Autor |
Mensagem |
ralves20 Veterano |
# out/10
Olá amigos, antes de mais nada sou iniciante e comprei minha Hering Master blues(C) há 2 dias.
Estou treinando a escala de Dó e aprendendo a embocadura correta, mas percebi que as 2 primeiras casas/buracos da gaita (graves) são muito difícil extrair som e quando sai é muito desafinado, o que não acontece nos demais bucacos onde consigo um som limpo e claro das notas.
Não tenho a quem perguntar a não ser o vendedor da loja... Será um problema da gaita ou o problema sou eu ??
Agradeço a ajuda de vcs
|
Carregando Veterano |
# out/10
· votar
eu comprei uma esses dias tbm, e os graves sai som bem facil.. os agudos que é um pouco complicado.
mas não sei te responder cara, sei menos doque tu nisso :/
|
FlOaD Veterano |
# out/10
· votar
Amigo, você é iniciante e como todo mundo que compra uma gaita acha que ela esta quebrada pelo fato das casas graves serem dificeis de extrair som e até as vezes nem som sai, mas isso é comum, com treinamento voce vai passar por cima disto, eu toco a algum tempo e ja consigo tirar um som limpo das casas graves, só tenho problema mesmo com os Bends da mesma.
|
ralves20 Veterano |
# out/10
· votar
Valeu pelas respostas !!
O que eu fiz para testar foi fechar todas os buracos e deixar apenas o buraco 2 aberto, o som sai muito estranho, sujo, não é grave é sujo e desafinado e quando aspiro quase não sai som algum....
Será mesmo ignorância minha ???
|
AurélioB. Veterano |
# out/10
· votar
ralves20 Ela está assim desde a hora que você comprou?
|
ralves20 Veterano |
# out/10 · Editado por: ralves20
· votar
Ela está assim desde a hora que você comprou?
Na hora que comprei eu não testei com a boca, o vendedor colocou ela em um assoprador, colocou na caixa e me entregou.
Eu reparei nisso 1 dia depois quando começei meus estudos.
Quem tem um gaita em DÓ, se fechar todos os furos e deixar apena o 2 aberto e soprar normalmente com força, sai um som limpo como nas demais ???
|
AurélioB. Veterano |
# out/10
· votar
Sai sim, ainda mais a gaita de Dó, pois ela é a "mais fácil" justamente por ser a gaita que fica no "meio" das gaitas diatônicas.. As vezes se assoprar com toda força, que não é recomendado, o som sai um pouco desafinado, pois as palhetas vibram mais do que o normal, e isso estraga as palhetas, por isso perguntei se ela já saiu assim da loja, caso você tenha forçado o sopro pode sim ter estragado-a. Já que ela veio estragada, volte a loja e diga que ela já estava assim e peça para trocarem, eles não tem motivo para não efetuar a troca. Veja também se você está assoprando do jeito certo, vai ver você aprendeu a fazer um bend e nem sabe ahaha Abrass!
|
ghostbastard Veterano |
# out/10 · Editado por: ghostbastard
· votar
AurélioB.
a gaita dele não esta estragada.
ralves20
O furo -2 costuma dar bastante dor de cabeça para quem ta começando. Outros furos que podem ocasionar problemas são o -1 e -3 e é claro, toda a oitava aguda.
Isso acontece devido ao fato de que cada furo exige uma certa forma de sopro, cada furo tem a impostação certa.
Tente fazer o seguinte teste: se sua embocadura ainda não esta bem vedada, deixe tampado os furos adjacentes e aspire o -2 usando um pouco de ar do nariz. O som vai sair ok.
Porém, você não vai poder usar essa forma de aspirar pra sempre, porque ar aspirado pelo nariz é ar desperdiçado, e você acabaria com o pulmão cheio muito rapidamente.
Então acostume-se a pronunciar a vogal I enquanto aspira o 2 normalmente. Veja como as laterais da sua lingua sobem e ela se projeta levemente pra frente.
Você tambem pode fazer isso em conjunto com outras tecnicas que ajudar a conseguir um som correto no -2: inclinar a gaita pra cima ou pra baixo ou então inclinar a cabeça para cima.
Teste isso. Provavelmente te ajudará.
soprar normalmente com força
Muito cuidado com isso. A gaita é um instrumento de palhetas e possui um volume máximo. Passando do ponto você só terá um som distorcido e desgaste extremo do instrumento.
Você deve usar a respiração diafragmática ao tocar, para que seu sopro se regule, seu timbre seja melhor bem como a quantidade de ar que você pode aspirar/expirar.
Sopre e aspire como se estivesse bafejando nas lentes de um oculos, para limpá-los.
|
ralves20 Veterano |
# out/10
· votar
ghostbastard
Realmente da maneira como vc explicou ajudou bastante, creio ser inexperiência mesmo ! Como os outros orifícios o som saia com facilidade bastando veda-los bem, achava que os 2 primeiros seria da mesma forma.
Quando eu falei "forte" não foi o que deixou parecer, mas valeu a dica !!
Muito obrigado pela sua explicação e as dicas, ajudou muito mesmo !!
Abraço a todos
|
ghostbastard Veterano |
# out/10
· votar
ralves20 achava que os 2 primeiros seria da mesma forma.
Não. No caso do -2 existe uma questão de pré-bend. Por isso é necessário desobstruir a glote para conseguir fazer a palheta entrar em atividade da forma correta.
Você esta usando qual embocadura?
|
tmgranato Veterano |
# out/10
· votar
ralves20,
cara, tive exatamente o mesmo problema, e o ghostbastard (?) descreveu perfeitamente. Tb achei que estava com uma gaita estragada e voltei à loja. Eles chamaram o luthier de gaita da Hering e o cara tirou o som do -2 perfeito bem na minha frente (coisa que nem os vendedores conseguiram, eles mesmos achavam que a gaita tava estragada). A questão é realmente de embocadura e dessa tal "respiração diafragmática". É... pra quem pensava que gaita era só soprar os buracos certos na hora certa... o buraco é mais embaixo, com perdão do trocadilho!
Abraços
|
tmgranato Veterano |
# out/10
· votar
Aliás, depois de um pouco de tentativa e erro consegui tirar o som certinho do -2. A parada é encontrar o fluxo ideal de ar que fará vibrar a palheta certinho. Se puxar demais vai sair um bend bem feio e torto.
|
Gaia0007 Veterano |
# out/10
· votar
A minha tbm é Hering, já deve ter 1 ano..
Nem toco muito porque meio que me desapontei com gaitas.. É diatônica, tem que fazer bend, as notas agudas são MUITO agudas, enfim.
MAs de vez em quando gosto de tocar e tal. Aprendi algumas coisas na internet (quase nada) e inventei uns "riffs" pra umas gravações minhas.
O PROBLEMA é que de um tempo pra cá tenho notado que o 2º orifício não produz som quando aspirado. Que pode ser?
E sobre aquele suporte para tocar junto com o violão, é ruim usar aquilo? Vi alguns pra vender, mas achei caro.. =/
Obrigada ! =]
|
Daia. Veterano |
# jan/11
· votar
Tenho que agradecer ao ghostbastard, pelas dicas, consegui tirar o som do -2!! Estava quase enviando a minha Hering para troca ¬¬ a questão toda é jeito e prática mesmo. Aproveito para perguntar também se alguém sabe me dizer se o oríficio 7 possui alguma técnica para soprar/aspirar, pois nem sempre consigo tirar um som perfeito. E qual o tempo médio para que uma gaita comece a desafinar e o que fazer quando isso acontecer? Obrigada pela ajuda! =)
|
ghostbastard Veterano |
# jan/11
· votar
Daia.
e o pior é que os vendedores não entendem de gaita tambem e acabam trocando o instrumento e mandando pra fábrica.
A oitava aguda é tão problemática quanto os primeiros furos. Como eu disse lá em cima, cada furo tem o seu sopro.
Porém, preste muita atenção: TODO instrumento precisa ser regulado quando sai da loja para ficar de acordo com o instrumentista. No caso das gaitas, em que o som final é resultado de uma soma muito grande de fatores, esse ajuste é muito importante.
Procure no google sobre como fazer a regulagem de altura das palhetas. No youtube o Adam Gussow tem alguns vídeos ensinando como regular o gap (espaço entre a palheta e a placa de vozes). Isso vai ajudar, e muito, a execução das notas e posteriormente no aprendizado dos bends.
|
Daia. Veterano |
# jan/11
· votar
Obrigada! ghostbastard
|
Pedro Alves Veterano |
# jan/11
· votar
ghostbastard
Cara, comprei uma Bends Juke em G há cerca de 2 meses e de uns tempos pra cá a 1ª casa quando aspiro com um pouquinho mais de veemencia ela parece 'microfonar' ou 'vazar' o ar, saindo junto com som natural da casa um 'ziiii'. Parece que a pressão que tenho de jogar é menor que a primeira gaita que comprei, quando comecei a tocar há uns 4 meses, uma ralezinha Hohner Bluesband. Notei tbm que a 7ª casa quando soprada não sai som algum (isso depois de um tempo que comprei o instrumento, até então não havia notado defeito algum) ja tentei diversas embocaduras e pressões de ar e assim mesmo nn apresenta som somente ao soprar, ao aspirar funciona normalmente. Se forço um pouco mais a pressão o som que sai lembra uma panela de pressão quando começa à pegar a pressão...então paro pra nn acabar afetando a palheta (se não estivert com defeito)
Gostaria de saber um jeito melhor de proceder com ela, antes de mandar à assistência da própria fábrica, pois se não houver problema algum, será em vão...
Agradeço.
|
Pedro Alves Veterano |
# jan/11
· votar
ghostbastard
Problema resolvido.
Conversando com meu amigo Bié Menduri, endorser da marca, resolvi abrir o instrumento e verificar se era sugeira.
E não era mesmo!?
No 'vãozinho' entre a placa de vozes e a palheta havia uma micro crosta de sugeira solidificada.
Depoias de um um tempo, com um grampo de grampeador e com MUIIIITO cuidado, eu 'lixei' essa crosta, pois ela impedia que a palheta subisse no ato de sopro, fazendo assim com que saísse o som...
Quem tiver a 'mão boa' e não tiver medo de mexer no instrumento pode experimentar.
Outra dica é mergulhar a placa de vozes junto (parafusada mesmo, sem desmontar) numa solução com vinagre e uma pitadinha de sal por uns 2 min e retirar pra ver se a sugeira solta.
Mas lembre-se de não deixar por muito tempo para nn afetar o instrumento, pois o vinagre é forte e é muito ácido.
De resto é isso, grende abraço!
|