qual é a principal diferença entre um chimbal de 13'', e um de 14''

    Autor Mensagem
    AMdrummer
    Veterano
    # jan/09


    Pessual, eu gostaria de saber qual as pricipais diferenças entre um chimbal de 13'' e um de 14'', sendo ele da mesma linha.

    quais são as principais caracteristicas de cada um?
    o de 13'' é mais agudo?ou responde mais rápido?
    qual o melhor pra tocar semi aberto?

    Obrigado pela atenção!

    DSoM
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Se são dois da mesma linha mas de diâmetros diferentes, a diferença principal é que o de diâmetro menor, o de 13", possui uma altura maior que o de 14", que vibra em frequência mais baixa.

    Que tipo de som você toca? Use o de 14" se precisar de algo mais grave, e use o de 13" se necessitar de algo mais agudo.

    Não há diferenças de timbre, sustain, abertura, etc, significativas se são dois modelos iguais, mas de tamanhos diferentes.

    AMdrummer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    DSoM

    Obrigado. muito esclarecedor. vai me ajudar bastante.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    AMdrummer
    1" não dá muuuuuuuuita diferença no som. Eu optei por um de 13" por questão de espaço.

    yurinick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tocar um chimbau de 13" com o pé, teoricamente seria mais fácil....já que tem menos peso...deve fazer alguma diferença se vc tocar por muito tempo.

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu tenho dois de 13" e um de 14" no meu kit.
    Seguinte: os de 14" têm mais "peso": Tocados semi-abertos, possuem som mais grave e encorpado, e possuem mais volume quando comparado ao equivalente de 13". São mais adequados pra som pesado e rock em geral. Pratos leves de 14" também são bastante utilizados em jazz
    Os de 13" são mais "ágeis". O som é bem focado, tanto tocado com as baquetas quanto com os pés, e é mais agudo e cortante que os de 14" equivalentes.
    Bateristas especializados em funk (não o carioca, pelamordedeus !) e soul preferem chimbais menores para criarem padrões mais complexos de condução. Steve Ferrone, por exemplo, adotou um par de 10" !

    [ ]´s

    Vini Ulrich
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    teve uma epoca q eu andei pensando em colocar um chimbal remoto d 13" no meu kit, mais eu tive uns problemas com um china "ruim" e acabei deixando pra lah. mais ainda tenho vontade d ter um chimbal de 13" remoto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Amok
    Qual deles você usa como remoto? Se um dia eu adotar um par de chimbau remoto, será um de 14".

    Amok
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Amok
    · votar


    erico.ascencao
    O chimbal remoto é um par de K´s de 14". Optei por essa configuração porque eu toco muito em 4-way (chimbal em seminimas, tocado com o pé), e meu par K/Z de 13" é excelente pra isso. De todo modo, minha máquina de chimbal remoto tem controle de pedal tb, o que permite modular a abertura. Essa máquina é meio pesada pra ficar acionando com o pé. Eu diria que o par de 14" eu uso mais pra conduzir com a baqueta e o de 13" com o pé. Quando uso padrões de condução alternada ou licks de chibla/caixa, aí uso as baquetas no de 13".
    O segundo par de 13" é um Harpy Krest (atual Krest N) que uso no setor eletrônico do kit. É um par bem levinho, que levo tb para gigs acústicas.

    [ ]´s

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Amok
    Eu tenho dois de 13" e um de 14" no meu kit.

    A diferença é minima. Só quem nota esta diferença é o baterista que está tocando. Ou algúm baterista que estiver ouvindo, mas que seja muito bom de percepção.

    Um abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Amok
    Penso em um dia, quem sabe, pegar uma máquina de chimbau bem furreca pra usar com um segundo par de chimbaus, pra ficar próximo ao de condução. Aí deixaria estes chimbaus soltos, apenas o de cima apoiado no de baixo.

    Amok
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Acho que o Keith Moon fazia isso. Confere aí:



    [ ]´s

    josh mullen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    uma polegada!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual é a principal diferença entre um chimbal de 13'', e um de 14''