nivekk Membro Novato |
# abr/14 · Editado por: nivekk
iaê, lá vem o nivekk com seus textos gigantes. Bom vou tentar falar sobre a questão do timbre, não tem nenhuma descoberta milagrosa nesse texto, a intenção é despertar o desejo pela perseguição do timbre ideal, não que isso seja la muito importante, é apenas o que separa um "grande gaitista" de quem apenas "toca gaita", ja aviso que não domino mto isso, o que estou falando aqui é fruto de minhas pesquisas, gosto de trocar esse tipo de informação cm outras pessoas pois me faz pesquisar mais para responder as dúvidas dos outros e todo mundo ganha no final...
"Um mestre com uma pedra é mais eficaz do que um novato com uma shuriken", axo que foi a unica coisa boa que eu aprendi quando era viciado em naruto, mas o que isso significa??
já reparou "naquele" vídeo que foi gravado em 1900eantigamente com uma câmera cuja qualidade nem se comparava as de hj, com um chiado esquisito no som, em que o cara tinha um timbre muito melhor do que o seu? ai vc fala, é lógico que o cara deve estar usando uma gaita top, a minha é só uma free blues! mas será que é isso?
Dês de criança eu toco guitarra na igreja, e quando vamos para retiros, congressos ou intercâmbio com outras igrejas, várias vezes vemos as seguintes situações: um cara que tem uma guitarra top, amp top, e vários efeitos e outros pedais que fazem vc ficar babando, mas tem um timbre ridículo. Também tem aqueles caras que com uma guitarra paraguaia, uma zoom minúscula, e um ampzinho xing-ling fazem vc se querer passar horas ouvindo aquele timbre, mas por que isso?? simples, é aquilo que todo mundo fala: não é o equipamento que faz o músico, e sim o contrário. Se vc concorda com essa afirmação vc já não pode mais concordar que o timbre do cara do tal vídeo la era apenas por causa da gaita top.
Na gaita essa questão é um pouco mais complicada do que na guitarra, qual knob vc deve girar pra por mais grave? qual botão apertar pra por mais brilho?? a gaita também não é como o violão por exemplo, que tem uma caixa de ressonância própria, nesse caso VOCÊ precisa assumir essa função, no violão quanto maior for a tal caixa de ressonância mais som vai ter, mais alto, mais grave e etc, mas como vc vai mudar isso na gaita?? com aquilo que chamam de "trato oral", experimente pegar a gaita e simplismente aspire umas 3 casas da região grave, agora pegue as mesmas notas e dessa vez abra o máximo possível a boca para fazer isso...
Se vc fez isso, ja viu que o que estou falando faz sentido, mas por que o som mudou tanto?? pelo mesmo motivo do violão com caixa maior ter mais som; sua boca estando mais aberta vai fazer o som reverberar melhor, destacando sei lá quais frequências e etc (não entendo nada dessa parte teórica na verdade), mas o fato é que o som mudou, não está mais apagado como antes, agora ele está gordo, limpo, cheio e bonito, mas não acaba por ai, o ar não para na sua boca, ele vai até o pulmão, voce tem que dar um jeito de desobstruir e abrir o máximo a passagem até lá, mas como faz isso?? não sei! uma coisa é certa: a postura correta facilita esse processo, mas a receita para abrir direito a bagaça eu não sei AINDA, se alguém souber descrever em palavras por favor nos conte.
Uns exercícios para isso que vi uma vez, se tratavam de ficar fazendo umas caretas esquisitas, tipo esticando a boca, para ir acostumando a musculatura e tal, também tem outro que basicamente vc abre toda a boca, mas cobrindo os dentes, deixando um fresto pequeno parecido com o que vc deixa quando vai tocar, esses exercícios são legais, pq da pra fazer quando vc não ta cm a gaita (e nao tem ngm olhando kk), logo, vc pode passar o dia todo fazendo isso, provavelmente melhorará bastante seu timbre. Enfim, axo que so vou falar isso por enquanto, não vou nem começar a citar as diferenças de timbre entre uma embocadura e outra.
O objetivo desse texto era apenas bagunçar um pouco a cabeça de quem pensa que um bom timbre só é possível de se ter tocando uma gaita cara, lógico que uma gaita pode ter timbre melhor/pior do que outra, mas o que não pode é se esconder atraz disso pra justificar sua deficiência de timbre, TENHA UM BOM TIMBRE ANTES DE TER UMA BOA GAITA, dessa maneira, quando comprar uma gaita cara saberá extrair todo o potencial dela.
é isso ae, qualquer dúvida é só perguntar, farei o possível para atender :)
|