Bateristas de Fusion: Pura 'embromação'?

    Autor Mensagem
    sIAMESE
    Veterano
    # jan/07


    Ae gente, hoje eu estava vendo uns videos do Dave Weckl, como todos aqui ja sabem, ele toca Fusion.
    Mas depois de ver tudo eu fiquei meio bolado, pois toda a hora o cara ta quebrando tudo, variando demais.

    E então queria saber se esses bateristas de Fusion/Jazz, seguem uma composição que é feita, ou em cima da levada da música vão embromando?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu acho que é mais improviso.

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sIAMESE
    Ñ sei. Eles são tão fodas q mais provável eles saberem todos os desenhos das bateras de cabeça e só variar um pouco aqui e ali (coisa q tds nós bateras fazemos). Mas tb.. Se eu tocasse como o Weckl, mandaria as músicas longe e faria mta firula. Hehehe
    Dá uma ouvida no Kiko Freitas pra vc ver uq é improvisar em um kit de bateria. ;)

    Abraços!

    thor_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    é mt mais improviso, com toda a certeza

    sIAMESE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Thiago Yoshiki
    thor_

    Pois é, aí é meio sem graça. Prefiro quando o cara segue uma composição que é feita mesmo.

    Mas de qualquer maneira, os cara tocam demais.

    DrummerZ
    Dá uma ouvida no Kiko Freitas pra vc ver uq é improvisar em um kit de bateria. ;)

    Vou prucurar. O que esse cara toca?

    DrummerZ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sIAMESE
    Cara.. ñ tenho certeza. Sei q é um dos melhores do mundo na batera. O traditinal do cara é tão rápido q vc nem vê a baqueta.
    Eu tenho uns vídeos variados dele, tpw ele tocando samba, rock, jazz. Sl. O cara é foda. Toca qlqr coisa eu axo. Axo q ele é meio free-lancer. Hehe

    Abraços!

    sIAMESE
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DrummerZ
    O traditinal do cara é tão rápido q vc nem vê a baqueta.

    Putz, me senti humilhado!

    Tdrummer
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    O Kiko Freitas é muito foda mesmo, conheço a história dele, e ele
    foi aluno do Dave Weckl, só que a diferença é que ele estudou muita música brasileira e o Weckl não. Mas tanto o Weckl quanto o Kiko, têm muita técnica e musicalidade, só que o Weckl é bem mais velho e tem mais experiência e tem também todo o respeito do Kiko por ter sido seu professor.
    Aliás, vi um workshop do Weckl em 99 lá no Café Piu Piu em
    São Paulo que foi muito foda, e esse lance que vcs estão falando de improviso é só qdo ele tá fazendo um solo free, pq nas músicas dele, muda só uma coisinha ou outra, mas mantém os mapas e convenções das músicas.

    DrummerZ
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Tdrummer
    Eh... se ñ me enagano o Kiko foi ter aulas com um desses fodásticos ae, e terminou ensinando o cara. Hehe
    Claro, não sei se é verdade, mas me contaram a história.

    Abraços!

    Amok
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Na verdade, é uma mistura de conhecimento da partitura e improviso. Normalmente, os caras recebem uma espécie de "mapa" que informa as fórmulas de compasso, os compassos reservados às viradas, as acentuações, mas deixa bastante margem para improvisos. Daí, quando mais repertório técnico o batera possui, mais ele pode mostrar. É por isso que caras como o Weckl arrebentam: possuem um repertório técnico vastíssimo e uma musicalidade extremamente apurada.

    [ ]´s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Amok
    Essa espécie de "mapa" que eu acho interessante. Sou inexperiente ainda, não tenho banda nem nunca gravei nada, mas quando tiver uma composição pra eu acompanhar quero que seja desta maneira.
    Na sua opinião, é fácil conseguir isso dos outros músicos, ou eles vão querer "prender" você um pouco pra ficar do jeito que eles querem?

    Xin_Taos
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Amok

    Se não me engano também funciona dessa forma no jazz e seus derivados (bossa nova por exemplo)...
    Eu sou meio duvidoso pra afirmar muita coisa pois sou meio que cabaço na batera, heheh

    sIAMESE
    Pois é, aí é meio sem graça. Prefiro quando o cara segue uma composição que é feita mesmo.
    Aí é questão de opinião, mas eu gosto dos bateras de fusion e jazz...
    Dennis Chambers, Buddy Rich, Dave Wecl e cia são muito bons!!!
    Mas também gosto dos bateras de "composição feita". Entre eles você encontra fodásticos como Neil Peart, que manda muito bem nos dois estilos, John Bonham, Ian Paice e um enorme etc.

    Amok
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Amok
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Normalmente, os outros músicos não ligam pros detalhes do que o batera faz. O mapa serve justamente pra orientar o batera pra tocar sem atropelar o resto da banda.
    Xin_Taos
    Dá pra usar o mapa em qualquer estilo. É que em pop/rock, a estrutura da música costuma ser tão simples que o mapa se torna desnecessário. Obviamente estou excluindo os progs, rush e DTs da vida.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bateristas de Fusion: Pura 'embromação'?