algumas duvidas sobre técnica

    Autor Mensagem
    Samuwell
    Veterano
    # abr/11


    - para fazer a melodia duma música qualquer, nao necessariamente blues ou akelas "manjadas" para gaita, a gaita mais indicada é a cromática, já que ela tem todos os "sustenidos e bemois" (n sei o nome disso hehehe).

    Toco a diatonica, e como faltam algumas notas, as vezes tenho dificuldade para tocar a melodia duma música. Mesmo usando o harping tentnado colocar o mínimo de notas bemois possível, mas quase nenhuam música é só com notas "normais".

    Isso esta ligado a minha segunda dúvida.

    A minha dúvida entao é a seguinte, é indicado eu passar para a cromática, q com akela chavinha lá faz os sustenidos, ou nao dá....é mto diferente, precisa saber teoria musical ou sei lá hehehe é trankilo de passar para a cromática? na cromática vou cosneguir tocar todas músicas né?


    - quando faço um bend, ate agora nunca consegui ir direto pra nota feito pelo bend. Tipo parado ir direto ate dá, mas no meio duma musica rapida, é mto dificil, até pq reparei que o bend desce a nota, mas é como se no teclado vc mantivesse as duas teclas apertadas, deu pra sacar? é mto dificil fazer direto a nota sustenida.
    É normal isso de descer a nota, tipo conectando uma a outra, em vez de separá-las, ou tem q treinar mais, q aí vai?


    Sou ruim de música hehe nunca estudei teoria musical nem nada, além de n conseguir tocar nada de ouvido.

    e por ser "ruim" em musica, não consigo fazer nenhuma frase ( ou riff, axo q é a mesma coisa hehe) , nem encaixar as prontas q tem por ae na internet em nenhuma música.

    queria saber se tem meio q uma regra pra fazer essas frases no meio da música, sacoe.... tem alguma logica na parada ou é puro feelling? hehe.

    Tipo qnd a musica tem um verso q sobe o tom, aí manda frase na gaita subindo ou descendo, nao sei.....tem alguma logica na parada? Se iiver, me ajudem ae hehehe


    axo q ficou meio grand eo post heheh mas pls, me ajudem ae!!! vlw!!!!!!

    abraços!!!

    has4
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: has4
    · votar


    Samuwell, nem de longe sou expert, mas vou tentar... alguém mais experiente aqui poderá ajudá-lo melhor. Aguarde pacientemente!

    1º - para fazer a melodia duma música qualquer, nao necessariamente blues ou akelas "manjadas" para gaita, a gaita mais indicada é a cromática, já que ela tem todos os "sustenidos e bemois" (n sei o nome disso hehehe).

    No meu ponto de vista, e conforme a sua necessidade, sim, a gaita cromática é sim, a mais indicada.

    Toco a diatonica, e como faltam algumas notas, as vezes tenho dificuldade para tocar a melodia duma música. Mesmo usando o harping tentnado colocar o mínimo de notas bemois possível, mas quase nenhuam música é só com notas "normais".

    Sim, bends não são tão simples de serem executados, especialmente quando queremos fazer de uma diatônica, uma cromática. Muitas melodias de músicas são sim bastante acidentadas (com sustenidos e bemóis).

    Isso esta ligado a minha segunda dúvida.

    A minha dúvida entao é a seguinte, é indicado eu passar para a cromática, q com akela chavinha lá faz os sustenidos, ou nao dá....é mto diferente, precisa saber teoria musical ou sei lá hehehe é trankilo de passar para a cromática? na cromática vou cosneguir tocar todas músicas né?

    Se você já tem uma boa noção de ouvido, com a diatônica, não vejo porque não encarar a cromática, e também já ir tendo a sua noção com uma gaita cromática (aquela com a 'chavinha'). Se você toca de ouvido, não será diferente. Tocar lendo partitura nunca é ruim ou demais, aliás, será de grande valia para quem pretende realmente tocar músicas mais complexas. Aprendendo a ler ou não, não quer dizer que tocará menos ou não! Há quem toque instrumentos sem ler. - Há quem fale sem ler, né? Mas quem lê, talvez fale melhor! (ou não - rsrsrs)

    2º - quando faço um bend, ate agora nunca consegui ir direto pra nota feito pelo bend. Tipo parado ir direto ate dá, mas no meio duma musica rapida, é mto dificil, até pq reparei que o bend desce a nota, mas é como se no teclado vc mantivesse as duas teclas apertadas, deu pra sacar? é mto dificil fazer direto a nota sustenida.
    É normal isso de descer a nota, tipo conectando uma a outra, em vez de separá-las, ou tem q treinar mais, q aí vai?

    - acho que tentei responder, lá em cima. Agora... quanto à fazer bend e soar mais de uma nota, quer dizer que você está aspirando ou soprando em mais de um orifício na gaita. Treine mais para fazê-lo em apenas um orifício para soar apenas uma nota, no caso, com o bend pretendido. Com o tempo e a prática você dominará isso.


    3º Sou ruim de música hehe nunca estudei teoria musical nem nada, além de n conseguir tocar nada de ouvido.

    Não conseguir tocar nada de ouvido e não ler partitura, mas... afirmar que "Toco a diatonica, e como faltam algumas notas, as vezes tenho dificuldade para tocar a melodia duma música", é contraditório... xô vê se entendi... talvez queira dizer que algumas melodias você consegue tocar de ouvido? Se sim, já é bem legal. Se não, não desanime que com o tempo, poderá fazê-lo, mas sempre tente! Bom, se você consegue cantarolar uma melodia sem desafinar, creio que poderá ir encontrando as notas - nota por nota - de uma melodia simples na gaita. Se consegue isso, avançará muito, tocando de ouvido!

    e por ser "ruim" em musica, não consigo fazer nenhuma frase ( ou riff, axo q é a mesma coisa hehe) , nem encaixar as prontas q tem por ae na internet em nenhuma música.

    Não entendi bem... acho que deve ser problemas com ritmo... se é o que estou entendendo, não conseguir encaixar a melodia que aprendeu na harmonia de uma música ou por exemplo, em um playback da música... é isso que quis dizer? Se sim, terá que praticar outros exercícios independente do instrumento, para aprender a lidar com o ritmo.

    queria saber se tem meio q uma regra pra fazer essas frases no meio da música, sacoe.... tem alguma logica na parada ou é puro feelling? hehe.

    Será que tá falando de IMPROVISO? Se for, pra mim, a única regra para improvisar é: não desafinar ou tocar notas que soem ruim numa harmonia, ou que estejam foram dela, da harmonia.

    Tipo qnd a musica tem um verso q sobe o tom, aí manda frase na gaita subindo ou descendo, nao sei.....tem alguma logica na parada? Se iiver, me ajudem ae hehehe


    Não sei se você quer falar sobre 'MODULAÇÃO' em uma musica, o que seria, digamos, a grosso modo dizer que, geralmente, faz uma escala ascendente (subindo) ou descendente (descendo) preparando para mudar de um tom para o outro.

    OBS.: O 'aguarde pacientemente', descrito lá em cima, também equivale a sugerir: 'arranje um(a) professor(a)' para que o oriente demonstrando na gaita cromática e na diatônica, e para que tire melhor as suas dúvidas, pessoalmente!

    Samuwell
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Samuwell
    · votar


    vlwão cara, me ajduou mto...

    Acho entao que vo tenta uma cromática, pra ve no q dá ehehe

    mas axo q na 2º e 3º duvida nao me expressei direito.

    a 2º duvida, não é q estou aspirando dois buracos, é por explo....aspio o orificio 4, sai o ré. para ir do ré para o ré bemol, em vez de ir direto, seria como se eu, no teclado, apertasse a tecla ré, manievsse ela pressionada, e só dps apertar a tecla pretinha do ré bemol. Entendou, não vou direto pro ré bemol, tem q seemrpe passar priemiro pelo ré.

    Ficando o som como se tivesse descendo mesmo, e não indo direto pro ré bemol.

    Isso é normal ou com treino da pra ir direto sim?

    ---
    Qnd falei q q sou ruim de musica de ouvido. Não toco nada de ouvido. Só lendo a partitura (akela pra gaita, com números, pq a com simbolos nao sei ehehe).

    Não tenho problema com ritmo hehehe, consigo tocar lendo a TAB acompanhando alguem no teclado, ou memso cantando...isso é trankilo.

    Eu estava mesmo me referidno ao improviso. Tanto em fazer um solo qnto fazer umas especies de firulas durante a musica. O que eu axo foad de mais essas firulas ehehhe Nãos ei se deu pra entender, essa m´suica no lin abaixo tem essas firulas q falei. Eu q queria saber se tem alguma lógica pra fazer essas firulas.....

    http://www.youtube.com/watch?v=DmSZINm3GKc

    Começa a fazer as firulas com a gaita aos 35 segundos....

    Se tiver alguma lógica, sl hehehe é puro feeling?

    vlwão!!! abraços!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a algumas duvidas sobre técnica