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Mensagem |
Flanter Veterano |
# ago/03
Alguém poderia dar uma dica sobre sincopa?
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the_paranoid Veterano |
# ago/03
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O_o
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the_paranoid Veterano |
# ago/03
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pah nem sei uq eh
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LFL Veterano |
# ago/03
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o q ser sincopa?!
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the_paranoid Veterano |
# ago/03
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hehe eh estranho
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Flanter Veterano |
# ago/03
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the_paranoid
the_paranoid
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Sincopa - Ou seja, tocar fora do tempo, fora do compasso
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Flanter Veterano |
# ago/03
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[i]
Sincopa - Ou seja, tocar fora do tempo, fora do compasso. Viradas no contra, é isso aí.
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the_paranoid Veterano |
# ago/03
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viradas no contra? ah... tah qnd se usa uma pontilhada serve?
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TheSavagePoetry Veterano |
# ago/03
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Faça o seguinte, para dar 1 ar de quebradeira na musica faça a virada e continue a fazendo ate exceder o compasso intaum em vez de terminar a virada no bumbo termine ela na caixa do outro compasso. Da um ar de que a musica eh bem quebrada.
Use Tercinas no contra pra quebrar mais tambem e tambem muito rulo.
Valeu!
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Rodrigo Salles Veterano |
# ago/06 · Editado por: Rodrigo Salles
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REVIVENDO!!
Pessoal, esse negócio de síncopa não ficou bem explicado...pra mim.
Queria tirar uma dúvida:
Suponhamos a seguinte divisão rítmica:
TEMPO: 1 i e a 2 i e a 3 i e a 4 i e a
----------B------C------B------C-------
O bumbo e a caixa estão marcando as cabeças de tempo, certo??
Seria a síncopa uma marcação atrasada / adiantada, fora das cabeças de tempo, ou seja, nas semicolcheias (por exemplo)??
Exemplo:
TEMPO: 1 i e a 2 i e a 3 i e a 4 i e a
------------B------C------B------C-----
Peguei o bumbo e a caixa e passei a marcar na semicolcheia imediatamente seguinte da cabeça de tempo, mas poderia marcar também na terceira ou quarta, certo?? Ou também atrasar / adiantar um tempo inteiro, certo??
Tomara que vcs entendam o que eu tentei explicar e possam me ajudar...mais uma vez!! hehehe...
Valeu!!
OBS.:Não, aquilo não é uma tentativa de tablatura.
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Amok Veterano |
# ago/06
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Rodrigo Salles
É isso mesmo. Mas, musicalmente falando, a síncopa funciona melhor quando o groove é deslocado com uma colcheia de atraso. Tb não é necessário deslocar todo o groove. Experimente manter o bumbo nos tempos "normais", fortes, e deslocar somente os toques da caixa em uma colcheia. Pra se estudar síncopa, é muito importante o uso do metrônomo, para se ter uma referência, senão vc terá dificuldade pra saira da síncopa e retornar ao tempo "normal"
[ ]´s
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Rodrigo Salles Veterano |
# ago/06
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Amok
Ah, agora sim ficou claríssimo!! Pelo jeito é bem embassado de se fazer, não??
Obrigado, velhinho, vou ver o que eu consigo fazer...
Falou!!
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leossampaio Veterano |
# ago/06
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Flanter
na verdade o nome certo eh SINCOPE e nao sincopa
e isso eh qndo a nota eh atacada no tempo fraco como na musica high hopes do pink floyd tem um sino q fica em ostinato e ele esta em uma sincope para entenderem melhor isso eu sugiro q vcs proucurem um livro de teoria pois la estara explicando bem sobre tempo forte e tempo fraco mas vou dar um exemplo aqui em tempo 4/4 e cada traco eh uma colcheia -x-x-x-x o"x" representa o ataque q esta no contra tempo nesse caso no tempo fraco eh por ai mas sugiro q pesquisem isso em algum livro de teoria
um abraco a todos e ate
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BaNdAiD Veterano |
# ago/06
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leossampaio
pra ser chato: o sino está em sincope ou seria o piano, já que o sino começa a musica e o piano entra depois??
nesse exemplo (muito bom, por sinal) ocorre um efeito muito legal, quando vc começa a musica os sinos aparentam marcar o tempo forte, ai assim q o piano começa a tocar, temos a impressão de que o sino esta em sincope e o piano esta no tempo correto. O mais legal é que nem se nota esta transição de percepção!!!!
a medida q vc acostuma com a musica vc passa a ver o sino como em sincope desde o começo
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Amok Veterano |
# ago/06
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BaNdAiD
Interessante sua colocação. Isso vai depender de como vc escrever a partitura. Só que se o sino é o tempo forte, a música inteira (e não só piano) está em síncopa(e).
[ ]´s
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BaNdAiD Veterano |
# ago/06
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Amok
Só que se o sino é o tempo forte, a música inteira (e não só piano) está em síncopa(e).
justamente...eh pq a intro é sino/piano ai eu esqueci de mencionar o resto, mas é isso mesmo...se colocar o sino como referencia, toda a musica fica em sincope!!
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leossampaio Veterano |
# ago/06
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nem sempre as musicas comessam no tempo forte, preste atencao q qndo a musica rolar o sino nao fica no tempo forte
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Rodrigo Salles Veterano |
# ago/06
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leossampaio
nem sempre as musicas comessam no tempo forte, preste atencao q qndo a musica rolar o sino nao fica no tempo forte
O que eles quiseram dizer é que depende do ponto de referência: se vc toma o sino como ponto de partida para a marcação do tempo, então o restante da música está em síncope, mas...
Se vc considera o piano como sendo o marcador, então apenas o sino está em síncope.
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leossampaio Veterano |
# ago/06
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cara nao tenho gabarito pra discutir sobre essa musica em questao mas sei q nao depende apenas de um refencial prum determinado tempo estar em sincope mas im depende do fato real dele estar no tempo fraco
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BaNdAiD Veterano |
# set/06
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leossampaio
mas im depende do fato real dele estar no tempo fraco
resposta:
O que eles quiseram dizer é que depende do ponto de referência: se vc toma o sino como ponto de partida para a marcação do tempo, então o restante da música está em síncope, mas...
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Amok Veterano |
# set/06
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leossampaio
O "tempo forte" é o referencial, mas isso não quer dizer necessariamente que as notas tocadas nesse tempo deva ser acentuadas, ou que todas as notas tocadas fora dele sejam sem acento. Tudo vai depender de como se escreve a partitura. Na síncopa(e), as notas são acentuadas fora do "tempo forte", mas existe um referencial, que é o resto da música.
[ ]´s
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peter batera Veterano |
# out/06 · Editado por: peter batera
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vou dar uma dica como começar a pegar sincope.
tem uma tecnica indiana que acho que vai funcionar nome TACADIME.
ex: marca 4 tempos com os pés 1, 2, 3, 4 e com as mãos batendo palmas no tempo forte é assim.
mãos: >
pé: D-E 1 - 2 - 3 - 4
• > - - -
• 1 - 2 - 3 - 4
• ta-ca-di -me
• - > - -
• 1 - 2 - 3 - 4
• ta-ca-di -me
• - - > -
• 1 - 2 - 3 - 4
• ta-ca-di -me
• - - - >
• 1 - 2 - 3 - 4
• ta-ca-di -me
no começo atrofia mas é legal.
Divista-se
[/u][u]
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Rodrigo Salles Veterano |
# out/06 · Editado por: Rodrigo Salles
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Opa!!
peter batera Seja bem-vindo!!
Mas e aí, em que parte do meu cérebro esse negócio vai entrar e fazer com que eu toque síncope como nunca, jamais, imaginável e inimaginavelmente, possível e impossivelmente alguém já tocou???
Falou!!
É sério, eu não entendi, velho!!
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DrummerZ Veterano |
# out/06
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Rodrigo Salles
uq ele falou ae do "->--" eh u tempo onde vc deve acentuar a nota, pra parecer descompassado.
Pra sincopar num adianta: o unico jeito de aprender eh no amigo metronomo.
por exp (por onomatopéias ok? hehehe)
Tutupátutupá. Seria a levada normal.
Tututupátupá. Seria a sincopa da levada anterior.
Mal e porcamente explicando. Num deixo ake uma tab, pq sou péssimo para fazê-las, ms espero tr ajudado um pouco.
Abraços!
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Rodrigo Salles Veterano |
# out/06
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Opa!!
DrummerZ
Fala ae..
Cara, eu não tenho problemas com isso, não. Já tirei todas as minhas dúvidas com vocês aqui e com meu professor, tocar síncope deixou de ser coisa de outro mundo.
Só queria entender o que o camarada explicou lá em cima, se aquele é um jeito mais fácil de sacar a jogada, pq eu aprendi de um jeito nada parecido.
Falou!!
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peter batera Veterano |
# out/06
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Então faça assim:
marque o tempo com o pé direito e pé esquerdo e bata palma com as mãos a onde vc vai acentoar (>) o tempo(-).
Isto é um exercicio para que o seu celebro reconheça as dificuldades de sincronização.
Tocar em sincope(a) não quer dizer só tocar fora do tempo mas sim sincronozar as notas (batidas) com o tempo real.
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