Embocaduras para Bends

    Autor Mensagem
    jm mainardes
    Veterano
    # jan/05


    Embocaduras para Bends

    jm mainardes
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olá amigos

    Sou novato no pedaço, talvez o que vou perguntar já responderam mas não encontrei nada sobre o assunto.
    Com apenas 3 meses de aprendizado já detonei uma Free, uma Black e Golden, não é porque as gaitas da Hering são ruins, eu que não sei soprar corretamente.
    Transformei a Free em laboratório, estou tentado aprender a afinar a danada, afinal quem toca algum instrumento tem que dominar o danado, só que esta pequena maravilha que a gente pensa que domina facilmente e sai tirando uma musiquinha já no primeiro dia pensa que é fácil, na verdade ela é que domina a gente.
    Não sou músico a natureza não foi gentil comigo, mas sou persistente, li muita coisa sobre gaita mas ainda continuo com muitas dúvidas , duas delas é: qual a embocadura correta para tirar bends? ou todas as embocaduras dá para tirar bends?
    Eu só uso a embocadura de lingua curva e nunca cheguei perto de um bend, alguém pode me ajudar?

    Grato

    Obs:respostas neste endereço: mainardesj@brturbo.com.br

    p7m15
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, eu já tive este mesmo problema e acredito que todos que tocam gaita de boca já o tiveram. Assim como você eu só usava lingua curva e o danado do bend nunca aparecia. Dai, um belo dia, eu resolvi tentar com as outras embocaduras e com alguns dias de treino descobri que só consigo tirar o bend com EMBOCADURA DE BICO, pelo simples fato de que eu preciso da lingua livre, para se movimentar para frente e para trás. No começo é chato pois é como aprender a tocar gaita denovo. É como um violonista destro tentar aprender violão como os canhotos tocam. Bom, quando eu quero tocar um blues eu uso a embocadura de bico, mas quando eu quero uma sonoridade mais clara, cristalina e sem bends, para um bolero de ravel, por exemplo, eu volto a tocar com a lingua curva.
    É isso ai. Espero ter ajudado!

    jm mainardes
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: jm mainardes
    · votar


    Olá amigo

    p7m15, obrigado pelo recado, fico um pouco triste em saber que vou ter de mudar a embocadura, pois não me adaptei com a embocadura de bico parece que fico chupando vento, bom, é aquela velha história, quem quer alguma coisa tem ir buscar, vamos lá, alguma coisa vai acontecer.
    Uma pergunta: quanto tempo você levou para tirar um bend?

    Valeu

    theds
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fala mano. vc disse que não gosta da embocadura de bico pois parece que fica chupando vento, isso ocorre porque esta tocando da maneira incorreta, vc esta soprando a gaita comm se estivesse enchendo um balão alem de estragar sua gaita em ate 1 mês vc nunca vai conseguir executar as bends e qualquer outra tecnica com perfeição. uma dica que me ajuda diariamente quando exercito; sopre com o ar quente que sai como se vc estivesse soltando um bafo isso serve tanto para soprar quanto a aspirar. essas dicas são poucas mas quero ajudar qualquer coisa pergunta ai. abraços

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá jm mainardes. Quando eu percebi que o segredo era usar embocadura de bico, o negocio foi rápido. Eu só demorei um pouco mais pra tirar os bends soprados e pra chegar no terceiro semi-tom do buraco 3. Mas a minha grande dificuldade foi e é a sonoridade. Eu me lembro que os primeiros bends era coisas horriveis. Não dava pra dizer que aquilo era uma nota, não era digna de sua representação no pentagrama. Hoje meus bends estão longe dos que eu ouço nos cds, mas eu acredito que com pratica eles chegem cada vez mais perto.

    jm mainardes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá

    p7m15, o que você achou da dica do amigo Theds? eu achei interessante, quando estou estudando procuro lembrar do detalhe.
    Uma pergunta, qual a posição inicial da ponta da lingua quando você executa um bend? fica encostada no meio dos dentes da arcada dentaria inferior ou você puxa a lingua para traz?

    Um aperto de mão.

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá jm mainardes. Cara, eu gostei bastante dessa dica do theds pois uma maneira bem simples e pratica de manter a embocadura correta. É bom ter dicas assim, pois diferentemente de um violão ou teclado, na gaita você não pode ver o erro e isso dificulta as coisas. A técnica é pratica e funcional. Vou tentar me lembrar sempre dela também.
    Bom, agora vamos aos bends em si. A primira coisa que pode-se dizer sobre eles é que são muito pessoais. Tem gente que "diz" vogais enquanto toca, por exemplo: Começa dizendo I e depois muda pra U (iiiiiiiiuuuuuuuuuuu)
    A minha regra é basicamente deixar a lingua relaxada, com a ponta no meio da arcada inferior (como você disse) para todas as notas sem bend. Para os bends, eu arrasto a lingua pelo "chão" da boca. Assim fica mais facil regular o quanto eu quero abaixar a nota, pois como eu disse, não podemos ver, mas com a lingua encostada no "chão" podemos sentir. Outra coisa importante é lembrar de voltar a lingua pra posição inicial depois do bend para não correr o risco de um bend involuntario em outra casa. Mas como eu disse, essa história de bend é muito pessoal. Cada um cria sua propria técnica. O maior segredo é a pratica.
    Bem, espero ter ajudado e ser ajudado. Abraços!

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Agora é a minha vez de perguntar: Alguem aqui faz bends usando outra embocadora sem ser a de bico? Se faz, qual é a técnica para essa embocadura que você usa?

    Grato pela atenção

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Agora é a minha vez de perguntar: Alguem aqui faz bends usando outra embocadora sem ser a de bico? Se faz, qual é a técnica para essa embocadura que você usa?

    Grato pela atenção

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Agora é a minha vez de perguntar: Alguem aqui faz bends usando outra embocadora sem ser a de bico? Se faz, qual é a técnica para essa embocadura que você usa?

    Grato pela atenção

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Agora é a minha vez de perguntar: Alguem aqui faz bends usando outra embocadora sem ser a de bico? Se faz, qual é a técnica para essa embocadura que você usa?

    Grato pela atenção

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Agora é a minha vez de perguntar: Alguem aqui faz bends usando outra embocadora sem ser a de bico? Se faz, qual é a técnica para essa embocadura que você usa?

    Grato pela atenção

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Desculpem pelas repetições. Tive problemas com o navegador.

    p7m15
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Desculpem pelas repetições. Tive problemas com o navegador.

    Filipe Souza Gudinho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Estava navegando na net atras de coisas para aprendizado de gaitas, e acabei encontrando essa " comunidade", portanto sou novo por aqui, e não saco quase nada de gaitas, mas a respeito de bends, eu estou começando a faze-los com a embocadura da lingua curva. Imaginei que nunca iria conseguir, mas vejo que agora começo a adiquirir a tecnica. Se ajudar, tem um site na net que mostra como sairia o som de um bend de lingua curva. É: http://www.geocities.com/fe_amaral/aulas/bends.htm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Embocaduras para Bends