como traduzir uma partitura em uma tablatura?

    Autor Mensagem
    Matt Teixeira
    Veterano
    # ago/12


    é possível traduzir uma partitura em tablatura para gaita?
    porque tem varias musicas que eu queria tocar, mas só acho em partitura.. :(
    se tiver alguma maneira de traduzir, como eu faço isso?
    obrigado a todos que responderem..

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Cara, não sou gaitista, sou guitarrista, nunca vi tablatura para gaita.

    De qualquer forma, tablatura não é escrita musical, é "quebra galho". Muitas coisas não são escritas numa tablatura, não tem 1/3 da complexidade de uma partitura.

    Ainda que eu utilize tablaturas e as ache válidas, tenho que reconhecer que é apenas um "quebra galho" e esta longe de ser reconhecida como leitura ou notação musical.

    Mas, respondendo sua pergunta, se existe algum tipo de tablatura para gaita, aí é possível fazer o mesmo "quebra galho" que é feito nas tablaturas para guitarra.

    wermucc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Sim é possível, mas você tem que saber identificar as notas na partitura para poder fazer a tablatura, este procedimento não e muito difícil a não ser que a partitura seja daquelas complexas cheias de ligamentos e etc.
    tente estudar também um pouco de teoria musical isso vai ajudar muito voce a traduzir partituras.

    Matt Teixeira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    hum..
    mas como eu sei por exemplo o que é um "dó" e o que é um "sol" em uma partitura?
    na tablatura da gaita eu já sei, mas agora só preciso saber na partitura..
    depende da linha que p simbolo está?

    wermucc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Você tem que identificar pela clave que esta na pauta, por exemplo a clave se sol é escrita na segunda linha da pauta, portanto toda nota escrita na segunda linha é nota sol, as notas na partitura alternam- se em linha e espaço portanto se a nota sol esta na segunda linha, "la" esta no segundo espaço e "si" na terceira linha. explicando assim fica difícil, mas da uma olhada no vídeo do link abaixo que vc vai entender . Valeu pela tablatura que vc me mandou, com certeza é uma das musicas que eu quero tocar pra curtir nas festinhas de família.
    se tiver mais duvidas vai comentando ai que se possível tentaremos ajudar!

    http://www.youtube.com/watch?v=2WAfZLMAW0o

    Matt Teixeira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    nossa cara valeu.. eu vi todos esses vídeos e me ajudou muito.. valeu mesmo! ^^ me ajudou demais.. ^^

    e denada! espero ter te ajudado mesmo tbm.. qualquer coisa também pode falar..

    wermucc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    To colocando dois links de apostilas de teoria musical que tem explicações de como funciona partituras, da uma conferida, é bom ter alguma noção de teoria musical, porque se vc for acompanhar um violão por exemplo e pedir pra vc tocar uma nota semibreve ou uma fusa iai? . Até mais, falou!

    http://www2.secult.ce.gov.br/Recursos/PublicWebBanco/Partituraacervo/A pt000002.pdf

    http://www.nre.seed.pr.gov.br/campomourao/arquivos/File/Ensino/Apostil a_Iniciacao_Musical.pdf

    Matt Teixeira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    obrigado.. vc tá me ajudando muito mesmo.. qualquer coisa pode pedir tbm tá?
    muito obrigado..

    bruno_or
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Muito bom os links cara! Valeu por compartilhar..

    wermucc
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Quando comecei a tocar gaita tive que vasculhar a internet semanas para poder achar bons conteúdos pois estou aprendendo sozinho, por isso fico feliz em poder ajudar vcs que tao a fim de tocar gaita esse instrumento tão legal que anda meio esquecido pela galera.

    Matt Teixeira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu também to aprendendo gaita sozinho.. ^^
    mas infelizmente eu não posso tocar todos os dias por causa da escola.. =(
    wermucc obrigado por esses links, isso ajuda muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como traduzir uma partitura em uma tablatura?