Só existia a Zildjian?

    Autor Mensagem
    sIAMESE
    Veterano
    # mar/07


    Ae gente. Recentemente me surgiu uma dúvida:

    Estava a pesquisar sobre a história de Avedis Zildjian e fiquei impressionado pela empresa ter começado a fabricar seus bronzes em 1623.

    Até notei fotos de grandes Bateristas como McBrain e Portnoy, respectivamente fortíssimos endorses da Paiste e Sabian, usando Zildjians no começo de sua carreira. Qualquer foto de Baterista dos 70' pra trás só encontrei Zildjian.

    Pesquisei sobre a Sabian, e ela havia nascido 1981.

    Da suíça Paiste, não encontrei muita coisa, mas as datas que encontrei eram todas bem novas.

    As nacionais só surgiram em 1986.

    -------------------------------------------------------------------

    Portanto, para os veteranos ae, antes de 1981 só existia Zildjian?
    To meio bolado, pois devia ser extremamente difícil conseguir Pratos então por aqui.

    Amok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Os pratos Paiste passaram a ser produzidos em série a partir de 1917, portanto, antes da invenção do set de bateria. A Paiste só ganhou força após 1950, depois da II Guerra Mundial.
    Também existiam no primeiros kits os pratos turcos Istanbul e o Wuhan chineses.
    A Zildjian foi a primeira fabricante de pratos a investir maciçamente em marketing. Isso incluia o "endorsement", que é um contrato do tipo "eu cedo meus pratos pra você usar em seus shows e você divulga minha marca". Quando o batera é bom e influente, sempre funciona. Obvio que só marketing não faz milagre. Os Zildjians são realmente pratos de excelente qualidade, mas quanto a serem melhores ou piores que seus concorrentes diretos Sabian ou Paiste.
    No Brasil, Weril fabricava pratos de qualidade muito boa desde a década de 60. Eram os saudosos Ziltannan, que eram os pratos top nacionais da década de 70, verdadeiras relíquias atualmente. Sou um feliz proprietário de um ride Ziltannan 20" da comecinho do anos 70.

    Mas em uma coisa vc está certo. Antes da década de 90, bateria da boa qualidade, só as importadas, e eram praticamente inacessíveis, pois a importação era proibida na época. Os pratos, então, só contrabando ou a preços inatingíveis. Então a gente tinha é que se contentar com os pratos de latão que acompanhavam a batera, que nem marca tinham.

    [ ]´s

    ROo
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Estava a pesquisar sobre a história de Avedis Zildjian e fiquei impressionado pela empresa ter começado a fabricar seus bronzes em 1623.
    Oo
    fiquei impressionado (2)
    Cacete oO

    Amok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ROo
    fiquei impressionado pela empresa ter começado a fabricar seus bronzes em 1623

    Nessa época os címbalos eram utilizados para cerimônias religiosas e para criar ruídos para afugentar os inimigos. Pensando bem, a função dos pratos até que não mudou muito até hoje...rsrs.

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Amok
    Hj em dia, afastam os vizinhos... ^^

    Abraços!

    sIAMESE
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Amok

    Interessante saber que havia outras marcas, mas que infelizmente acabaram! E eu não sabia que a Paiste estava por aí desde o começo do século.

    E poxa! Como fui me esquecer da Wuhan!

    Nessa época os címbalos eram utilizados para cerimônias religiosas e para criar ruídos para afugentar os inimigos. Pensando bem, a função dos pratos até que não mudou muito até hoje...rsrs.

    Essa foi uma das razões pela qual eu fiquei curioso também. "O que esses pratos faziam no século XVII"?

    Interessante saber.

    DrummerZ
    Hj em dia, afastam os vizinhos... ^^

    Pois é. Você tem toda razão. hehehe

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/07
    · votar


    Se não me engano, a Wuhan fabrica material em bronze (começou com gôngos) a mais de 2000 anos. Não tenho certeza tb, mas acho que eles inventaram o China (sugestivo.. ¬¬)

    Abraços.

    Amok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Christhian
    Correto. Os chinas são pratos diretamente derivados dos gongos chineses. E neste mundo globalizado, podemos dizer que os melhores Chinas turcos são americanos ou canadenses.

    [ ]´s

    sIAMESE
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Amok

    Pois é. A Zildjian foi quem copiou os Pratos China da Wuhan.
    Palmas para a Wuhan.

    Christhian
    Se não me engano, a Wuhan fabrica material em bronze (começou com gôngos) a mais de 2000 anos

    Caramba! Será?
    Fora do sério isso!

    Gene_Hoglan
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Caramba, a galera deu um show de conhecimento, Amok eu ainda tenho um Ziltannan ehehehehe, um Crsh de 14 polegadas, e te digo, tem um som muiito bom, alias, era uma marca que se existisse hoje em dia, deixaria muito prato no "pianinho", hoje em dia, existem muitas marcas otimas, é tudo um questão de gosto dos bateras, eu estou remontando meu set de bateria apenas de marcas nacionais, de fora so o Wuhan huauhhuhuhu,
    []´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Amok
    os melhores Chinas turcos são americanos ou canadenses. O_O

    Isso me faz lembrar do Rock In Rio Lisboa versão canadense da Itália. XD

    Amok
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Gene_Hoglan
    Cuide bem de seu Crash. Os crashes da Ziltanann são mais raros ainda porque duravam pouco. Eu perdi um de 16" porque rachou da borda até a cúpula. Mas que tinham um belo som, isso tinha. Mas precisava pegar leve, senão, adeus pratinhos.

    [ ]´s

    aboth
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ufa como o Amok já sabe resgatei um ziltannam de 14 que tinha vendido e agora ele continua fazendo parte da minha batera nova que é uma LUDWIG.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Só existia a Zildjian?