Problema na aspiração do segundo orifício

    Autor Mensagem
    Igor_Atanes
    Veterano
    # jun/12


    Eu consigo aspirar e assoprar a maioria dos orifícios, só não consigo aspirar direito o segundo orifício da minha gaita, sai um som estranho, o resto sai tudo normal...

    Isso é problema da gaita ou eu estou fazendo errado?

    wermucc
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu também estou tendo esse problema, só que no orifício 6, inicialmente achei que fosse problema na gaita até à desmontei mas o problema peristia até que fiz o seguinte tampei com os dedos as casas vizinhas (5 e 7) para que a nota da casa 6 saísse totalmente limpa. Ao soprar aspirar varias vezes notei que a nota esta certa, apenas exigia um pouco mais de pressão do que as outras, talvez por um vazamento de ar ainda não sei.
    faça o teste e comente ai, tomara que de certo. Se tiver mais duvidas faz o comentário que vou tentar ajudar.

    Igor_Atanes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É cara, fiz o que você falou, tapei o orifício 1 e 3 e soprei apenas o 2, e realmente saiu o som normal, aspirando e assoprando. Então eu acho que o problema é a falta de prática, porque sou iniciante e etc.

    Agora vou tentar praticar mais para ver se consigo melhorar isso, se você tiver alguma dica de aspiração ou de sopro eu ficaria agradecido. ^-^

    wermucc
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: wermucc
    · votar


    foque no estudo das escalas (diatônica, diatônica completa, terças,...) que são essenciais desde um iniciante até um gaitista profissional. Entre no link abaixo, lá tem todas as escalas e também o áudio da escala (para gaita em C). Uma dica que funciona para mim é regular o volume do som +/- na mesma altura do som da gaita, e ao tocar compare os 2 se estão o mais semelhante possível focando em produzir um unica nota de cada vez. O processo é cansativo mas o resultado é muito bom não desanime.

    http://www.marcelomelloweb.kinghost.net/mmgaita_apostila.htm

    Também sou iniciante se você tiver algum conteúdo para me ajudar ficarei agradecido

    xharmonica
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Os orifícios graves e agudos aspirados são difíceis de tocar no começo dos estudos, enquanto a região média e super tranquila.

    Neste curso você poderá encontrar exercícios para melhorar o sopro:
    http://gaitacampinas.blogspot.com.br

    Se quiser ir direto ao ponto, assista este vídeo:




    wermucc
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    valeu xharmonica, novos videos são sempre bem vindos.

    xharmonica
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Em geral, problemas com o travamento das palhetas ou timbre estranho, tem a ver com o fechamento do canal por onde o ar passa, mais especificamente:

    - Problemas nas notas graves, fundo do canal fechado: garganta ou fundo da língua, altos.

    - Problemas nas agudas: frente do canal fechado: ponta da língua muito próxima aos dentes da frente ou do céu da boca.

    Esses problemas são muito comuns, teste mudar a posição da língua e em vez de soprar, bafore na gaita para que a garganta fique em uma melhor posição.

    O vídeo acima explica esse tipo de problema e da uma sugestão para você testar se o sopro está adequado ou não!

    Dica de curso de gaita diatônica:
    http://gaitacampinas.blogspot.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na aspiração do segundo orifício