Leitura e Interpretação de Partituras

Autor Mensagem
    GUGABATERA
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: GUGABATERA

Introdução

A maior parte dos bateristas não tem interesse, ou até mesmo se negam a aprender a leitura musical, por pensar que a bateria é um instrumento fácil de se tocar e que eles nunca precisarão da leitura. Mas ao deparar com algumas situações como, por exemplo, num trabalho em estúdio, ou até mesmo na hora de praticar, é que eles vão perceber sua importância. Não se sabe porque, mas muitos músicos chegam a ter medo da partitura, e alegam que ela é "coisa para maestro". Mas, deixando estes mitos de lado, vamos nos habituar a desenvolver um interesse pela leitura, o que só nos trará benefícios.

Na verdade, a partitura é simplesmente um "lembrete". Em termos práticos, pode ser comparada a um texto comum de um jornal ou uma revista qualquer. A partitura contém símbolos que registram os sons dos instrumentos musicais (notas e figuras), assim como o jornal contém símbolos que registram a linguagem falada (palavras). Pois bem, você se lembra de quando começou a ler e escrever? Foi juntando as sílabas, os acentos, os sinais de pontuação, etc. O mesmo acontece com a música. Vamos aprendendo aos poucos as figuras musicais, as notas, e todos os símbolos relativos à ela. A grande jogada é caminharmos de acordo com nossa capacidade individual, sem pressionarmos a nós mesmos.

Nesta seção, veremos a leitura e os símbolos afins passo a passo. Procure estudar esse assunto com atenção e, aos poucos, você vai perceber que a partitura é uma ferramenta que vai te auxiliar bastante.

Acesse o link e aprenda:
    http://www.batera.com.br/partituras/leitura/index.asp

Slime
    Veterano
    # dez/05
    · votar

Realmente... essa galera quer distância e eu aqui procurando estudar! hehehehe... nao tem muito a ver... mas eu comecei a ganhar uma noção de partitura quando comecei a escrever umas levadas no guitar pro =]

Amok
    Veterano
    # dez/05
    · votar

Eu queria lembrar que pra nós, bateristas, existe uma diferença entre os tipos de partitura.
    A escrita nota a nota (ou toque a toque) é conhecida como "transcrição" e não é muito diferente de uma partitura pra solo de guitarra, por exemplo. Esse tipo de partitura é útil para estudo, onde cada nota e acento deve ser rigorosamente observado, ou para registrar por escrito passagens complicadas, ou ainda no processo de composição. Para uso "na estrada", no entanto, a transcrição não é utilizada devido a um problrma prático: é muito extensa e imagine ter que virar a página, ou precisar de alguém pra isso.
    Pra resolver esse problema foi inventada, para os bateristas em particular, uma partitura resumida, que funciona como uma espécie de planilha que indica as mudanças de groove, tempo e a localização/duração de licks e fills. Esse tipo de partitura é muito usada por bateristas de estúdio, porque permite algum grau de improvisação e ao mesmo tempo agiliza o processo.

[ ]´s

du_drumm_sax
    Veterano
    # abr/06
    · votar

A paz Seja com todos.
    Ae pessoal, se alguém puder me ajudar...
    nesta página http://www.batera.com.br/partituras/grooves/disco_1.asp que ta falando sobre o ritmo disco, eu não entendo o q é aquele símbolo de 1 e 2 apartir do quarto compasso, mais precisamente aquela linha lateral e outra horizontal com um 1 e no outro compasso ao lado um 2, entendem?
    Poxa, se alguém puder me ajudar eu agradeço... Pq tb baixei um arquivo aqui do down do forum e tem umas partituras de Jazz q tem q mesma coisa, só q nesse caso é um 3, puxa, naquela paritura eu to viajando na maionese, hehehehe... Tem umas pausas muito loucas... se alguem ja tem esse arquivo e sabe como ensinar, o nome é Drums - Drum Jazz Kit Lesson.
    Valeu,
    um abraço...
    Fiquem na Paz.

Amok
    Veterano
    # abr/06
    · votar

du_drumm_sax
    Os números indicam que é uma parte da música, tipo parte 1, parte 2. Serve pra orientar vc em uma partitura resumida, já que os grooves se repetem.

[ ]´s

Guitar_gospel
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Guitar_gospel
    · votar

Valeu meu irmao amok...
    Brigadão cara.
    Um abraço.
    Fica na paz.

Thio
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Olha
    não sou baterista, mas gosto muito de brincar e já até participei de bandas como baterista (Kiss Cover e uma de funk-rock). E é realmente uma ajuda e orientação imensa saber ler ao menos a parte rítmica das partituras. Ajuda muito mesmo, os caminhos que elas oferecem para estudo e expansão das habilidades e conhecimentos rítmicos são gigantes e altamente proveitosos, e prazerosos.
    Além do mais, pelo pouquíssimo de experiência que tenho (toda semana eu vou no estúdio praticar uma horinha de bateria, com ou sem banda) posso dizer que, para qualquer música que o baterista for acompanhar, se ele souber a melodia e a harmonia da música, pelo menos o básico, também será de grande valia, pois ele tocará de acordo com o que a música pede, por estar sendo cantada na mente dele. Assim como no jazz, onde o baterista pontua a melodia. A música fica mais estruturada, a meu ver.
    Minha opinião, de leigo, mas de amante da bateria e dos ritmos, quebrados.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Leitura e Interpretação de Partituras