Gaita em ré - tirar dúvida

    Autor Mensagem
    redblues
    Veterano
    # out/10


    tenho uma gaita em ré, é muito dificil???

    Rujerf
    Veterano
    # out/10
    · votar


    É igual a todas, só que com a afinação mais aguda. E é mais fácil de tocar do que as outras de afinação mais grave.

    Porém se vc treinar em uma gaita de afinação mais grave tipo G ou A,
    quando for tocar nessa em Ré tudo será mais fácil de executar.

    Cost
    Veterano
    # out/10
    · votar


    O recomendado seria ter uma em C (do), ja que essa é uma gaita assim dizendo "media", nem facil nem dificil, pra dai vc treinar as outras.

    sobrevivente
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho que é o meu primeiro post por aqui. Me bateu a dúvida, o que torna uma gaita mais difícil de ser tocada?

    Cost
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pelo que sei é a questão dos agudos... quanto mais agudo for a casa mais dificldades se encotnra em tirar o som. Acredito que seja isso

    Rujerf
    Veterano
    # out/10
    · votar


    o que torna uma gaita mais difícil de ser tocada?

    Em relação a gaitas mais graves a dificuldade está em executar os bends, pois é necessário um esforço maior da musculatura da garganta entende (quanto + grave a gaita + força no bend)

    Já quanto as mais agudas pelo que sei a dificuldade está em extrair o som de forma limpa.
    Tipo: utilizando a embocadura de língua (em forma de U) o som sai bem mais fácil e limpo do que utilizando a em bocadura de bico.

    Bem, acho q é isso...se estiver errado me corrijam, por favor.

    sobrevivente
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cost
    Rujerf
    Entendi, valeu!

    ghostbastard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    sobrevivente

    depende de qual tipo de dificuldade vc esta falando.

    No caso das afinações, cada tom terá suas particularidades. Tons mais graves, como já foi dito, facilitam a execução das notas da terceira oitava, porém exigem uma quatidade maior de ar e causam uma maior dificuldade para a execução dos bends, porém, o controle sobre eles será maior. Em alguem que está aprendendo essas características podem ser prejudiciais porque causam um certo desanimo tendo em vista que o gaitista ainda esta desenvolvendo o fôlego e não consegue tocar a gaita satisfatoriamente, ou acostuma-se com a facilidade de controle dos bends e quando pega uma gaita aguda tem dificuldades para se acostumar.

    Ja as gaitas de tons mais agudos oferecem como facilidade a execução dos bends, porém é necessário muito feeling para controlar nos bends intermediários. A oitava aguda é muito sensivel e exige uma impostação com bastante pressão, o que pode trazer muitas dificuldades.

    A gaita em C se situa no meio do espectro grave-agudo. Portanto, para o gaitista passar para outros tons não haverá um salto tão extremo como passar de uma gaita em E para A, por exemplo.

    A escala da gaita em C não possui acidentes, o que facilita a explicação de exercicios teóricos, ainda mais tendo em vista que o aluno nunca teve contato com teoria musical antes.

    Já existem outras dificuldades que podem atingir todas as afinações, como palhetas com altura mal regulada, o que resultaria num desperdicio maior de ar em caso de muito abertas, ou travamento e stress excessivo das palhetas em caso de muito fechadas e ambos os casos dificultariam a execução e controle dos bends.

    Maus cuidados por parte dos logistas e dos proprios gaitistas tambem entram nessa lista. Gaitas que ficaram no sol, poeira, usadas por várias pessoas dificultam e muito o aprendizado.

    Outro fator é a marca da gaita. Gaitas de marcas serias, como hering, hohner, bends, seydel, lee oskar, suzuki etc tem bem menos chances de serem mal feitas. Já esse outros modelos misteriosos que sem encontram por ai, como as copias chinesas, bluesbands, etc podem trazer dificuldades no aprendizado devido a baixa qualidade dos materiais utilizados na fabricação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gaita em ré - tirar dúvida