Variedade de ritimos

    Autor Mensagem
    netinho20
    Veterano
    # abr/08


    Ae galera criei esse topico para falar de um erro comum. O fato de muitos bateras, principalmente os iniciantes, se prenderem muito ao rock e buscar somente a velocidade. Tem muitos bateras que tocam a um bom tempo e so toca rock, se mandar tocar um samba nao sai nada. O que faz um bom batera é a variedade em tudo. Vamos aprender toca reggae, afro cubanos, jazz, .... Vamos valorizar tembem o que é nacional: samba, forró, bossa nova, axé, baião....Nao adianta voce ser bom so em rock, jazz ou samba. Tem que saber um pouco de tudo e ser bom no ritimo que voce gosta.

    julio-tm
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    netinho20

    Boa idéia....

    Isso é um fato consumado, todo iniciante que não tem uma orientação profissional, ou seja de um professor, se apega ao rock, creio eu que pelo fato de ele ter uma levada bacana e mais fácil de se aprender.

    Para quem quer seguir como batera, o mercado hoje tah muito exigente, eles procuram pessoas versáteis, que saibam de tudo um pouco e que tenham facilidade em se adaptar caso precise mudar drásticamente de ritmo.

    Por fim, um conselho aos novos, sejam versáteis e procurem ritmos diferentes e sejam abertos a criticas e opiniões.

    Abs

    [ JuLiO ] St's

    netinho20
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O que aconteceu comigo foi que eu comecei a aprender a tocar bateria com um colega que me deu umas ideias iniciais, mas depois comecei a estudar sozinho com videos e materiais didaticos. Um colega meu tem uns 15 anos de bateria e disse que aprendeu assim, hoje ele toca em banda de rock e esta bem de vida. Estudando sozinho eu desenvolviu bastante, mas resolvi entra em uma aula. Cara o professor me mostrou o mundo da bateria, ai entao eu pude perceber que minhas ideias eram muito limitadas. Comecei a aprender outros ritimos, e tive que excluir alguns erros e vicios, que da muito trabalho. Tenho um outro colega que começou antes de mim e o cara so toca rock! POr isso que eu dei um conselho muito importante pra galera.

    Amok
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    É preciso lembrar que o kit de bateria é invenção americana, derivada da percussão de fanfarra, que também é algo tipicamente americano. Então, dá pra se dizer que a bateria é um instrumento projetado a partir de necessidades de músicos americanos tocando música americana. O setup de bateria é altamente inadequado para se tocar ritmos sofisticados, complexos e cheios de nuances como o samba, afro-reggae, baião, maracatu e ritmos afros afins. Somente musicos altamente diferenciados como Airto Moreira, Douglas Las Casas e Vera Figueiredo (só pra citar alguns) conseguem traduzir para a bateria a riqueza destes ritmos com a dignidade adequada.
    Eu assumo: sou incapaz de fazer uma levada decente de samba na batera. No máximo, um bossa nova. E tiro o chapéu e mostro minha careca pra quem sabe tocar isso decentemente neste instrumento gringo, feito pelos gringos, pra tocar musica gringa.

    [ ]´s

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Amok
    O setup de bateria é altamente inadequado para se tocar ritmos sofisticados, complexos e cheios de nuances como o samba, afro-reggae, baião, maracatu e ritmos afros afins.

    Hmm... Acho que isso merece um tópico! =)

    netinho20
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Acontece que os bateras que tocam muito mais alem do que rock se destacam. Se pararmos para pensar na concorrencia que existe no mundo da musica, ou em qualquer outra profissao, vemos que as pessoas que atingem niveis mais altos sao as mais capacitadas e flexiveis, algo diferente do tradicional. Hoje existe muitos bateras que sao feras do rock, mas sao muito presos a este stilo. Na minha opiniao, tocar rock bem é o minimo que se espera de qualquer batera profissional, agora quando ele parte para um maior conhecimento de outros ritimos ele se destaca.

    Heber_MG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    TG Aoshi
    concordo, como eu toco na igreja, tem muita variedade de ritimos e por isso as vezes a bateria fica devendo, parece que ela fica mutio pessada para algums ritimos.

    netinho20
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    devido a dificudade de tocar outros ritimos na bateria devemos estudar mais os outros menos tradicionais

    Amok
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Amok
    · votar


    netinho20
    Acontece que os bateras que tocam muito mais além do que rock se destacam.
    Certamente. Isso é porque estes músicos transcendem a natureza do instrumento. Mas, pessoalmente, eu prefiro tocar rock muito bem a ser meia-boca em vários estilos.

    [ ]´s

    Heber_MG
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu ja vi isso antes, dependendo da sua levada, vc vai ter mais facilidade pra uns ritimos, e mais dificuldade pra outros.
    Eu gosto muito de tocar repique, mais odeio marcha.

    netinho20
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Como tudo na vida, na bateria o gosta do batera é o mais importante para ele, se o cara quer tocar rock ele se aperfeiçoa no rock. Mas um exemplo é a vida proficional: voce quer ser um Biologo, mas tem que estudar matematica, historia, geografia no ensino medio, mas so depois voce vai estudar biologia em uma faculdade. Mas quando voce for um biologo voce vai ver que toda aquela matematica e historia te deu um suporte e uma experiencia para que voce chegasse a ser um Biologo. Na bateria tambem funciona dessa maneira. Tambem minha preocupaçao em aprender varios ritimus nao é o simple fato de saber, mas sim pelo fato de buscar mais tempero para meu stilo, eu gosto muito de ritimos latinos. Eu acho que o rock é muito interessante, mas tem muito aquela coisa ja "determinada" velocidade, velocidade.... Me desculpe a galera que ama o rock.

    pedal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Aproveitando o topico ( e tambem pra movimentar um pouco esse forum)
    Alguem poderia postar um grovizinho mais simples de samba (daquele mais rapidinho )?
    Vlw

    Sab_Ian
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Concordo com Amok e com netinho20.

    Se o tópico acabasse agora, acabaria completo.
    Por isso que não tem como ver Mike Portnoy tocando jazz, muito menos Dave Lombardo. Eles até tocam, mais eles são metal e acabou. Já Jeff Hamilton tocando metal ia ser bizarro.

    Lello Mayer
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eh verdade, os bateras deixam muito a desejar no quesito de ritmos variados. Jah os guitarras são mais versáteis.
    Vc vai vai poder ver O guita do Sepultura, (me fugiu o nome dele) tocando blues e erudito. Parece mentira mais o cara faz.
    Quando mais conhecimento o batera adquirir melhor para ele. Inclusive para sua musicalidade. Seja qual for o seu ritmo preferido, seja versátil. Aprenda o maior numero de ritmos, grooves, tecnicas, que puder.

    netinho20
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Cara, na minha opiniao quanto mais o batera domina uma variedade de ritimos e tecnicas diferentes ele se torna mais completo, nao so pelo fato de saber, mas porque dmostra que é um profissional que busca estudar cada vez mais, e nao se prender a um so stilo.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    Então, dá pra se dizer que a bateria é um instrumento projetado a partir de necessidades de músicos americanos tocando música americana.

    Um adendo: música NEGRA americana. Acho que isso não impede de se usar a bateria em outros ritmos igualmente influenciados pela cultura negra [como o samba por exemplo]

    Falou

    Amok
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Amok
    · votar


    J. S. Coltrane
    Um adendo: música NEGRA americana
    Essa questão racial sempre dá briga...

    OK, o Dixieland e o Jazz, principais responsáveis pela criação dos kits de bateria, são de origem indiscutivelmente negra. Mas NMO, os estilos que consagraram a bateria como kit foram o som das Big Bands e o Rock´n´Roll. Duvido que o som das Big Bands (que não deixa de ser jazz) existisse se não fosse a influência orquestral européia branca. O rock, mesmo com a paternidade de Chuck Berry, não seria tão popular se não fosse Elvis Presley. Então, não concordo que o kit de bateria seja resultado direto da musica "negra" americana. Pra mim, os terrenos naturais da bateria como kit são a música POP americana, qualquer seu seja a cor, e o Jazz, esse sim música de origem negra, (in?)devidamente apropriada pelos brancos. Por "pop", que fique claro, entenda-se que inclui toda a música não-folclórica, não-regional, não-experimental e não-erudita. Isso inclui o Rock com todas as suas vertentes, o Country, o Blues e o Soul.

    [ ]´s

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Amok

    Boas colocações como essas merecem um up.
    O que significa "NMO"?

    Amok
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    J. S. Coltrane
    NMO= na minha opinião.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original