Ajuda: como melhorar o som da caixa?

    Autor Mensagem
    donadoni
    Veterano
    # set/09


    olá,
    é o seguinte, estou com um pequeno problema...
    toco na igreja com uma caixa não mto boa, e ultimamente o som dela ficou ainda pior...To usando uma flanela debaixo da caixa pra o som ficar menos pior. Claro q a pele não está boa, vamos troca as peles.

    Mas, gostaria de saber se tem alguma técnica ou dica,gambiarra, enfim, qlqr coisa do tipo pra poder melhorar o som da caixa, e aproveitando o tópico também dos tons e bumbos...

    vlw!!

    MayckonCouto
    Veterano
    # set/09
    · votar


    vc pode trocar as peles por modelos de qualidade como as da evans.
    O batera da banda que eu toco comprou uma picollo e colocou a pela da evans.. não tem como ficar melhor...
    é claro que tem outros modelos dae fica ao seu gosto..

    tbm se deve ter cuidado ao abafar d+ as peles tirando sua sonoridade, tem igrejas que possuem sonoridade de um banheiro dae infelismente só um milagre!

    racelike
    Veterano
    # set/09 · Editado por: racelike
    · votar


    vc pode usar umas fitas adesivas nas bordas das peles para abafar o som

    DrummerZ
    Veterano
    # set/09 · Editado por: DrummerZ
    · votar


    racelike
    As fitas adesivas - com rugas! (não vai adiantar tu colar só a fita, esticadona na pele) - pelo que eu sei ajudam a controlar os harmônicos que sobram na caixa. Deixam o som 'matado', mas não sei se abafam bem. Um anel tipo O-Ring (pode ser feito com a pele velha recortada em forma de O) ajuda a controlar harmonicos e, aí sim, dá uma abafada no som.

    donadoni
    Conte mais sobre a estrutura onde tu toca, os tambores (profundidade e tamanho, principalmente), estado das peles. Uma boa pele muda muito o som, mas não faz milagres: não adianta ter uma Evans num tambor de 16x16 que será tocado em um salão por exemplo. Dá uma pesquisada sobre aqueles feltros que a gente cola em pés de mesa e cadeira. ;)

    Abraços

    donadoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    uhum, nós vamos trocar as peles, estava pensando justamente na da evans, só q minha cidade é pequena e dificil de achar, nem pela net to conseguindo um kit da evans...

    + o q estava dizendo é q já vi bateristas colocarem peles em volta da caixa...isso funciona?? tem mais coisas do tipo??

    vlw

    donadoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DrummerZ
    É jogo bumbo 22', com uma caixa de alumínio normal...o estado da pele da caixa já num é akelas coisas, mais o som não era tão bom qdo ela tava inteira..

    filtro??pra q serve iso, vo da uma pesquisada aki...

    obrigado

    DrummerZ
    Veterano
    # set/09
    · votar


    donadoni
    Sim, o O-Ring (que nada mais é que aquela pele recortada) ajuda bastante sim. Pode comparar quando tiver sua pele nova. ;-)
    Cuidado: não é filtro, é feltro. Eles ajudam justamente a controlar o volume dos tambores, mas tiram muito do som original do tambor.
    Provavelmente a batera é 22, 12, 13, 16 e caixa de 14 né?
    São tambores maiores, pra bastante volume.
    Dá uma olhada no Mercado Livre ou no E-Bay. Certamente lá tu vai achar algo legal.
    Abraços!

    racelike
    Veterano
    # set/09
    · votar


    pois é, fitas adesivas com rugas

    toda esticada eu so coloco mesmo é na pele de resposta da caixa, quando às vezes preciso controlar mais ela

    Amok
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Amok
    · votar


    donadoni
    Antes de tudo, voce precisa se certificar que a caixa está afinada corretamente. E dizer que o som está ruim não ajuda muito. Ruim como ? Zunindo ? Chocho ? Excesso de harmônicos ?
    Se tiver um tempinho, dê uma olhada neste artigo que eu postei no meu blog. Talvez ajude em algo.
    Depois de corretamente afinada com uma pele nova de boa qualidade (se não der pra ser uma importada como a Evans, recomendo a Luen Dudu Portes Coated), só aí pense em fazer algum tipo de abafamento.
    Se der, por favor hosteie uma amostra do som de sua caixa (pode ser em video mesmo). Isso ajuda muito para explicar os ajuste que você poderia fazer.

    [ ]'s

    donadoni
    Veterano
    # set/09
    · votar


    DrumerZ

    é sim, essa configuração mesmo...procurei em um monte de site, e o q mais perto de pele da evans achei foi na musicalgreelman, + mesmo assim não tem todas as peças...

    racelike

    Valeu a dica, vou colocar assim q puder...

    Amok

    vou ler sim seu artigo,sobre o som, ele está xiando
    quando eu tiro a flanela debaixo, e bato, o som se estende, já tentei abafar aquelas molinhas debaixo da caixa mais naum adianta...

    obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: como melhorar o som da caixa?