Afinação, algo deu errado

    Autor Mensagem
    Cost
    Veterano
    # ago/10


    Fala pessoal.
    Hj mais uma vez fui me aventurar a afinar minha gaita, so que dessa vez o que tive que limar foi a base, isso da casa 2, porem agora quando aspiro não sai mais som, e não to entendendo o pq. Alguem pode dar uma luz, algumas dicas do que devo fazer pra voltar ao normal. Deixo claro que limei bem pouco.
    Obrigado desde já

    xavy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cost ainda não tenho gaita [deve chegar semana que vem ;-) ], e talz mas já percebi pelos comentários da galera aki q não se deve mexer nas palhetas...

    vamo ver o que o pessoal mais experiente vai dizer...

    ghostbastard
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: ghostbastard
    · votar


    hauahauahau
    merda acontece, quando se esta aprendendo.


    Muitas coisas podem ter acontecido:

    1. Restos de material se acumularam entre a palheta e a placa de vozes e estão impedindo que a palheta vibre. Solução: limpre com uma escova de dentes, passando a escova no sentido da palheta, dos dois lados da placa.

    2. Gap muito baixo: a altura da palheta esta muito baixa, quando vc aspira ela trava automaticamente. Solução: tente levantar um pouco a palheta e vá testando.

    3. Gap muito alto: mesma coisa, mas em efeito contrario ao item anterior. Solução: abaixe a palheta cuidadosamente e va testando.

    4. Palheta descentralizada: Ao lixar vc conseguiu mexer no eixo na palheta, fazendo com que ela fique torta e não vibre. Solução: veja bem se a palheta consegue subir e descer livremente. Se ela realmente estiver descentralizada, centralize.

    5. Palheta trincada: Você lixou tanto que a palheta ficou muito fina e trincou. Solução: substitua a palheta ou peça que alguem o faça.

    Cost
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Cost
    · votar


    Xavy, é o seguinte brow... eu gosto de aprender, ja fussei minha gaita ate dizer chega, ja troquei uma palheta dela, ja afinei outras aplhetas, mas essa é a primeira vez que tento afinar limando a base, pra ela cair a afinação, e deu algo errado, sacou? Uma vez conversando com uma pessoa que faz manutenção ela me disse que não vale apena pagr pra acertar uma free blues, pois o valor que eu pagaria seria quase o valor de uma nova, enão so valeria apena pagar se a gaita tivesse um valor sentimental, caso contrario nem valeria devido ao preço da manutenção. No mais acho interessante aprender a mecher em minhas coisas, sou curioso, e na pior das hipoteses eu troco a palheta dela, assim como ja fiz com a outra que tava trincada... hehehe

    Ghostbastard... a quetão 1,2,3 e 4 eu antes de postar tentei fazer, passei a escova de dentes, mechi no gap, tanto pr cima quanto pra baixo, ate mesmo pq ja passei por um prob com o gap e consegui resolver, ja mechi na centralização, inclusive coloquie contra a luz pra verificar direitinho e a empurrei com a ferramente pra ver se não tava agarrando, e ainda assim continua o prob. Talvez o prob esteja na questão 5, a palheta trincada, mas limei bem pouco a base da palheta, pois era pra cair pouca coisa a afinação... pode ser qu eu tenha feito algo errado, num sei. Se tiver alguma outra sugestão eu gostria de tentar aqui, antes de tentar me aventurar na troca da palheta...

    Mais uma vez ae obrigado a todos pela atenção.

    xavy
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cost

    boa sorte amigo...

    sei bem como é isto: eu tenho um di giorgio que de vez em quando gosto de me imaginar como grande luthier e fico trocando coisas, mechendo em tudo pra descobrir algo kkkkkk

    falou

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Cost
    não vale apena pagr pra acertar uma free blues, pois o valor que eu pagaria seria quase o valor de uma nova, enão so valeria apena pagar se a gaita tivesse um valor sentimental,


    A última que consertei foi por R$50,00. E porque era de valor sentimental, então o menino(ou o pai dele) pagou!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação, algo deu errado