Identificando as notas da caixa, (Resposta e ataque) dessa musica! (link de parte do audio postado)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits


    Estamoas gravando aqui no nosso homeestúdio e geralmente usamos afinação assim:

    Resposta: D ou D#
    Ataque: F ou F#

    Resposta: D ou D#
    Ataque: A ou A#

    mas conversando com o batera, encontramos ums notas que ficaria perfeitas em uma musica que estamos fazendo.

    Links da introdução da musica (contem as notas da caixa que eu quero)

    Lado esquerdo

    Lado direito

    A música é do Audioslave - Heaven's Dead, e da pra notar que na gravação no lado esquerdo e do lado direito foi usado equalizações diferentes ou mics diferentes um pra cada lado, então peguei a introdução da múscia e dividi os canais estero e converti cada canal em mono pra facilitar a identificação das notas da caixa..

    Sei que é difícil mas aqui tem mt gente boa de ouvido ou alguem q sabe alguma técnica pra identificar as notas das pelas, da resposta e da pele de ataque..

    Em geral parece que é um Ré (D) mas não conssigo saber se é na resposta ou no ataque, se alguem usa uma afinação parecida ou alguem tem uma dica, me ajuda ai quero gravar nossa musica com essa caixa ainda nesse fim de semana!!

    Valeu!

    Stalingrado
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Cara, sinceramente, eu não acredito muito que a caixa da bateria dessa música está panneada dessa forma... O que acho que acontece é que na faixa da direita não tem tanta guitarra quanto na esquerda, o que acaba diminuindo o mascaramento de frequências da guitarra sobre a caixa (nos médios e agudos). Não sou baterista, mas o que percebo é que em rock, a caixa sempre tá no centro do pan, mesmo quando existem dois microfones, no caso, um pra parte de cima e outro pra esteira, uma complementando a sonoridade da outra.

    Até me deixa curioso esse lance da afinação das peles da ataque e resposta, porque ACHO que soaria mais coeso se elas vibrassem na mesma frequência... Não tenho embasamento teórico pra confirmar isso, é só intuição mesmo. E como disse antes, não sou baterista.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    eu sinti uma leve diferença em um dos canais parece que o som ficou mais agudo mais estalado, pode ser que seje o volume ou o mascaramento mesmo...

    na verdade a afinação da pele da resposta deve ser algumas notas abaixo da pele da batedeira (ataque)... depende muito tem gente q usa de qualquer jeito e diz que é show.. cada louco com suas mania..

    as peles q devem ser ajustadas pra terem as notas iguais são as peles dos tom tom e surdo que "trabalham" em sinergia, ou seja as duas peles vibram por igual e fazem o memso movimento..

    Afinação é uma arte e ainda to aprendendo muito, gostei muito da afinação dessa caixa queria copia-la, sei que um ré tem ali mas nao sei se é na batedeira ou é na resposta...

    Stalingrado
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Com certeza, concordo contigo. Afinação é uma coisa essencial e eu vejo que muitos bateristas não tão nem aí pra isso. Quando vou tocar por aí, o batera da minha banda sempre reclama, pois as baterias que oferecem sempre estão péssimas nesse sentido.

    Dá uma pesquisada na net sobre afinação de caixa, talvez você ache o melhor jeito de fazer isso. Eu acho (lá vem meu achismo de novo) que afinar bem a pele de ataque é essencial.

    Fiz imagens de 2 caixas extremamente bem gravadas, de samples gravados pelo engenheiro de som Joe Barresi, mostrando o espectro de frequências da pele de ataque (microfone que capta a parte de cima) e da pele de resposta (microfone que capta a parte de baixo). Você pode observar que, em ambas as microfonações, a fundamental é a mesma nota, o que talvez reforce a minha hipótese de que a afinação das duas peles é a mesma...

    Veja:
    http://imageshack.us/photo/my-images/715/caixa2espectro.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/703/caixa1espectro.jpg/

    Tente afinar essa caixa em 237Hz (utilize um analisador de espectro pra isso). É uma nota próxima de A#.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    uma vez eu tive que afinar as peles quase na mesma afinação, mas foi um dia em que usei peles de mesma espessura na batedeira e no ataque.. apenas por diversão...

    pode ser que eu goste de afina-las assim diferentes pela espessura diferente das pelas, e as as vezes são bem diferentes... dependendo das peles..

    muito interessante essas imagens, são de muita importnacia, o bom seria ter o audio de uma caixa dessa..

    eu já baixei uma vez o bfd2 mas tava cheio de virus, nem da vontade de lembra, que estrago... então baixei o demo mas nao tinha muita coisa então abandonei...

    eu gosto de ter boas referencias de bateria mas é dificil demais achar drum tracks de boa qualidade, as melhores q eu achei foram retiradas de videos de alta qualidade do youtube, mas mesmo assim a qualidade é mt ruim... então eu analizava com um analizador e ia fazendo os ajuste de eq e tal..

    preciso de um sample de uma caixa de qualidade pra usar como referencia na caixa o resto está muito bom, a afinação pode variar mas a equalização e padrão de um sample de boa qualidade é fundamenteal pra perceber os erros e defeitos dos equipamentos de baixa qualidade.. mesmo nao tendo os melhores equipamentos é possivel "simular" e chegar perto basta ter uma boa referencia...

    valeu parceiro!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Identificando as notas da caixa, (Resposta e ataque) dessa musica! (link de parte do audio postado)