Gaita com defeito / desafinada ?

    Autor Mensagem
    ralves20
    Veterano
    # out/10


    Olá amigos, antes de mais nada sou iniciante e comprei minha Hering Master blues(C) há 2 dias.

    Estou treinando a escala de Dó e aprendendo a embocadura correta, mas percebi que as 2 primeiras casas/buracos da gaita (graves) são muito difícil extrair som e quando sai é muito desafinado, o que não acontece nos demais bucacos onde consigo um som limpo e claro das notas.

    Não tenho a quem perguntar a não ser o vendedor da loja...
    Será um problema da gaita ou o problema sou eu ??

    Agradeço a ajuda de vcs

    Carregando
    Veterano
    # out/10
    · votar


    eu comprei uma esses dias tbm, e os graves sai som bem facil.. os agudos que é um pouco complicado.

    mas não sei te responder cara, sei menos doque tu nisso :/

    FlOaD
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Amigo, você é iniciante e como todo mundo que compra uma gaita acha que ela esta quebrada pelo fato das casas graves serem dificeis de extrair som e até as vezes nem som sai, mas isso é comum, com treinamento voce vai passar por cima disto, eu toco a algum tempo e ja consigo tirar um som limpo das casas graves, só tenho problema mesmo com os Bends da mesma.

    ralves20
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Valeu pelas respostas !!

    O que eu fiz para testar foi fechar todas os buracos e deixar apenas o buraco 2 aberto, o som sai muito estranho, sujo, não é grave é sujo e desafinado e quando aspiro quase não sai som algum....

    Será mesmo ignorância minha ???

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ralves20
    Ela está assim desde a hora que você comprou?

    ralves20
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ralves20
    · votar


    Ela está assim desde a hora que você comprou?

    Na hora que comprei eu não testei com a boca, o vendedor colocou ela em um assoprador, colocou na caixa e me entregou.

    Eu reparei nisso 1 dia depois quando começei meus estudos.


    Quem tem um gaita em DÓ, se fechar todos os furos e deixar apena o 2 aberto e soprar normalmente com força, sai um som limpo como nas demais ???

    AurélioB.
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sai sim, ainda mais a gaita de Dó, pois ela é a "mais fácil" justamente por ser a gaita que fica no "meio" das gaitas diatônicas..
    As vezes se assoprar com toda força, que não é recomendado, o som sai um pouco desafinado, pois as palhetas vibram mais do que o normal, e isso estraga as palhetas, por isso perguntei se ela já saiu assim da loja, caso você tenha forçado o sopro pode sim ter estragado-a.
    Já que ela veio estragada, volte a loja e diga que ela já estava assim e peça para trocarem, eles não tem motivo para não efetuar a troca.
    Veja também se você está assoprando do jeito certo, vai ver você aprendeu a fazer um bend e nem sabe ahaha
    Abrass!

    ghostbastard
    Veterano
    # out/10 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    AurélioB.

    a gaita dele não esta estragada.


    ralves20

    O furo -2 costuma dar bastante dor de cabeça para quem ta começando. Outros furos que podem ocasionar problemas são o -1 e -3 e é claro, toda a oitava aguda.

    Isso acontece devido ao fato de que cada furo exige uma certa forma de sopro, cada furo tem a impostação certa.

    Tente fazer o seguinte teste: se sua embocadura ainda não esta bem vedada, deixe tampado os furos adjacentes e aspire o -2 usando um pouco de ar do nariz. O som vai sair ok.

    Porém, você não vai poder usar essa forma de aspirar pra sempre, porque ar aspirado pelo nariz é ar desperdiçado, e você acabaria com o pulmão cheio muito rapidamente.

    Então acostume-se a pronunciar a vogal I enquanto aspira o 2 normalmente. Veja como as laterais da sua lingua sobem e ela se projeta levemente pra frente.

    Você tambem pode fazer isso em conjunto com outras tecnicas que ajudar a conseguir um som correto no -2: inclinar a gaita pra cima ou pra baixo ou então inclinar a cabeça para cima.

    Teste isso. Provavelmente te ajudará.





    soprar normalmente com força

    Muito cuidado com isso. A gaita é um instrumento de palhetas e possui um volume máximo. Passando do ponto você só terá um som distorcido e desgaste extremo do instrumento.

    Você deve usar a respiração diafragmática ao tocar, para que seu sopro se regule, seu timbre seja melhor bem como a quantidade de ar que você pode aspirar/expirar.

    Sopre e aspire como se estivesse bafejando nas lentes de um oculos, para limpá-los.

    ralves20
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ghostbastard

    Realmente da maneira como vc explicou ajudou bastante, creio ser inexperiência mesmo ! Como os outros orifícios o som saia com facilidade bastando veda-los bem, achava que os 2 primeiros seria da mesma forma.

    Quando eu falei "forte" não foi o que deixou parecer, mas valeu a dica !!

    Muito obrigado pela sua explicação e as dicas, ajudou muito mesmo !!

    Abraço a todos

    ghostbastard
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ralves20
    achava que os 2 primeiros seria da mesma forma.


    Não. No caso do -2 existe uma questão de pré-bend. Por isso é necessário desobstruir a glote para conseguir fazer a palheta entrar em atividade da forma correta.

    Você esta usando qual embocadura?

    tmgranato
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ralves20,

    cara, tive exatamente o mesmo problema, e o ghostbastard (?) descreveu perfeitamente. Tb achei que estava com uma gaita estragada e voltei à loja. Eles chamaram o luthier de gaita da Hering e o cara tirou o som do -2 perfeito bem na minha frente (coisa que nem os vendedores conseguiram, eles mesmos achavam que a gaita tava estragada). A questão é realmente de embocadura e dessa tal "respiração diafragmática". É... pra quem pensava que gaita era só soprar os buracos certos na hora certa... o buraco é mais embaixo, com perdão do trocadilho!

    Abraços

    tmgranato
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Aliás, depois de um pouco de tentativa e erro consegui tirar o som certinho do -2. A parada é encontrar o fluxo ideal de ar que fará vibrar a palheta certinho. Se puxar demais vai sair um bend bem feio e torto.

    Gaia0007
    Veterano
    # out/10
    · votar


    A minha tbm é Hering, já deve ter 1 ano..

    Nem toco muito porque meio que me desapontei com gaitas.. É diatônica, tem que fazer bend, as notas agudas são MUITO agudas, enfim.

    MAs de vez em quando gosto de tocar e tal. Aprendi algumas coisas na internet (quase nada) e inventei uns "riffs" pra umas gravações minhas.

    O PROBLEMA é que de um tempo pra cá tenho notado que o 2º orifício não produz som quando aspirado. Que pode ser?

    E sobre aquele suporte para tocar junto com o violão, é ruim usar aquilo? Vi alguns pra vender, mas achei caro.. =/

    Obrigada ! =]

    Daia.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tenho que agradecer ao ghostbastard, pelas dicas, consegui tirar o som do -2!! Estava quase enviando a minha Hering para troca ¬¬ a questão toda é jeito e prática mesmo. Aproveito para perguntar também se alguém sabe me dizer se o oríficio 7 possui alguma técnica para soprar/aspirar, pois nem sempre consigo tirar um som perfeito. E qual o tempo médio para que uma gaita comece a desafinar e o que fazer quando isso acontecer? Obrigada pela ajuda! =)

    ghostbastard
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Daia.

    e o pior é que os vendedores não entendem de gaita tambem e acabam trocando o instrumento e mandando pra fábrica.

    A oitava aguda é tão problemática quanto os primeiros furos. Como eu disse lá em cima, cada furo tem o seu sopro.

    Porém, preste muita atenção: TODO instrumento precisa ser regulado quando sai da loja para ficar de acordo com o instrumentista. No caso das gaitas, em que o som final é resultado de uma soma muito grande de fatores, esse ajuste é muito importante.

    Procure no google sobre como fazer a regulagem de altura das palhetas. No youtube o Adam Gussow tem alguns vídeos ensinando como regular o gap (espaço entre a palheta e a placa de vozes). Isso vai ajudar, e muito, a execução das notas e posteriormente no aprendizado dos bends.

    Daia.
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Obrigada! ghostbastard

    Pedro Alves
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ghostbastard

    Cara, comprei uma Bends Juke em G há cerca de 2 meses e de uns tempos pra cá a 1ª casa quando aspiro com um pouquinho mais de veemencia ela parece 'microfonar' ou 'vazar' o ar, saindo junto com som natural da casa um 'ziiii'. Parece que a pressão que tenho de jogar é menor que a primeira gaita que comprei, quando comecei a tocar há uns 4 meses, uma ralezinha Hohner Bluesband.
    Notei tbm que a 7ª casa quando soprada não sai som algum (isso depois de um tempo que comprei o instrumento, até então não havia notado defeito algum) ja tentei diversas embocaduras e pressões de ar e assim mesmo nn apresenta som somente ao soprar, ao aspirar funciona normalmente.
    Se forço um pouco mais a pressão o som que sai lembra uma panela de pressão quando começa à pegar a pressão...então paro pra nn acabar afetando a palheta (se não estivert com defeito)

    Gostaria de saber um jeito melhor de proceder com ela, antes de mandar à assistência da própria fábrica, pois se não houver problema algum, será em vão...

    Agradeço.

    Pedro Alves
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ghostbastard

    Problema resolvido.

    Conversando com meu amigo Bié Menduri, endorser da marca, resolvi abrir o instrumento e verificar se era sugeira.

    E não era mesmo!?

    No 'vãozinho' entre a placa de vozes e a palheta havia uma micro crosta de sugeira solidificada.

    Depoias de um um tempo, com um grampo de grampeador e com MUIIIITO cuidado, eu 'lixei' essa crosta, pois ela impedia que a palheta subisse no ato de sopro, fazendo assim com que saísse o som...

    Quem tiver a 'mão boa' e não tiver medo de mexer no instrumento pode experimentar.

    Outra dica é mergulhar a placa de vozes junto (parafusada mesmo, sem desmontar) numa solução com vinagre e uma pitadinha de sal por uns 2 min e retirar pra ver se a sugeira solta.

    Mas lembre-se de não deixar por muito tempo para nn afetar o instrumento, pois o vinagre é forte e é muito ácido.

    De resto é isso, grende abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gaita com defeito / desafinada ?