O que é fusa?

    Autor Mensagem
    Naylson da RMV
    Veterano
    # nov/03


    Pô eu to vendo um monte de gente falar em fusa neste site, mas na verdade, que diabos é isso?!!!!

    MarcosDaPeace
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    eu naum sei oque é fusa eu sei oque é fusâo
    serve?

    mazza
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Naylson da RMV
    Fusa é uma notação musical. As notas são divididas de acordo com o tempo de duração no compasso, por exemplo:
    Semibreve - um tempo ( compasso inteiro)
    Mínima - metade do valor da breve (necessita de duas para preencher um compasso)
    Semínima - um quarto do valor da semibreve - (necessita de quatro para preencher um compasso), e assim por diante:

    Semibreve = 1 tempo
    Mínima = 1/2 tempo
    Semínima = 1/4
    Colcheia = 1/8
    Semicolcheia = 1/16
    FUSA = 1/32
    Semifusa = 1/64

    entendeu?? espero ter esclarecido, se ficou alguma dúvida, naum sei como esplicar melhor...

    the_paranoid
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    MarcosDaPeace
    se naum sabe oq eh fusa?

    Naylson da RMV
    eh bm como o cara ali falou, o mazza. eh uma nota musical (figura musical) presente em todos os instrumentos, presente na musica em representação. eh a terceira nota mais rapida q eu conheço, seria a mais rapida q eu vejo usar na bateria. tlvz um rufo mt bm feito chegue em semifusa, mas normalmente naum, a naum ser por andamentos mais lentos

    ThUnDeR
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    os batera em virada usam no maximo 10 (eu só vi 9, mais devem consigui faze mais uminha), sem ser rufos e nuns ritmos decentes

    the_paranoid
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ThUnDeR
    10 uq?

    ThUnDeR
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    batidas

    the_paranoid
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ThUnDeR
    tah 10 batidas... mas em qnt tempo?

    ThUnDeR
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    entaum, em tempos decentes, 1 segundo talvez, mais tipo, notas limpas, naum rufos

    the_paranoid
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ThUnDeR
    po vc naum se espreçou bm, eu faço 10 batidas... tah mas 10 batidas em qnt tempo??? se eu fizer 10 batidas em 10 seg sao as mesmas 10 batidas das q eu faço em 1 seg.

    1 segundo talvez

    em 1 seg dar 10 batidas eh facil. pra vc ter ideia uma fusa podem ser 16 batidas por segundo. se compararmos em um compasso onde usa 120bpm, ocupariam 16fusas para formar 1 seg, 1/2 compasso de fusa. eu faço 16 notas por seg tranquilo limpas... isso eh facil...

    Dogs2
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    semi fusa é quantas batidas por segundo?

    Wumpa Crash
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Wumpa Crash
    · votar


    ¬¬

    O que o mazza disse tá um pouco errado. A primeira parte da explicação só se aplica em compassos 4/4, e a segunda, em qualquer compasso /4. Nota não tem valor fixo. Vai variar de acordo com o denominador do compasso.

    E não se usa 'segundo' no conceito de tempo musical. Se usa BPM, ou semínimas por minuto. Semifusa seria 32 'batidas' por semínima, isso em qualquer tipo de compasso.

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Se usa BPM, ou semínimas por minuto.
    Acho que bpm não quer dizer especificamente semínimas..
    Depende do compasso

    Por exemplo, de for um compasso 7/8, o andamento da música se dá encima da nota básica, que é a colcheia.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Wumpa Crash
    Semifusa seria 32 'batidas' por semínima, isso em qualquer tipo de compasso.

    é fácil fazer semi fusa no bumbo?

    Wumpa Crash
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Locohawa

    Eu sei. Mas independente do compasso, você vê na partitura, *desenho da semínima* = 100 (por exemplo). Não aparece uma colcheia sendo /8, ou uma semicolcheia sendo por /16, saca? Acho que é padrão, semínimas por segundo.

    Dogs2

    Você prestou atenção no que eu disse AT ALL?

    Amok
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Wumpa Crash
    Acho que é padrão, semínimas por segundo.

    Em bateria, se convencionou que o BPM corresponde ao número de seminimas por minuto em um compasso 4/4. Se o compasso for /8, o BPM cai pela metade. Ah, sim : a semifusa corresponde a 1/16 de uma seminima, e não 1/32.

    [ ]´s

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Amok
    m bateria, se convencionou que o BPM corresponde ao número de seminimas por minuto em um compasso 4/4. Se o compasso for /8, o BPM cai pela metade.
    Concordo com isso :)

    Ah, sim : a semifusa corresponde a 1/16 de uma seminima, e não 1/32.

    o.O
    Mas se semínima é 1/4
    Colcheia 1/8
    Semicolcheia 1/16
    Fusa 1/32
    Semifusa 1/64

    ???

    Ou estou completamente enganado??

    Wumpa Crash
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Wumpa Crash
    · votar


    Em bateria, se convencionou que o BPM corresponde ao número de seminimas por minuto em um compasso 4/4. Se o compasso for /8, o BPM cai pela metade.

    Acho que entendi. Se na partitura estiver indicado *desenho da semínima* = 100 e a música for em /8, o tempo 'automaticamente' compensa (caindo pela metade) sem necessidade de outras indicações. Certo?

    A propósito, o "por segundo" foi falta de atenção >_>

    Ah, sim : a semifusa corresponde a 1/16 de uma seminima, e não 1/32.

    Semínima = duas colcheias = quatro semicolcheias = oito fusas = dezesseis semifusas. É, confundi um pouco com o número da nota.

    Mas se semínima é 1/4
    Colcheia 1/8
    Semicolcheia 1/16
    Fusa 1/32
    Semifusa 1/64


    Isso que você disse está certo. O denominador da fração representa o número da nota, como se vê no tipo de compasso (se for /4, a nota 'principal' é a semínima, se for /16 é a semicolcheia, etc). Só que no caso, eu fiz a relação numérica entre a semínima e a semifusa, e no seu esquema, você fez a relação entre a breve (que nem existe mais, mas é nela que se organiza todo o sistema de notas; inclusive a nomenclatura [numérica] delas em inglês se constrói em cima da breve) e a semifusa.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Wumpa Crash
    · votar


    double post.

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Wumpa Crash
    você fez a relação entre a breve (que nem existe mais, mas é nela que se organiza todo o sistema de notas; inclusive a nomenclatura [numérica] delas em inglês se constrói em cima da breve) e a semifusa.
    Ah é! Não li direito o comentário do Amok :/


    Acho que entendi. Se na partitura estiver indicado *desenho da semínima* = 100 e a música for em /8, o tempo 'automaticamente' compensa (caindo pela metade) sem necessidade de outras indicações. Certo?
    Exactamente! :)

    Amok
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Amok
    · votar


    Locohawa

    Mas agora vc entendeu, certo ? A semifusa corresponde a 1/64 de uma breve e a 1/16 de uma seminima, que por sua vez vale 1/4 de uma breve.
    Falando assim, até parece que eu sei teoria... lol

    [ ]´s

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Locohawa
    · votar


    Amok
    Sim, sim, eu não tinha notado que você tinha falado isso:
    A semifusa corresponde a 1/16 de uma semínima

    Só li e e achei que você tinha falado que semifusa era 1/16, mas nem era hehehe
    :)

    Valefort
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    meu professor soh me ensinou colcheia e semi colcheia ate hoje... devo ter 1 ano de aula LOL

    Amok
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Valefort
    Cara, se vc sabe isso, deve saber mais teoria que 70% dos bateristas que existem por aí. =P

    [ ]´s

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Amok
    deve saber mais teoria que 70% dos bateristas que existem por aí
    E mais que 50% de todos os músicos hehehe

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Aliás, dos que se dizem músicos :)

    and92272
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Como por em prática uma semifusa???

    Alguem aí tem algum vídeo pra mim ver como se toca uma fusa no teclado?

    Akira Jimbo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    É por isso que eu sou a favor de pelo menos aulas de teoria musical serem algo obrigatório em todas as escolas no Brasil. Acho um absurdo alguém tocar um instrumento e se denominar músico não saber ao menos o básico sobre figuras rítmicas, algo que não é muito incomum por aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original