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Locohawa Veterano |
# set/05
Então, qual a definição de síncopa/síncope??
Procurei algo no google e pelo que vi são notas fora do tempo normal dos compassos, mas então são alguma espécie de quiálteras?? Pois afinal entre tempos temos os tempos derivados (seminima/cocheia)
Exemplos seriam MUITO bem vindos (com partituras)! :)
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Locohawa Veterano |
# set/05
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Cade o Is This It agora? ¬¬
hehehe
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Is This It Veterano |
# set/05
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heuaheuahuehaue
veja lá o glossário do amok !!!
[]'s
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Locohawa Veterano |
# set/05
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Is This It
Vedjamos...
Exercícios e exemplos vai ser difícel né :(
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Locohawa Veterano |
# set/05
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Sincope: ou Síncopa; "inversão" do groove. Os tempos da caixa e do bumbo são "jogados" para frente, normalmente com atraso de uma colcheia. O resultado sonoro é uma impressão de atraso ou adiantamento do tempo. Essa técnica é utilizada de maneira escandalosa por Mike Portnoy.
Uhmmm... então na verdade não deixa de ser um contratempo? Ou então é como se fosse adicionado uma nota (não mas aí não faria sentido ¬¬)
Apenas um contratempo que é levado adiante nos compassos depois? Que sem graça.. hehehe
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Is This It Veterano |
# set/05
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exercicios é o livro syncopation;
exemplos, como o próprio amok disse é o portnoy
cara, isso é muito legal quando a pessoa sabe usar... infelizmente eu não sei :P
[]'s
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Amok Veterano |
# set/05 · Editado por: Amok
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Locohawa
Vc pode pensar no contra-tempo com uma espécia de síncopa. Mas vc pode treinar sincopas mais sofisticadas, levando todo o andamento pra frente ou pra trás. É um pouco difícil pq fica tudo meio invertido e dá a impressão que saiu do tempo.
Pra estudar síncopa é obrigatório o uso do metrônomo, senão vc se perde.
Experimente fazer este exercício simples:(desculpe: tentei escrever uma tablatura, mas ficou tudo torto...)
Ajuste seu metrônomo pra 72 bpm. Sinta os batimentos como semínima. Toque o chimbal com a baqueta em colcheia; O feeling do chimbal fica sendo 1 e 2 e 3 e 4 e ...etc Mantenha acentos nos tempos junto com o metrônomo e sem acento nos contras. Toque bumbo nos tempos 1 e 3 e a caixa nos tempos 2 e 4. Até aqui é feijão-com-arroz. Agora, após 2 compassos, toque o bumbo nos contratempos ("e") dos tempos 1 e 3 e a caixa nos contratempos dos tempos 2 e 4. Após 2 compassos "invertidos" , retome o tempo normal. Os acentos no chimbal permanecem sem alteração.
Note que ao entrar na síncopa, o bumbo vai "atrasar" um intervalo de colcheia. Ao voltar pro tempo normal, o bumbo vai "chegar perto" da caixa com esse mesmo intervalo. Preste atenção nos acentos do chimbal e fique de ouvido pregado no metrônomo pra não se perder. Durante a síncopa, dá a impressão que o mtrônomo ficou nos contras, mas na verdade é você.
Bons exercícios ! Depois me diz ae se funfou..
[ ]´s
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Soulface Veterano |
# set/05
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Amok
tentei escrever uma tablatura, mas ficou tudo torto
Usa o botão "TAB" q tem em cima da caixa de texto, q fica certinho!
(pra ninguém falar q eu não ajudei no tópico)
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gringo Veterano |
# set/05
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Amok
sou guitarrista mas gosto de ficar brincando de baterista.... fico batendo nas coisas com as maos mesmo e só bato o pé simulando um bumbo.... treinei seu exercicio... hahaha muito loco.... consegui fazer....
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Amok Veterano |
# set/05 · Editado por: Amok
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Bão, vou tentar botar aqui a tablatura,seguindo a dica do Alface. (valeuz ae !)
<pre>
A---->->- >->- >->- >->- >->- >->- >->- >->------------
H----xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx--
S------o- --o- ---o ---o --o- --o- ---o ---o-----------
B----o--- o--- -o-- -o-- o--- o--- -o-- -o-------------
M----c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c------------
</pre>
H: Hats, chimbal
S: Snare, caixa
B: Bass, Bumbo
A: Acentuação no chimbal
M: Toque do Metrônomo
Eu dividi o groove em células pra facilitar a leitura, mas os toques no chimbal são em colcheia contínua, ou seja, os espaços não são pausas, blz ?
Bons exercícios !
[ ]´s
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Amok Veterano |
# set/05
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Corrigindo: (esmerdeei tudo quando tentei editar)
A---->->- >->- >->- >->- >->- >->- >->- >->------------
H----xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx-----------
S------o- --o- ---o ---o --o- --o- ---o ---o-----------
B----o--- o--- -o-- -o-- o--- o--- -o-- -o-------------
-------------------------------------------------------
M----c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c- c-c------------
[ ]´s
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daniel de sousa Veterano |
# out/05
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pra quem nunca nem fez aula de batera ou que ainda tá no inicio de coordenação sem bateria, dá pra tirar este exercício?
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Amok Veterano |
# out/05
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daniel de sousa
Esse exercício não é muito virtuoso: complica mais na cabeça que nas mãos. Pra poder encarar esse exercício corretamente, vc tem que estar habituado a estudar levadas comuns tipo tu-tu-dá com o metrônomo. É tocar sem perder o click. Quando vc estiver habituado a ouvir o click numa levada não sincopada, aí vc pode experimentar o exercício.
Sem esse treino, é possivel que vc se perca, porque afinal o groove do exercício não muda, ele é apenas deslocado em relação ao click.
Qualquer dúvida, poste ae, blz ?
[ ]´s
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Sindra Veterano |
# out/05
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Bom, na teoria musical, a síncope ocorre quando uma nota, que deveria ser tocada no tempo forte do compasso (ou parte forte do tempo) é tocada no tempo fraco (contratempo) e prolongada até o tempo forte.
Usa-se uma ligadura de prolongamento neste caso.
Como no caso da bateria o som não é mantido, você não vai ouvir o som se prolongar até o tempo forte. Mas na teoria o som dura.
Logo, no próximo tempo forte você não bateria, pois a duração da batida anterior ainda está valendo. Aí você pode bater de novo no próximo tempo fraco (contratempo), fazendo uma outra síncope.
Isso acaba fazendo uma inversão do groove.
E assim você pode ir sincopando até onde quiser. Quando parar de sincopar, o groove volta ao normal.
Note no exemplo abaixo que a terceira caixa é tocada no tempo fraco (parte fraca do tempo 4, ou seja, contratempo), e é teoricamente prolongada até o tempo forte do próximo tempo 1, fazendo uma síncope.
Depois o terceiro bumbo é tocado na parte fraca do tempo 1 (contratempo) e prolongada até a parte forte do tempo 2.
Depois novamente a quarta caixa é tocada na parte fraca do tempo 2 e prolongada até a parte forte do tempo 3.
Logo a seguir, o quarto bumbo é tocado na parte fraca do tempo 3 (contratempo), mas não é prolongado. Aí terminam as síncopes.
O próximo bumbo e último, já é tocado na parte forte do tempo 4, não é mais uma síncope.
A partir daí então o groove volta ao normal.
Exemplo:
T---1---2---3---4---1---2---3---4---1------------------
A---F-f-F-f-F-f-F-f-F-f-F-f-F-f-F-f-F-f----------------
H---x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x----------------
C-------O-------O-O-------O---------O------------------
B---O-------O---------O-------O-O----------------------
T: tempo do compasso (em semínimas)
A: acentuação: F-forte, f-fraco (em relação às partes de tempo (semínimas)
H: hats (chimbal)
C: caixa
B: bumbo
Espero ter ajudado.
Abraços
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