treco sem ser os pratos que bate (acho que vcs chamam de pele) ainda não tava furado, as vezes quando eu ia lá tocava um pouco.

    A maior parte das pessoas que quer aprender alguma coisa aqui na minha cidade e ñ tem experiencia nenhuma acho que vai lá, eles tem até uma orquestra lá.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LunaBlossom

    Ja que vc nao vive com pessoas da musica e nem tem amigos que estao tocando, só tem dois jeito.... ou vc revirar a internet e procurar videos e se puxar, e começar a tentar tirar a bateria de algumas musicas, ou começar a fazer aulas lá mesmo que é o mais indicado. =]

    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    É, acho que eu vou começar as aulas então, ir lá fazer matricula :)

    Valeu pela ajuda Jeff

    Amok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LunaBlossom
    Porque voce escolheu tocar bateria ? As outras coisas que voce desistiu, foi por quê? Pra eu te aconselhar, preciso destas respostas. Nao se precipite.

    [ ]'s

    Notnilk
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Primeiramente...É a minha primeira resposta aqui no fórum,acabei de me regisatrar kkk

    Voltando ao assunto...
    Assim,se você quer ser um profissional,indico que faça as aulas de bateria,e esse negócio de desistir,não se culpe por issso...Devem ter acontecido porque provavelmente não era pra dar certo mesmo!Mas se você quer pra tirar um som nos finais de semana e tals,você pode aprender pela internet,através de vídeos,e vários textos explicando o básico da bateria e metodologia simples,e também aqui nas aulas de bateria mesmo do cifra club,você aprende algumas músicas e tem uma ideia do que é a bateria...

    Resumindo
    Quer "brincar" com o instrumento :Internet
    Quer uma coisa séria : Vá em frente e não ligue pro passado !

    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Amok

    Eu desisti dessas coisas pq o tempo foi passando e empolgação meio que fez 'puff', sumiu. Além disso, piano, capoeira e tudo isso, são coisas que minha vó queria que eu fizesse (piano principalmente) ou que me sugeriram e eu fui na animação, ñ uma coisa que veio da minha cabeça e eu falei: quero fazer isso.

    Bateria é a 'primeira', vamos dizer assim, coisa que vem de mim e só de mim, a única influencia que eu tive foi quando eu toquei na bateria da irmã da minha amiga, antes disso bateria nem passava pela minha cabeça, mas foi tão maneiro e eu me senti tão bem tocando (ela me ensinou uns dois ritmozinhos fáceis). Isso foi a um bom tempo já, mas eu acabei encucando com a ideia.

    Eu tô com medo é da minha mãe e de acabar desistindo disso tbm.

    Notik

    Então, eu adoraria tocar numa banda e talz, e mesmo sem tocar numa banda eu queria estudar o instrumento, as tecnicas, me aprofundar no negócio e mesmo assim tirar um sonzinho no final de semana sem preocupação, :)

    Eu achei tbm uns vídeos de rudimentos aqui no fórum e tava vendo e batucando num banquinho já que eu ñ tenho bateria nem nada (eu só tenho baquetas, elas sairam de um jogo do guitar hero antigo que eu tenho aqui, ñ são as melhores mas servem pra algumas coisa junto com o banquinho :D)

    Agora eu só preciso achar substitutos pro resto da bateria, o banquinho pode servir de caixa, tava pensando em usar a caixa de quebra-cabeça como chimbal, pelo menos ela faz um som diferente do do banquinho.... mais ou menos ^.^'



    A verdade é que essa é a primeira coisa em muito tempo que eu tenho certeza que eu quero fazer, eu só realmente tenho medo de desistir, da minha mãe me matar e de eu acabar escolhendo um lugar ruim pra mim fazer as aulas. Mas acho que isso é pq eu praticamente nunca fiz nada sozinha na minha vida inteira, acho que se minha mãe me ajudasse a escolher o lugar ou pelo menos me incentivasse ou concordasse comigo em fazer as aulas eu me sentiria mais segura -.-'


    Ainda não fui fazer matrícula, pq eu tô meio ansiosa e descobri mais um lugar em que eu poderia fazer aula, mas ainda ñ fui em nenhum dos dois. Vô ver se amanhã ou depois de amanhã vou nos dois lugares pegar as informações, ver se posso fazer aula experimental e talz.

    Algum de vcs pode me dar um conselho sobre o que perguntar, tipo, eu só sei q tenho de perguntar o preço, mas além disso existe alguma coisa que eu deveria me preocupar em perguntar além disso? E só por segurança, pedir para fazer aula experimental é normal neh?

    Como dá pra ver eu estou um pouquinho perdida -.-'''

    E de novo foi mal pelo texto gigante

    Amok
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Amok
    · votar


    LunaBlossom
    Situação dificil. Em sua idade é normal, e NMO, importante, explorar diversas possibilidades. Simplesmente não há garantias que toda essa vontade e fissura do momento não irão se esvanecer com o tempo. Sem essa garantia, fico meio ao lado de sua mãe, afinal investir dinheiro em algo que não dá em nada é meio complicado, né ?
    Será que existe alguma possibilidade de a irmã de sua amiga emprestar a batera por, sei lá, um mês ? Aí vc pega a batera, pega umas video aulas na internet e estuda um pouco. Deve ser o suficiente pra saber se é isso que te pega fundo.
    Existem alguns "sintomas" que indicam que o caminho é a batera:
    1. Voce sonha com bateria ? Digo, ter sonhos mesmo, desses que a gente tem quando dorme.
    2. Ao pensar em alguma banda que voce gosta, voce se liga mais na
    melodia, no ritmo ou no visual ?
    3. Voce ja se pegou batucando ao ouvir uma musica que voce realmente gosta? Caso positivo, voce consegue se imaginar batucando atras de uma bateria ?

    Quando a gente começa um projeto, é natural que surjam dificuldades e
    a gente desanime. E é só aí que a gente cresce: não é porque a vontade fez "puff" que se deve desistir. É nesse momento que a gente deve honrar o compromisso que assumimos conosco mesmos. É nessa hora que a gente descobre o nosso caráter. Se somos incapazes de honrar um compromisso feito com nós mesmos, como esperar que as outras pessoas achem que iremos honrar os compromissos assumidos com elas ?

    Amok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ah, sim, e com 18 anos voce pode arranjar um emprego de meio periodo e coneseguir uma graninha pra fazer o que quiser.
    [ ]'s

    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: LunaBlossom
    · votar


    O.O Serio mesmo Amok, vc tá ajudando pra caramba.

    Eu entendo o ponto de vista da minha mãe, eu ñ fui um exemplo bom de responsabilidade e compromissos nos ultimos 2 anos, até eu estou com medo de investir qualquer coisa em mim mesma, mas ela tbm está exagerando um pouco comigo, eu ñ posso falar nem em sair em dia de aula (mesmo a tarde) que ela começa o sermão sobre como eu vou ficar cansada e faltar a aula dps.


    Então, as únicas coisas que duraram até hj até quando a empolgação fez "puff" pela 1ª vez foi o meu curso de espanhol, e pensando pra trás, essa foi a primeira coisa que eu realmente insisti em fazer, passei uns três anos insistindo com a minha mãe até ela ceder. Agora a bateria está tomando o mesmo rumo, talvez seja um sinal, mas vamos ver...

    A bateria dela tá meio empoeirada, já vai fazer mais de um ano que tá sem tocar e na maior parte do tempo serve como lugar pra pendurar/apoiar/guardar coisas. A pele do surdo tá furada e o pedal do bumbo tava meio estranho, mas acho que era um negocio nele que não tava encaixado, e tenho a impressão que o ferro onde fica o prato que tem lá tava meio torto (pode ser só impressão minha). Tirando esses detalhes eu acho que a bateria até está usável (se o pedal do bumbo só estiver desencaixado e não quebrado).

    Eu tenho certeza que eles ñ se importariam de eu ir lá ficar usando a bateria por um mês, a minha amiga me incentiva em tudo até demais, mas eu me sinto meio intimidada, parece que eu tô entrometendo na casa dela, sem contar a vergonha de ficar aprendendo algo lá e ela mofando sem fazer nada. Aqui pra casa ñ dá pra trazer a bateria, mas acho q se eu superar a vergonha e tiver cara de pau de perguntar elas dexam.

    Quanto aos sintoma, tipo, eu já sonhei uma vez, mas acho que ñ conta pq cada hora eu tava tocando uma coisa no sonho, foi tipo banda de uma pessoa só kkkk. Acho que o ritmo e a melodia empatam, dependendo da música um se sobressai mais que o outro pra mim, mas no geral dá um belo dum empate, já o visual eu ñ ligo muito ñ.

    Cara eu batuco em quase tudo quanto é música, as vezes eu estou no meio do onibus e nem que seja só dedo eu tenho que batucar em algum lugar (ignore como isso soou estranho). Quando eu me pego pensando em mim e na bateria juntas me dá uma vontade de ir atrás de uma bateria na hora (ignorando o fato de q eu ñ sei tocar), sentar e ficar lá, me dá tipo um frio na barriga e eu fico tão euforica por dentro que eu sinto vontade de sair pulando *.*

    Mas até onde eu sei tudo isso pd ser só vontade de ter o q é dificil ter e quando eu for lá tocar esse sentimento pd ir embora, mas eu posso afirmar que eu nunca tive essa coisa com o piano, era legal e talz, mas eu ñ ficava ansiosa para ir lá tocar.

    Eu até tava pensando em arrumar um emprego, tava vendo numas livrarias aqui mas todos os horários pegavam nos da faculdade já que eu faço de manhã e a noite, sendo que alguns dias tem aula a tarde tbm.

    E desculpa o texto gigante, eu tô trabalhando em diminuir eles ^.^

    Amok
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Amok
    · votar


    Bom, eu não me importo com textos longos. Me incomodam textos mal escritos, e não é esse o caso.
    Se vc quiser ter novas chances com sua mãe, vai precisar assumir uma atitude mais madura e responsável. O fato de estar ainda no espanhol já ajuda. Perder aula depois de uma balada já é o contrário, e você sabe disso.
    O estado da bateria não é tão importante. O que importa é ela estar disponível. E vc pode ainda estimular sua amiga a aprender baixo, ou guitarra e aí já tem uma banda se formando.
    Fiz as perguntas anteriores pra tentar entender melhor essa sua fissura. O sintoma de batucar ao ouvir musica é bem significativo. Sonhar frequentemente com bateria é amor incondicional e pra toda vida. Quase todo baterista que conheço descobriu sua paixao pelo instrumento ao se pegar de fones, olhos fechados e fazendo air drumming ao ouvir as musicas que mais gostava.
    Acho que seu problema maior não é a decisão de se fazer aulas, mas é de auto-conhecimento. Isso vem com o tempo e a maturidade, mas uma forcinha pessoal ajuda bem. Não faz muito sentido perguntar aos outros quem você é.
    Minha sugestão é:
    1. Passe um tempo (mais ou menos uns dois meses) aprendendo sobre bateria, só na teoria. Video-aulas, youtube, tem um monte de opções pra você. Tem muita coisa sobre bateria que dá pra aprender sem instrumento.
    2. Se a coisa for séria, um dia você vai se pegar atacando (ou pelo menos pensando nisso muito a sério) a cozinha pra pegar as tampas das panelas pra tentar montar uma bateria.
    3. Quando chegar nesse ponto, veja se dá pra praticar um pouco, um ou dois meses, na bateria da irmâ de sua amiga. Se nesse tempo a paixão te pegar, aí vai ser a hora de fazer aulas.

    Em tempo: Defina prioridades em sua vida. Concordo 100% com sua mãe que sua formação e instrução vêm em primeiro lugar. Mantenha o foco nisso e não deixe outros projetos pessoais te atrapalharem. Todo o resto é secundário, e você vai ter muito tempo no futuro pra se dedicar a isso. Se a fissura por bateria for grande, pense no emprego. Dar aulas de reforço em uma matéria que você seja boa pra estudantes do ensino médio é uma boa opção pra quem está na faculdade.

    Boa sorte em suas escolhas.

    [ ]'s

    LunaBlossom
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu vou fazer isso mesmo Amok, muito obrigada pela ajuda, muitissimo mesmo kkkkkk

    Mas o negócio de sair ñ é balada, é só sair mesmo, tipo, vô ali no cinema ver um filme, ou vou tomar um sorvete, ou vou dar uma volta por ai, fazer alguma além de estar o tempo todo em casa (e eu passo muito tempo em cas) e ñ é que ela acha q eu vou ir fazer outra coisa além do que eu falo, mas acha q só fazer isso vai me deixar cansada a ponto de eu ñ ir na aula, mas, enfim, isso se resolve com o tempo e conversa...

    Serião mesmo, vc me ajudou pra caramba, vo seguir suas dicas e ver no que dá, quem sabe um dia eu ñ viro uma baterista muito foda? :)

    Lu Vox
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu acho que você poderia começar as aulas e, caso você tivesse vontade de desistir, aguentasse só o suficiente para não pagar a multa pela recisão de contrato. Faz parte da vida suportar algumas coisas que não queremos fazer em nome do nosso bolso (ou do bolso da nossa família).

    Mas acho que você não vai perder a fissura não. É muito prazeroso tocar bateria e mesmo os exercícios mais básicos já dão uma certa gratificação maior do que em outros instrumentos porque vocÊ já está produzindo algo rítimco.

    Sucesso.

    Amok
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LunaBlossom
    Espero ter ajudado. Quando você for uma batera famosa e for entrevistada, lembre-se de mim, ok ?
    Sucesso procê !

    [ ]'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pensando em Iniciar Aula de Bateria