2 bateras diferentes e de mesmo $$, qual pegar?

    Autor Mensagem
    Sir PH
    Veterano
    # jul/08


    Seguinte: estou para fechar uma batera para estudo e algumas gravações esporádicas.

    Tenho duas configurações diferentes, de mesmo preço, e gostaria da opinião de quem tem mais conhecimento desse instrumento.
    Na verdade sou guitarrista e não me interessa tornar-me um baterista, apenas conhecer melhor o instrumento e fazer uso próprio dele, claro que com uma certa qualidade (tanto do instrumento quanto do aprendizado).

    Sem mais blablabla, as configurações são as seguintes:

    1 - Mapex Q séries com caixa, 3 tons, um surdo de chão e bumbo. Prataria Sabian B8 com os hit-hat, splash, crash e ride.

    2 - RMV Road-up Plus com caixa, 3 tons, um surdo suspenso e bumbo. Prataria Orion Revolution B10 com os hit-hat, splash, crash e ride.


    Até agora , oq pude perceber é q os pratos Orion me pareceram um pouco mais brilhantes e leves em sua sonoridade, me permitindo pesar um pouco mais a mão. Em compensação a Mapex me passa mais confiança na ferragem e ja que os Sabian não deixam a desejar é uma opção.
    Sendo assim coloco esses dois pacotes fechados que me foram apresentados e peço a opinão do pessoal da percussão ae.

    Desde ja agradeço!

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Eu ficaria com a Mapex, sem pestanejar.
    Poxa, além de ter a mesma quantidade de peças o o surdo não é suspenso. Eu não gosto de surdo suspenso, dá muito trabalho na montagem...

    Acho que para gravação pratos mais leves são melhores, pelo menos com a experiência que tive na gravação, os pratos thin foram melhores.

    Nada contra os produtos nacionais, sério mesmo, mas na minha opinião, a Mapex ainda é superior à RMV.

    Não conheço esses bratos B8 da Sabian, não posso falar nada à respeito deles...

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guga1232000

    É mais ou menos a mesma linha de pensamento. A principio vou de mapex... mas é q ja ouvi falarem tanto de rmv que não custa pesquisar com o pessoal do forum né?
    Valew pela dica ae Guga.


    Mais alguem pode ajudar?

    Heber_MG
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    vo de RMV. Os pratos B10 da orion sao os tops da marca. Mas os pratos b8 da sabian sao horriveis.

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Heber_MG
    Valew a dica...mas pode ser mas especifico quanto à "horribilidade" (inventei agora) dos sabian?

    Rodrigo McBrain
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu nao acho os b8 da sabian horriveis não..

    So acho que são caros demais para o que são...

    Eu iria de Krests N Series, levissimos e brilhantes! E um dos melhores custos beneficios.

    Abraços

    Heber_MG
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Heber_MG
    · votar


    Rodrigo McBrain
    iria de Krests N Series, levissimos e brilhantes!
    falo tudo agora :-)
    os b8 da sabian tem som de lata.

    Rodrigo Frejat
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Pega aMapex Q séries com os pratos
    Orion Revolution B10
    Os sabians B8 são fracos em som em relação ao orion revolution.
    Vc acha que vai ficar o mesmo preço? se ficar faz este conjunto.
    Rola tambem de pegar pratos da mesma marca mais com series diferentes, tipo pega um chimbal orion bacalhau, que é um dos melhores chimbals que tem na orion,e na loja vc mesmo escolhe o melhor atack condução etc... é dificio um set fixo te agradar completamente.

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Rodrigo McBrain
    guga1232000
    Heber_MG
    Rodrigo Frejat


    Valeram as dicas ae...


    Poxa... ainda to meio perdido nessa, acho q vo de revolution e mapex mesmo.
    Mas ainda aceito sugestões pois o negócio só será fechado nessa sexta mesmo.

    Alguem tem rmv? Da pra confiar na ferragem? Como eu disse antes as ferragens da mapex me passam mais segurança, mas sei la, ja falaram tanto da rmv como sendo uma opção nacional que desbancava as gringas que eu fico, sinceramente, na duvida.

    E outra....a diferença de B8 para B10 é muito grande ou nem tanto qnt eu imagino? Digo isso pq muito do som da guitarra eu aprendi com o tempo, sonoridades que no começo me eram imperceptíveis e agora não são, por isso eu tenho ainda tantas duvidas.
    Ah outra coisa.....esse equip é só pra começar...vou melhorar ele , mas não em um futuro tão próximo.

    Mais uma vez...valeram as dicas até aqui dadas.

    julio-tm
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu indico vc pegar a a batera Mapex que por inquanto ainda eh superior a RMV e pegar uns pratos tipo Krest Nseries que sao brazucas e sao melhores e mais baratos que a linha B8 da Sabian

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: guga1232000
    · votar


    Sir PH
    Eu já tive uma RMV concept, o som é ótimo cara! Sério mesmo, o som é fodástico! Mas o problema eh a montagem, as rmv são horríveis para montar/ desmontar, elas não são nem um práticas, pois o sistema de stop dela é precário e a pecinha dos tons que encaixa no clamp são de plástico, se vc monta e desmonta a batera com frequencia, acaba perdendo muito tempo nesse processo e essas pecinhas têm grande chance de dar problema. Eu não confio neles.

    Troquei a minha RMV por uma Mapex V-Series (aquelas de bumbo de 18") e não me arrependo, pois o som é bom e é muito prático para montar.

    Quanto à qualidade das ferragens, não gosto da máquina de chimbal, pois ele não sobe se o prato for pesado (a série bacalhau e groove por ex...), mas os stands de pratos são reforçados e não oxidam (bom se for tocar na praia...hohoho), são bons pra caramba por serem bem robustos. Acho que a RMV peca MUITO, é o sistema de fixação mesmo, que não facilita a montagem e as pecinhas que encaixam no clamp que são de plástico.

    *edit para alguns erros de portuga...hehehe*

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    julio-tm
    Valew ae cara....to procurando mesmo pelos pratos nacionais, depois dos toques. Sabe como é...como eu disso eu sou guiatrrista e as vezes agente se impressiona demais com a marca.


    guga1232000
    Ae guga....me apareceu uma oferta de uma Mapex Vx.
    Vc acha que a Vx com 3 tons e o conjunto Revolution B10 da Orion (Splash, Crash, os 2 hit-hat e ride) por 2700 é um bom preço?
    Creio que vou pegar essa, pois não achei que a diferença de preço (contando com qualidade) em relação à Q série seja muito grande.

    Valeram as dicas até aki! Continuem postando , pois como eu disse, tenho até sexta para pensar.

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Quanto aos preços vc me pegou cara, eu estou totalmente por fora de preços. Mas levando em conta que só a batera Mapex vale uns 1700, seria praticamente 1000 de prataria, acho que está na média...

    Acho que vc naum vai gostar do pedal de bumbo...

    Sab_Ian
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH

    Cara, se eu estivesse no seu lugar, eu pegaria uma RMV com os pratos da Orion. Eu tenho uma Mapex série M e acho uma excelente bateria. Se você for de Mapex, então prefira escolher da série VX pra cima, porque a série Q é a série mais básica da Mapex, as ferragens (como as canoas dos tambores), são muito simples e frágeis.

    Quanto aos pratos, eu tenho um kit B8 da Sabian (basta ver meu nick), e te afirmo que você não estará comprando porcaria. Uma ressalva quanto ao kit da Sabian é quanto às bordas dos pratos, que considero afiadas demais, talvez mal acabadas; mas mesmo assim, a sonoridade é ótima.

    Ainda não tive a oportunidade de tocar com os B10 da Orion, mas acredito que por serem agora, a linha top da empresa, provavelmente os pratos devem ser bons, por isso eu os recomendo a você.

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    guga1232000
    Bom....por enquanto num vo esquenta com pedal de bumbo não, no máximo vou trocar o pirulito por um com feltro e madeira, ou feltro e plastico, mas oq vier na batera vai ter q aguentar na marra :)


    Sab_Ian
    Tu veio coloca fogo na parada....hahah. A galera até agora pendeu pra Orion e tu me fala de sabian?!?
    Brincadeira.
    Vou colocar a prataria uma do lado da outra e descer o braço...a que soar melhor eu levo.

    Sabem como é...pedi dicas pra vcs pq num tenho a manha. E vendedor qué vende, não importa qualidade real, eles sempre aumentam no blablabla, fazendo panelão ter um som fantastico de ride.

    Valeram as dicas, amanhã de manhã vo da uma passada nas lojas e testar na real.

    Abraços.

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Aí depois vc fala qual vc escolheu e se ficou satisfeito... =)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Faz tempo que não posto por aqui...

    Bom, eu tenho uma RMV Road, só que talvez eu não possa te ajudar muito, pois eu comprei um surdo de 16" de chão pra ela, e transformei o surdo de 14" do kit original num tom que fica sobre o bumbo - estou pressupondo que o surdo suspenso seja de 14". Realmente este lance de surdo suspenso é chato e pesa contra a RMV. Lembre também que a RMV vem com peles de filme simples - eu gosto e estou com elas faz um ano, mas muita gente prefere filme duplo pois facilita pra afinar, principalmente nos tambores mais graves. Sobre as ferragens serem fracas, é intriga da oposição. Elas não são de plástico, são de ferro revestidas com uma camada de "alguma coisa" preta, são muito fortes e resistentes. Sobre os pratos, não conheço os Orion.

    Quanto à Mapex, se eu não me engano já toquei numa, mas ela estava com pele filme duplo, então não dá pra comparar com a minha. Aliás, nem sei se ela já vem com pele de filme duplo de série.

    Quanto aos pratos, assim como alguém aí já disse, os Krest N são muito legais, tenho e aprovo.

    Heber_MG
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    e transformei o surdo de 14" do kit original num tom que fica sobre o bumbo

    voce troco ele de lugar, mas ele continua sendo surdo.
    voce pode bota ele no telhado que ele vai continuar sendo surdo. Ele nao leva esse nome pela posição que ele se encontra.

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao
    Eu não falei da ferragem, falei daquele bagulho que vc prende no Clampo que é de plástico sim... Eu tinha uma RMV.
    As canoas são de inox e oxidadas (é um processo anti-oxidação).

    netinho20
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Cara , eu tenho hit-hat Orion solo pro master e eles sao bons, a linha Revolution e bem superior, seria uma boa adquiri-los. Minha batera é uma RMV Road-up, é uma boa bateria, o unico problema que tem é com a caixa, se vc usa muito rimshot, aquela cobertura preta do aro pode descascar. Se eu fosse vc pegaria a rmv com o kit da Orion

    leviribeiro
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    vai de mapex, cara

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fala pessoal.
    Acabei de chegar da Teodoro, e com o negócio fechado.

    Vamos ao maquinario, como pedido pelo Guga:

    Mapex Vx (deep coffe - café) com 3 tons (10"/12"/13"), surdo de chão (16") e bumbo (22").
    Não vou discutir sobre a batera pq existe uma gama muito grande de combinações (madeira, ferragens etc.) que fazem o som da batera, e eu so principiante nessa area... e vai de gosto e estilo musical tbm.

    Bom...como eu testei os pratos, eu falo um pouco mais deles.

    Fiquei com os B8 da Sabian. Testei ainda os Revolution B10 e os Vizzius.

    Set Vizzius: curti muito o set, só achei os hit-hat um pouco estranhos, talvez algudos, mas a principio achei estranho (não por não gostar, mas por não conseguir defenir com certeza o som desses pratos em relação ao q eu queria).
    Um crash legal e um ride com som de cupula, na minha humilde opinião, muito bom mesmo. Achei o som do resto do corpo do ride não muito agradavel, no sentido de que eu queria um pouco mais de acento no ataque dele (não digo acento da mão, mas clareza de ataque).

    Set Revolution B10: me disseram que esses pratos teriam um som mais cristalino, mais claro, e talvez isso tenha influenciado na minha decisão quando ouvi o som original dos pratos.
    Até gostei do ride mas achei o crash um pouco denso em sua constituição(material do prato). Achei que ele seria menos denso, talvez como um prato Thin, mas no set vem um prato medium e eu não vi uma diferença tão grande desse crash em relação ao solo pro.

    Sabian B8: não exalto esses pratos por excelencia ou nada do tipo, mas escolhi eles por estarem mais balanceados, em relação ao meu gosto (pelo menos atual).
    O crash vem no modelo 16" Thin, oq me agradou muito. Achei q os hit-hat dele tem um som um pouco mais leve e claro que os do Revolution. O corpo do ride agradou, mas não tanto quanto a cupula, que pra soar legal precisa de uma "forcinha a mais do braço".

    Pegando set's fechados assim eu não procurava nada especifico, e muito menos uma qualidade profissa, mas algo balanceado que me proporciona-se um estudo , até certo nivel, agradavel.

    Valew a compreensão de todos q ajudaram :), agora eu peço q continuem a postar suas opiniões para q com o tempo e conhecimento eu possa saber oq experimentar para melhor esse maquinario todo.

    Abrass geral, hehe

    Amok
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Parabéns pela aquisição. Vc está com um excelente kit para nivel iniciante/intermediário. Desculpe não ter dado meus palpites a tempo, pois estive meio ocupado. Se tiver como, depois posta umas fotos e um som ae.


    Heber_MG
    Ele nao leva esse nome pela posição que ele se encontra.
    Isso é irrelevante. Tons e surdos são tambores construidos com o mesmo propósito. A coisa antigamente era mais simples: se tinha pés, era surdo, se ficava montado num holder, era tom. Com essa historia de surdo suspenso, a coisa ficou confusa. Teoricamente, os surdos suspensos são tons grandes, por não possuirem pés.
    As dimensões do tambor não definem seu nome. Existem kits de Jazz com surdos de 13" e Kits de metal com tons de 16".

    Como eu disse, é irrelevante.

    [ ]'s

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Amok
    Heber_MG
    Quando falei surdo quis dizer tambor de chão.

    guga1232000
    Eu não falei da ferragem, falei daquele bagulho que vc prende no Clampo que é de plástico sim... Eu tinha uma RMV.

    Aqueles clamps para tons da RMV são de algum polímero (vulgo plástico) mesmo. Mas não é plástico "de brinquedo", é um troço super resistente. Na verdade não tenho certeza se o material é polimérico ou se é de fibra de carbono... enfim, o que importa é que é resistente sim, em um ano de uso não tive nenhum problema.

    As canoas são de inox e oxidadas (é um processo anti-oxidação).

    As canoas devem ser de inox mesmo, e vêm com uma pintura meio vagaba mesmo. O aro da caixa começou a descascar depois de alguns meses, e os dos tons também - destes demorou um poquinho mais, mas aconteceu porque eu costumo colocar clamps para splash e agogô pendurado nos aros dos tons.

    guga1232000
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH
    Ae!! Parabéns cara!! =D
    Batera nova é a coisa mais fodástica que tem!! hehehe
    É que nem brinquedo novo...

    Amok
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    erico.ascencao
    O material usado nas canoas da RMV é um compósito de polimeros plasticos e fibra de carbono. O resultado é um material leve e bastante resistente. Não sei se é tão resistente quanto metal, mas dá bem pro gasto. Ouvi raros relatos de quebra de canoas RMV. Se o material fosse vagaba, os relatos seriam bem mais frequentes.

    [ ]'s

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ae pessoas....não é falta de educação não ein.
    É que o maquinário ainda não foi entregue....mas eu posto assim que eu tiver colocado as mãos na batera :)

    Um abraço a todos!

    Sab_Ian
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Sir PH

    Acabei de chegar da Teodoro

    Mapex Vx

    Fiquei com os B8 da Sabian


    Pelo jeito você seguiu firmemente meu conselho hein cara, hehehehehehe. Mas é isso aí, parabéns pela batera.

    Com o tempo, será necessário trocar as peles que vem junto com o kit, porque as que vem são muito finas, gerando um som muito brilhante e agudo, e também são pouco duráveis.

    E só por curiosidade, qual foi a loja que você comprou a batera?

    Sir PH
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Fala galera...só não consegui gravar ainda, mas fiquei muito satisfeito com a batera.
    Mais uma vez agradeço a atenção de todos os que opinaram e me deram base pra começar a entender um pouco mais desse instrumento, que eu admiro muito.
    To estudanto agora uma maneira de dar uma amenizada no som dos tons, aquela abafadinha de leve.

    E continuando a ser inconveniente...heheh, oque vcs toman por base para afinar bumbo, surdo , caixa e tons? Alguma afinação standard especifica?

    Sab_Ian
    É na hora de testar tudo e ver o preço final do maquinario eu optei por gastar um pouco mais, mas levar a Vx. E como eu citei antes, achei os Sabian mais balanceados, para o som que eu estava procurando. Claro que com o tempo as coisas vão mudando, evoluindo, mas estou muito contente.

    Com o equip na Tango, la na teodoro.

    Bom...abrass a todos :)

    leossampaio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Gostei da opção q vc pegou pra falar a verda nunca fui muito com a cara da mapex Qseries ela me parece uma TURBO metida a besta nesse caso eu ficaria com a RMV tenho a minha SCORPION(ainda) e nunca tive nenhum problema sério com ela (mas tb sou muito cuidadoso com ela) mas essa série Vx com pratos Sabian B8(que eu gosto muito) eu estou satisfeito por vc. Acrediito q foi um bom investimento e q se vc arrepender não terá grandes problemas em passar pra frente nem de´perder grana nele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 bateras diferentes e de mesmo $$, qual pegar?