Lições de polirritmia

    Autor Mensagem
    Rodrigo Salles
    Veterano
    # ago/06


    Olá, pessoal!

    Antes de mais nada, não existi nenhum tópico específico sobre o assunto, apenas algumas menções aqui ou ali, aplicado nesse groove ou naquele.

    (Até quando vou ter que avisar que eu sempre uso a busca, hein??)

    Bom, gostaria de algumas explicações e também de alguns exercícios sobre isso, em que tipo de música essa técnica é mais utilizada e porquê.

    Quais as dificuldades que se apresentam na execução e quais os pré-requisitos necessários para dominá-la??

    Segundo o dicionário Houaiss: superposição de divisões rítmicas.

    Valeu, moçada!!

    Abraços.

    leossampaio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cara vou proucurar algum material pra te sugerir sobre o assinto

    Slime
    Veterano
    # set/06
    · votar


    procura o metodo ou qualquer outra coisa de mike minnemann
    que faz polirritmias com a maior tranquilidade do mundo

    mas é isso mesmo ai

    habilidade de tocar signatures diferentes ao mesmo tempo
    entre um pé e uma mão ou entre os pés e maos

    é meio diferente de tudo que você já absorveu ouvindo musica moderna e vai travar no começo. porque o bicho é complicado!

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    leossampaio
    cara vou proucurar algum material pra te sugerir sobre o assinto

    Valeu, velhinho, aguardando...



    Slime
    procura o metodo ou qualquer outra coisa de mike minnemann

    Não conheço esse fulano, vou dar uma pesquisada.


    Alguém mais, alguém mais...????

    Baqueiro
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tô por fora... mas eu ja me quebro fazendo o chimbal em tercina e tentando botar um groove no bumbo e caixa que não seja também...

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Baqueiro

    É, parece bem embassado, vamos esperar as manifestações da galera e ver o que eles trazem.

    DrummerZ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Procure [url=www.gersontricks.cjb.net]nesse site aqui[/url]


    Abraços!

    DrummerZ
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Ah... =\

    Droga. Faiô. Hsauuhasuhas...

    Da nd. Se naum da pra sacar ae, o link eh esse: www.gersontricks.cjb.net


    Abraços!

    Slime
    Veterano
    # set/06
    · votar


    marco minnemann tem um livro quase totalmente voltado pra isso.
    esqueci o nome do livro e aonde tem pra baixar hehehe

    Amok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Aqui tem um pouco do Professor praticando polirritmia. Parece muito simples: é um ostinato em 3/4, levado com os pés, enquanto as mãos vão debulhando a batera (o começo do solo é em 3/4 tb, mas depois não consegui mais identificar a fórmula)

    http://www.youtube.com/watch?v=q-VPU4lgRPQ

    tente também achar alguma coisa do Lello Nazário, que cria uns maracatus em polirritmia. O padrão mais comum de polirritmia é 3/4 nos pés e 4/4 nas mãos, mas tem uns insanos como o Virgil Donati que fazem paradiddles entre mão e pé esquerdos enquanto o lado direito executa double paradiddle.

    [ ]´s

    [ ]´s

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ok, vou pesquisar sobre o assunto.

    Perdão, o que é ostinato??

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Rodrigo Salles
    Perdão, o que é ostinato?

    É um elemento musical (rítmico, melódico ou ambos) que é repetido insistentemente.

    Slime
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pô, gostei do solo. Embola um pouquinho pra quem não tá acostumado a fazer. Vocês tão conseguindo aí? =]

    Alguém estuda ostinatos alternando bumbo pra chimbal? a la derek roddy

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Opa!!

    Achei um método!! Chama-se Mr. Groover
    O autor é Ticho Lavenere.

    Têm alguns exercícios sobre o assunto, além de outros assuntos também.
    Parece bem bacana.

    Falou!!

    MetalDrummer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Amok
    Rodrigo Salles


    Eu acho esse lance de poliritmia muito bizarro...é coisa de louco, mas finalmente eu consegui achar uma música que tem certas lições de poliritmia que eu considero "fáceis" embora eu ainda sofro pra tocar a música...

    quem quiser conhecer, baixem JOURNEY - DON´T STOP BELIEVING
    essa música é uma espécie de balada aonde rola uma batida simples só que na medida que a música cresce aparecem surdos e tons, mais tarde umas acentuações no ride e mais pra frente a música tá com chimbal, caixa, bumbo, 2 tons, surdo e ride ao mesmo tempo.

    das primeiras vezes que ouvi a música eu tinha achado que ela havia sido gravada em 2 takes, onde no primeiro foi gravada a base simples daqual falei e no segundo take foram gravados os tons, surdo e ride.

    Mas ao ver a banda ao vivo, o batera toca o chimbal com a mão esquerda, enquanto a direita cuida de todo o resto, simplesmente maravilhoso.

    Vale lembrar que o baterista que gravou é o lendário e monstruoso Steve Smith

    Aliás, após a minha apresentação no recital em dezembro próximo, a poliritmia será meu próximo tema onde executarei essa música em Julho de 2007 =))). espero que dê certo

    Amok
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Amok
    · votar


    MetalDrummer
    Hehe. Eu tou tocando essa música com minha banda, mas tou trapaceando: faço a condução com a mão direita no chimbal remoto, e o resto com a esquerda, mas pra compensar, o pé esquerdo fica fazendo semínimas no chimbal esquerdo. É menos dificil do que parece, porque a fórmula de compasso pra todas as batidas é o velho e bom 4/4. Só que eu discordo de que seja polirritmia. É, como você disse, um groove "base" simples e licks entre os tons, ride, caixa e bell, com um resultado muito interessante, mas a fórmula é a mesma pra todos os toques, o que muda é a divisão.
    Steve Smith é um dos meus bateras prediletos, e foi justamente por causa do "Don´t Stop Believin´" que comecei a valorizar a criatividade nos grooves ao invés de me tornar um solista insano. A sutileza das variações usando o bell do ride é extremamente musical.

    O que tou tentando estudar agora é polirritmia mesmo (tipo 3/4 nos pés e caixa/ride em 4/4), mas eu já disse antes: tenho medo de sofrer um derrame enquanto estudo isso =P

    Ué, desistiu do "Tom Sawyer" ?

    [ ]´s

    MetalDrummer
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ué, desistiu do "Tom Sawyer"


    Amok
    não desisti não...

    como eu disse, a Tom Sawyer será no recital em Dezembro já a Don´t Stop Believin é em Julho do ano que vem...

    prapararei tipo um mini workshop, onde eu falarei de bateristas canhotos que tocam num kit de destros, como é o caso do Mike Bordin, Oliver Lingval (do Nocturnal Rites e esse pra mim faz cada coisa insana que não tem como tirar, só se eu montasse a bateria pra canhoto e tocasse como destro uahuaha). E claro o que te proporciona vc tocar o chimbal com a mão esquerda e a caixa com a direita e usarei a Don´t Stop Believin pra explicar isso, já que a música permite que vc faça uma base simples, e enquanto vc mantem essa base, vc tem todo o resto do seu kit a disposição...

    Rodrigo Salles
    Veterano
    # set/06
    · votar


    MetalDrummer

    Opa!!

    Realmente isso é coisa do demônio!! É difícil pra caramba, tô tentando aqui há um tempão, e...tá feia a coisa.
    Não conheço essas músicas que vcs falaram, mas vou procurar. Talvez ajude bastante.

    Falou!!

    Amok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    MetalDrummer
    Isso é bem legal. Essa música vai ilustrar perfeitamente teu workshop. Sucesso ae.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lições de polirritmia