Como ler tablatura de bateria

    Autor Mensagem
    joaopaulo11
    Veterano
    # jul/12


    Sou guitarrista, sei ler tablaturas de guitarra, mas é fácil ler tablatura de bateria?

    Cenachi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu acho meio complicado,toco guitarra mas não sei ler tab de batera.

    NordiC
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tab de bateria é muito relativa, se você for tocar uma música simples, que exija um kit pequeno e que não necessite muitos BPM, sua coordenação olho/execução vai ser muito fácil, agora, se for tocar músicas que exijam grandes kits, rudimentos complicados e que seja tocada em um BPM muito rápido, sua coordenação vai deixar à desejar. O que eu te adianto é que a leitura é a mesma, só a execução que muda.

    O compasso é o mesmo, a pauta é a mesma, a clave usada é a clave de percussão que são aquelas duas barrinhas. Breve, miníma, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa indicam a mesma quantidade de notas à ser executada igual nos instrumentos de corda. Eu só comecei à entender partitura no ano passado quando assisti um vídeo no youtube do canal Bateria Interativa onde ele dá uma aula básica de como ler a partitura e depois mostra a transição de corda/percussão.

    Tudo isso que eu disse é referente à partitura, já a tablatura depende muito de quem à cria, pois se utilizam numerais. Eu, particularmente não gosto. Até hoje não entendo e nao sei construir, mas é mais ou menos assim.
    Você cria uma legenda, tipo:
    Bumbo: 1
    Caixa: 2
    Hi-hat: 3

    E a tab fica assim: 3-1--3-3--3-2--3-3, sacou?
    Se alguém vier e dizer que o bumbo é 64, mude o 1, para 64. É meio complicado, eu prefiro partitura, mas procure mais sobre o assunto e agora que você levantou essa questão, vou procurar saber mais. Se eu descobrir algo, posto aqui.

    Minha fonte não é 100% confiável em relação à tablatura, mas a partitura tá correta. Se eu disse alguma coisa errada, me corrijam. Abraços, NordiC.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ler tablatura de bateria