Acrílico para abafar o som

    Autor Mensagem
    pingovp
    Veterano
    # ago/06


    Galera, estou com uma dúvida e queria pedir a ajuda de vocês.

    É o seguinte:

    Minha banda ensaia em um quarto na minha casa em que agente resolveu +- o problema de barulho para o exterior simplesmente fechando as janelas e portas. Legal, tudo certo, do lado de fora ficou pouco barulho, a vizinha parou de reclamar, só que o problema é que ficou muito misturado os sons dos instrumentos dentro do quarto.

    Você deve estar se perguntado, fácil, é só regular o som e diminuir, além de pegar mais leve na batera, mais o fato é que mesmo abafando a batera e diminuindo o som dos outros instrumentos, na minha opinião não fica legal.

    Antes que você diga: "Ah, então vai pro estúdio e não reclama" , eu pensei naquelas placas de acrílico que vemos na gravação de shows para diminuir o barulho da batera e gravar tudo direitinho em cada canal.

    Pergunto eu?

    Aquilo é acrílico relamente??Se não for, que material é??
    Se for, de quantos milímetros deve ser esse acrílico??

    Enfim, se alguem que saiba do assunto puder ajudar, por favor o faça, e quem não puder tire suas dúvidas ou pesquise assim como eu..pois eu acho que muitos devem ter essa dúvida.

    Valew galera,

    Abraços

    Zpok_Bass_ACP
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Hummm kra, na minha banda o problema era + ou - esse tmb a bateria abafava meu querido baixo shaushasa, guitarra, vocal então nem se fala hehehe, só q fomos ensaiar em lugar aberto, mais se aquilo é acrílico msm eu nem sei kra, mais já vi em vários shows e acho q abafa sim o som...
    Mais tem q microfonar a bateria depedendo do local pra ficar legal msm.. mais nao tenho certeza se é acrilico naum kra Ô.o
    Daki a poucos os veteranos vão responder a pergunta ae

    Baqueiro
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Vc precisa tratar o som... o que está acontecendo é a reverberação do som de cada instrumento que gera interferências construtivas ou destrutivas das ondas de som...
    Para isso vc precisa de materiais absorvedores acústicos... espumas nas paredes com certeza resolveria seu problema.

    B4TER4
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cara num intendi direito

    vc tah reclamando que quando vc tah gravando a musica pega todos os intrumentos no som do mic pra batera??

    se for isso a melhor e mais certa coisa pra faze eh grava separado cada instrumento

    agora se num for pra grava nem nda ai o Baqueiro disse tudo

    Amok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Pelo que entendi, o problema é que o som fica muito embolado durante o ensaio, certo ? Experimente preencher as paredes com colchões em pé, especialmente nos cantos. Isso deve absorver boa parte das reverberações de baixa frequencia e dar uma melhorada geral no som.

    [ ]´s

    conehc
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pingovp
    eu tinha o mesmo problema no quartinho que eu ensaio.... vc com certeza vai melhorar o som la dentro se jogar tapetes por todo o piso... se as paredes forem azulejadas, coloque tapetes ou cobertores em toda a parede... isso deve melhorar...

    no caso do quartinho que nos ensaiamos, arrumamos um onte de caixas de maça (limpas, é claro) e colocamos nas paredes... como ele nao era pintado, alem de absorver certas frequencias e deixar o som mais audivel, deu um efeito legal....

    ah, dica: tem uma espuma, (tem de varias cores), lisa, que custa 7 reais o metro com 1,40 de largura e 1 cm de expessura.... ela pode te ajudar mto!

    pingovp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    conehc

    valew pwla ajuda, mas em relação ao acrílico, o que você me diz??sabe alguma informa~ção???

    Mas de qualquer maneiro, vou tentar o lance dos cobertores ou até mesmo das espumas, mas num fica mto calor não;;;;tipo eu moro no rio de janeiro..sabe trinta e tantos graus.....complicado

    leossampaio
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    cra o acrilico normalmente eh usado em palcos e estudios apenas pra isolar a batera dos outros instrumentos mas pra usa-las a acustica do lugar tem estar legal

    Amok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pingovp
    É. O acrílico funciona somente como um defletor. Não tem propriedades isolantes ou absorventes do ponto de vista acústico. Se o resto da sala não é tratado, não vai adiantar, porque o som vai bater no acrílico, retornar e reverberar nas paredes, o que é o que justamente vc está tentando evitar.

    [ ]´s

    pingovp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Então eu vou ter que gastar mto dinheiro ne, tratando o quarto todo.Não é??.....My god...Vocês sabem qnto ganha um estagiário de direito....que bosta...mas é a vida....

    Amok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pingovp
    Não se esqueça que o tratamento acústico tem dois aspectos: isolamento e controle de reverberação. Encher o quarto com espuma melhora a reverberação , mas não dá um bom isolamento. São materiais com características diferentes.
    Boa sorte ae, vê se trabalha bastante ! =P

    [ ]´s

    diegocipriani
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pingovp

    Olá pingo, vamos por parte...

    Vazamento

    Se o problema é o vazamento do som da batera para outros microfones, o uso do Bimbo para bateria ajuda sim, e ainda mais se associado ao tratamento acustico da sala.

    Material

    O material geralmente não é acrílico, muitos usam por que acham barato e fazem em casa, e não vou dizer que não funciona porque funciona, mas os profissionais são feitos em um policarbonato que não lembro o nome, é um material usado na construção de telhados transparentes.

    Isolação

    Se a sua intenção é isolar o som da bateria, não só dos outros insturmentos, mas do palco todo para ficar menos incomodo, tem que fechar a cabine toda, ai sim você consegue uma redução de uns 15db ( em torno de 5 vezes menos o volume atual ) mas isso com materiais bons e boa construção.


    Uma solução simples é começar pelo bumbo e surdo ( embora a caixa seja o que mais incomoda no sentido do volume ), colocando um isolador no chao ( veja como faze-lo no site abaixo ).


    Enfim recomendo que você visite www.audiolist.org para soluções técnicas desse tipo, lá a maioria é profissional, e lembre-se, pesquise de várias fontes...

    Abraços,
    Diego

    diegocipriani
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: diegocipriani
    · votar


    Veja tambem este tópico:

    http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=1742&highlight=biombo

    Aqui um arquivo de som gravado com e sem o bimbo, mostrando a diferença média no volume ( depende de vários fatores, principalmente, baterista :P, gravado pela empresa que fabrica os biobos ):

    http://www.clearsonic.com/iso_before_after_final.mp3

    Lembre-se que a isolação so ocorre com o bimbo todo fechado, inclusive na parte supeior, como o produto à seguir:

    http://www.clearsonic.com/isopac_b.html

    Aquele aperelho branco em cima é um ventilador, já que com tudo fechado fica um pouco quente lá dentro.

    Ahm, e só o acrilico ou o outro material não absorvem o som, apenas o refletem, na parte mais baixo do biombo, são colados no acrilico alguns absorventes, e tambem na parte de trás toda. Esses sim fazem o papel de absorver parte do som da bateria.

    A frequência e a intensidade em que esses absorvedores vão atuar, depende da montagem e varia de caso a caso, mas existem generalizações.

    É isso... se alguem desejar colocar o topico fixo, acho que seria util para outras pessoas...

    Abraços,
    Diego

    pingovp
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    biragadão diego. tipo, eu ainda não tinha lido seu tópico, mas o que eu fiz foi voltar com os tapetes para o quarto que eu tinha tirado para lavar , mas sabe como é né..... deu preguiça de desmontar tudo pra pôr e tava sem eles a mais ou menos 1 mês.

    Pode ser até psicológico, mas agora o som tá menos embaralhado......e tipo.....agora está " ensaiável ", ;..............mas assim que eu chegar em casa, vou ler direito esses tópicos e sites que você me indicou pra ver se eu consigo melhorar ainda mais o som lá...

    Mas de qualquer maneira, brigadão a você e a todos que contribuiram para o m eu conhecimento, e pode deixar que se algum dia eu aprender alguma coisa e vcws precisarem eu estarei aki pra ajudar....


    Vlw Diego
    Vlw Amok
    Vlw Leosampaio
    Vlw Conehc
    Vlw B4TER4
    Vlw Baqueiro
    Vlw Zpoc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acrílico para abafar o som