1 hi-hat = 2 crashes?

    Autor Mensagem
    HaeruDrums
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: HaeruDrums


    eu sei que isso é uma pergunta totalmente idiota...
    mais comecei a pensar aki no meu trabalho... e como não estou em casa para fazer o teste na minha bateria... aí vai...

    Se eu pegar apenas 1 prato do hi-hat e coloca-lo separado, vou obter o mesmo som de um crash da mesma linha e do mesmo tamanho???

    eu estudo e toco bateria faz uns 3 anos... e nunca tinha me perguntado algo parecido.... hahahahaha

    SwingBatera
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    HaeruDrums
    Se eu pegar apenas 1 prato do hi-hat e coloca-lo separado, vou obter o mesmo som de um crash da mesma linha e do mesmo tamanho???

    Não!

    SwingBatera
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pelo jeito não tem mt coisa p fazer no seu trabalho né? Só falta dizer que é funcionário público...

    HaeruDrums
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    "Pelo jeito não tem mt coisa p fazer no seu trabalho né? Só falta dizer que é funcionário público..."

    hahahahahaha
    pow velho... apesar de tudo sou um cara bem ocupado sim!
    é que trabalho no CPD... então tem dias que está tudo corrido mais tem horas que fico tranquilo... até algum usuário/funcionário precisar de algum suporte...
    sempre dou uma sapiada nos forums :P

    mais vlw por responder minha pergunta idiota!!! hahahaha

    Amok
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    HaeruDrums
    Não dá certo tentar transformar um hihat moderno em dois crashes. Mas dá pra pegar dois pratos de mesmo tamanho e transformá-los em um par de hihats. A brincadeira fica legal se um dos pratos for bem mais pesado que o outro.
    No youtube tem um maluco que botou dois rides de 22" e dois splashes de 8" só por brincadeira.

    [ ]'s

    has4
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Pô, Amok, posta o vídeo aí, curioso bem como o foi a sugestiva dúvida de HaeruDrums, mas até então ninguém respondeu o por quê de não ser possível um hit hat assim, apenas se limitaram a dizer 'não dá certo' ou a zoar o HaeruDrums. Bom, não sei se daria certo ou não, mas que foi interessante a sua curiosidade, isso sim, acho que deveríamos ver e ouvir o tal experimento, no mínimo, seria uma novidade percusiva, o que certamente estaria valendo sim, afinal, só posso imaginar que soaria criativamente diferente.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Porque o Hit-hat tem pesos diferentes entre os pratos, o de baixo, inferior, é mais pesado do que o de cima , superior

    Então não daria dois crashs iguais

    Alias como leigo em batera pergunto
    1 - Porque os pratos tem pesos diferentes
    2 - Porque o inferior é o mais pesado...
    3 - Porque separa-los não viraria 2 pratos distintos

    ps, amanha mesmo vou bater nos hit hat como se fossem crashs e ver o resultado ( meu hit hat é krest latão, vou sofrer no teste hehe)

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    os meus hi-hats são mto mais espessos até que um power crash...
    o botton hi hat faz um som quase de um nat bell...hahaha

    mas dependendo da espessura, e em casos extremos de falta de pratos, acho que não tem mtos problemas não

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    husahuuhsuahsuahsuahsuahsua WTF ? q topico engraçado

    Amok
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    has4
    O tapering (torneamento) dos hihats é diferente do tapering dos crashes. Nada impede alguém de colocar os pratos de hi-hats em estantes e sair tocando. Eu disse que não dá certo porque os pratos não terão som de crash ou haveria risco de quebra.

    Tou procurando os videos do maluco. Quando achar, posto aqui.

    Edson Caetano
    como leigo em batera pergunto
    1 - Porque os pratos tem pesos diferentes
    2 - Porque o inferior é o mais pesado...


    Isso não é obrigatório, mas o prato inferior mais pesado dá mais resistência ao conjunto (afinal são pratos pequenos que são tocados às vezes com muita força) e dá mais projeção ao som. O prato de cima é responsável pelo timbre com os hats semi-abertos.

    [ ]'s

    Amok
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Achei os vídeos:






    [ ]'s

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Amok
    hahahaha, muito legal!
    pena que o som não tá muito bom...

    no chimbau de ride nem sobra antena na maquina...

    HaeruDrums
    bom, pelo que o pessoal disse, deve ter limitações técnicas que diferenciam os pratos do hithat de um crash...

    mas eu e meus amigos de uma banda antiga fizemos isso na falta de recursos.
    a gente tinha uma bateria bem baratinha (turbo) com os pratos que veio (aqueles de latão amarelão). quando o batera comprou uns chimbaus novos, um dos chimbaus velhos virou crash! =p

    SwingBatera
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    has4
    Relaxa, zoei o HaeruDrums de boa.
    A pergunta não é se dá p fazer um hi-hat de 2 pratos, e sim se dá p fazer 2 crash's de um hi-hat.
    kiki
    quando o batera comprou uns chimbaus novos, um dos chimbaus velhos virou crash! =p
    Isso pq esses pratos de latão que acompanham as bateras são mt finos e sem torneamento, o que possibilita que eles vibrem como um crash. Eu tb usava um que tinha um som quase de china, era só o a pancada seca mesmo, não sobrava nada. Pratos de hi-hat são mais rígidos, quase não vibram. Se usá-los como crash em pouco tempo eles racharão, pois por serem pouco maleáveis, não aguentam os cancelamentos de fase (quando cristas ou vales de ondas de sentido contrário se cruzam) do movimento ondular que se faz no prato ao tocá-lo nas bordas.

    SwingBatera
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pra ilustrar melhor o post anterior, imagine esse tipo de ondulação (aos 00:40) num prato espesso e rígido como um hi-hat ou um ride:


    Obs: Esse video n ta mt bom, mas o escolhi por ser mais curto.

    has4
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Mas que foi um experimento interessante foi... nunca havia pensado nisso! Apesar do som ser de um notebook nenhum dos dois experimentos soaram legais não! O ride 22 soou tal qual ele mesmo o segundo nem soou legal mesmo.

    Valeu Amok por postar as curiosidades aí.

    SwingBatera não, não quis dizer de zoação dessa forma não, só quis dizer que realmente não tínhamos uma idéia real de como isso tudo soaria, é que não havam respondido objetivamente sobre os resultados. Os vídeos demonstraram isso.

    Um batera amigo meu teve uma experiência e tanto, esqueceu de levar o pedal de bumbo para um show bar rsrsrss... tentou com a mão, até que um santo o viu sofrer e lhe trouxe um de uma igreja da cidade onde foi realizado o evento

    ufaaaaa o cara sofreu mesmo por um bom tempo com a munheca

    has4
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    SwingBatera
    Caraca, só vi agora, por último... bicho, nunca imaginei que ocorresse isso quando tocado um prato... poutz o que tem de coisa que nossos olhos não conseguem ver é incrível!

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    SwingBatera
    nussa, que video louco!!!!
    muito legal!!!

    dublagem padrão discovery.
    =p

    é, agora ficou mais claro o que o Amok tinha explicado...

    no cao que eu contei, era muito tosco nosso nivel... a gente trocou o chimbau, mas continuou com o ataque de latão que veio, e ficou com outro que era o antigo chimbau. acho até que algum dele rachou, deve ter sido o chimbau.
    nosso sonho na época era ter um ride, mas nao tinhamos grana pra isso!
    =p

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    has4
    uma vez eu vi uma banda que - nao sei por que motivo - o baterista tocava o bumbo com a mão, como se fosse um surdo, e com uma baqueta daquelas de bola na ponta.

    HaeruDrums
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    putz q dahora os vídeos!!!
    eu imaginava que o crash teria uma reação parecida quanto atacado... mais não sabia que ele entortava tanto parecendo que vai quebrar!!!!
    hhahahahahaha!! mt bom!!!
    já a caixa não imaginava MESMO.

    mais pow... legal ... eu testei com um chimbal b8 da Sabian e não ficou mt legal....
    ele é mt duro!!!
    tirando que o som não fica exatamente como um crash :/ ...

    @SwingBatera

    hahahaha rlx cara!!! xD
    quando tava falando em questão a "2 crashes" era mais por aparência do que som sabe???
    qria é mesmo saber se poderia, de alguma forma, usa-lo como prato de ataque ou efeito.
    mais vlw aew pessoal!!!
    o tópico está bem interessante :D

    harturo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    É... bem interessante esses vídeos...
    Eu sabia q o prato entortava mas não tanto como aparece ali... hahaha e a caixa... nuossaaa... irado.
    Depois de ler o q o amok escreveu mais em cima, não q seja uma generalização, mas quando fui arrumar o meu hi hat Orion solo pro, percebi q o bottom tem um som mais brilhante e o top tem um som mais heavy. Pode ser q o top seja mais espesso q o botom. E o som q eu ouço no site da Orion é extremamente igual ao som do meus hats quando toco.

    DSoM
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Como ninguém respondeu no tópico que fiz, vou transcrever tudo pra cá:

    Enquanto estava gravando algumas coisas, tive a idéia de fazer um chimbal com alguns de meus pratos que tem medidas iguais.

    Tentei fazer um com meus dois splashes de 6" Orion Solo Pro e Krest H Series, mas não ficou bom.

    A dupla que ficou mais legal, na minha opinião, e que me motivou a compartilhar com vocês foi a de splashes de 10", um Stagg SH como bottom e um Kashmir Diamond como top.

    Seguem os grooves-teste que fiz com eles, pra vocês avaliarem:
    http://www.mediafire.com/myfiles.php

    Espero que gostem.

    SwingBatera
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    harturo
    Pode ser q o top seja mais espesso q o botom.
    É o contrário amigo!

    Amok
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    o bottom tem um som mais brilhante
    Pratos mais pesados são assim.

    o top tem um som mais heavy
    Imagino que seja um som mais grave. Pratos mais finos são assim.

    [ ]'s

    harturo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Não verifiquei tão aprofundadamente assim.
    Vixi... Só imaginei q pelo fato d ter o som mais grave o top seria mais grosso. Mas como vcs dizem ser o contrário vou acreditar. mas ainda vo verificar isso. hehehe
    Com crashs isso tb funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 1 hi-hat = 2 crashes?