Qual o tipo da minha gaita

    Autor Mensagem
    Ohlele
    Veterano
    # abr/05


    Olá amigos, ganhei uma gaita de presente para iniciantes, mas não sei qual é.
    Ela possui 12 furos e a marca é Gloriosa, não tem nada com nota C escrita nela.
    Tive pesquisando, vi que ela é uma Gaita Cromática de 48 vozes.

    Por favor, se alguém souber me ajude, e onde posso encontrar métodos para esta gaita!

    Grato, Leandro

    Tiago Pasinato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eh uma cromatica de 48 vozes... oque mais se qué sabe?

    Ohlele
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Onde encontro um método específico para ela?

    Valeu

    harofloww
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cromática? Não é cromatica não... ela é igual essa daki? http://www.heringharmonicas.com.br/hp/imagens/produtos/j9012b.jpg

    flw
    haroflow

    Ohlele
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    É igualzinha, acho que é harmônica.
    Eu ganhei esta gaita e gostaria de estudá-la.

    Não sei qual é o tipo de afinação, se é em Dó ou Ré, ela não tem nenhuma letra gravada nela.
    Alguém sabe onde encontro um método para eu estudá-la? E qual o tipo de afinação. Ou uma apostila, enfimalgo para eu estudá-la.

    Valeu mesmo - Leandro

    harofloww
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá... essa harmonica é afinada em E.... não iria funcionar muito bem para esses métodos encontrados na net... você pode tentar o:

    www.gaitatutor.cjb.net
    www.cantodagaita.cjb.net
    www.mvhp.com.br

    esse site gaitatutor é bem legal... gostei do tipo que os caras ensinaram... muito bom... você não vai conseguir tocar junto com a banda... porque a gaita deles é em C... agora não sei cara.. ehehe não existe um programa pra afinar as musicas?

    Ohlele
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bem, outra dúvida!
    Harofloww, quais são as notas desta gaita da foto.
    Você pode me passar as notas, do começo ao fim, pois ficará mais fácil para eu pegar uma partitura e começar a tocar.
    Eu não sei onde é o Dó, nem Ré e nem as outras notas.

    Valeu, Leandro

    harofloww
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ai nesse site tem as notas... http://www.mvhp.com.br/misa.gif hehehe... no gaitatutor tem tablatura... no www.cantodagaita.cjb.net tbm.. aki no cifraclub msm tem... qualquer coisa eu tbm posso tirar alguma de ouvido e passar pra você... haroflow_amityville@hotmail.com..

    flw
    harofloww

    Ohlele
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Legal, mas minha gaita tem 12 furos, tem alguma diferença?

    Valeu.

    Ohlele
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Legal, mas minha gaita tem 12 furos, tem alguma diferença?

    Valeu.

    harofloww
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    acho que não... soh algumas notas a mais... :O

    flw
    harofloww

    gaito
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu tb ganhei essa gaita de presente...Achei muito estranho...Eu não sabia q havia diatônicas com 12 furos.
    Ésse fórum realmente nos ajuda bastante, viu?
    Quer dizer q o tom da "Gloriosa" é E?
    Mas qual a distribuição das notas nos 12 furos? Eu tô perdido...
    O 1º furo (soprado) é E; o segundo é F; o terceiro é G; o quarto é A e assim por diante?
    E aspirado? Como fica?

    harofloww
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    não... naquele site ali em cima que eu dei tem as notas.... http://www.mvhp.com.br/misa.gif

    geralmente eh assim... soprado C, aspirado D, soprado no otro orificio E... e assim por diante, soh que tem umas mudanças... que eu num sei direito... hehe

    flw
    haroflow

    Diego João Lucas e Diego
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É o seguinte essa gaita possui 12 furos onde se toca da nota mais grave para a mais aguda, relacionando assim a altura, do som grave para o mais agudo
    FURO 1: G#(Sopra)
    FURO 2: B (aspira) mesma nota com o furo 3
    FURO 3: B (sopra)
    FURO 4: D# (aspira)
    FURO 5: E (sopra)
    FURO 6: F# (aspira)
    FURO 7: G# (sopra)
    FURO 8: A (aspira)
    FURO 9: B (sopra)
    FURO 10: C# (aspira)
    FURO 11: E (sopra)
    FURO 12: D# (aspira)

    PRESTE ATENÇÃO:
    A gaita de 12 furos é diferente da gaita diatônica de 10 furos, onde na gaita de 10 furos temos 3 oitavas mais ou menos divididas na gaita, já a gaita diatônica 12 furos temos uma oitava e meia mais ou menos, e ela não aceita soprar e aspira no mesmo furo.
    Usa a técnica de soprar e aspira só uma nota, dobrando a lingua fazendo um U, ou tampando com a língua os furos que não serão soprados, ou do jeito que você aprendeu.
    Porque se chama diatônica, devido a escala diatônica maior que possui 1tom 1tom 1/2tom 1 tom 1 tom 1 tom 1/2tom (se quizer tirar notas fora dessa ordem se usa o bend), a gaita cromática é chamada assim porque se faz o sustenido sem o uso do bend, e temos todas a notas da escala cromática D/ C#/D/ D#/ E/F/F#/G/G#/A/A#/B/C
    Qualquer dúvida podem perguntar
    e-mail: diego_napa17@hotmail.com ou
    http://palcomp3.com/diegohebert/ meu endereço no palco MP3

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Diego João Lucas e Diego


    por que upar um tópico de 2005?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o tipo da minha gaita