Aprender gaita em casa sozinho

    Autor Mensagem
    joaormrt
    Veterano
    # mai/09


    é muito dificil aprenter a tocar gaita em casa? Sem professor e tal?

    Qto custa uma gaita para iniciante? e qual?

    Obrigado

    ghostbastard
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    É possivel aprender sozinho sim. Nunca fiz aula com professor.

    Só vai exigir mais dedicação, obviamente.

    Você pode comprar uma free blues, que ta em torno dos 38 reais. Ou alguma nessa faixa. Gastar muito mais do que isso será desperdicio, menos, desperdicio tbm porque provavelmente a gaita não será boa.

    Fuja das Bluesband chinesas.

    Compre uma gaita em C.

    ghostbastard
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    joaormrt


    de nada

    =)

    Teclgait
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tem uma grande informaçao na net
    Eu sou portugues ca nao existe professores tive de aprender sozinho com ajuda de um antigo campeao do mundo Raul Mendes

    vajman
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: vajman
    · votar


    joaormrt

    é muito dificil aprenter a tocar gaita em casa? Sem professor e tal?

    Cara, isso pode soar muito suspeito porque eu sou professor do instrumento, mas, honestamente, acho muito perigoso aprender gaita sozinho. Em especial, a diatônica.

    Eu comecei meus estudos na gaita cromática em 1990 com o harmonicista Clayber de Souza. Naquela época não haviam professores de gaita blues (nome dado erroneamente para a gaita diatônica) e eu tive que me virar. Eu colava etiquetas no braço do violão (instrumento que já dominava) correspondentes às notas da gaita, incluindo até mesmo as disponibilidades extras, como os bends. Depois transferia os solos executados no violão para a gaita.

    Até aí, tudo bem. Mas, acontece que "tecnicamente" eu cometia erros diversos. Pior, por não saber que eram erros, afinal, como um leigo, não os via assim, continuei praticando da mesma e errada forma. Esses erros só eram trabalhados à medida que eu me dava conta que causavam imperfeições na minha sonaridade. O problema que eu notara na ocasião era: Quanto mais eu havia persistido no erro, mais difícil era a correção deste. Meu organismo havia se condicionado. Era o tal do vício.

    Hoje as pessoas me procuram para fazer aula e dizem "mas eu não sei nada. Nunca toquei, tá?". E o que eu respondo? "Graças a Deus!". Mas quando aparece aquele aluno que enche a boca pra dizer "Eu já toco. Sou autodidata, estou aqui só pra aperfeiçoar.". Aí eu já solto aquele "xiiiiiiiiii... Me dei mal!". Geralmente, esse aperfeiçoar do autodidata, leva muito mais tempo que o aprendizado do leigo iniciante.

    Veja bem, estou dizendo isso no nível técnico apenas, ok?

    O que acontece é que a gaita, em especial a diatônica – novamente – é um dos instrumentos que mais podem (e deveriam) ser analisados como uma extensão do organismo humano. Toda a sonoridade é adquirida com a articulação do organismo e, em especial, a do trato oral.

    Mandíbula, lábios, língua, glote, diafragma e tantas outras partes do organismo é que irão ditar a sua sonoridade.

    Enfim, brother. Não caia nessa de autodidata! Procure um professor. Qualquer professor, desde que domine a forma correta de lecionar. Ao menos nos três primeiros meses, até que você domine a mais básica técnica. Aí você vai balbuciar na internet atrás de outras informações, ok?

    É sério, não comprometa seu organismo se você quer levar a gaita adiante!

    Espero ter te ajudado e não apenas frustrado.

    Ah! Importante: Não me procure para aulas. O moderador pode entender esse post como propaganda.



    Grande abraço!

    vajman
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    joaormrt

    Fuja das Bluesband chinesas

    Ah! Sábias palavras de Ghostbastard. Produtos chineses, se prestam, são só pra aquecer mais o nosso planeta.

    fran329
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: fran329
    · votar


    Olá gente também sou nova no pedaço, acho que tenho paixão por instrumentos de sopro, pois tenho uma flauta e uma gaita, também pretendo comprar um sax futuramente, agora voltando ao assunto gaita, vocês conhecem a marca swan? Sabem se ela é boa pois eu tenho uma em C - 10 vozes e gosto dela, mas estou apenas começando e naum entendo muito de gaitas, por isso estou perguntando a vocês?

    Teclgait
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A swan e boa mas de curta duraçao acaba depresa
    Quanto a aprender sozinho aprender mesmo assim
    Eu aprendi sozinho e tive aulas com um campeao do mundo o raul mendes ele disse que eu era so treinar que ja sabia as bases

    Se eu aprendi voce tambem vai aprender

    fran329
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: fran329
    · votar


    Teclgait

    A swan e boa mas de curta duraçao acaba depresa
    Quanto a aprender sozinho aprender mesmo assim
    Eu aprendi sozinho e tive aulas com um campeao do mundo o raul mendes ele disse que eu era so treinar que ja sabia as bases

    Se eu aprendi voce tambem vai aprender



    Obrigado Teclgait e gostei do seu "apelido", já dá para saber a quais instrumentos vc prefere, pois é eu vou tentar aprender sozinha também assim como vc, amo música, amo instrumentos musicais (preferência por sax, gaita e violão) e não menosprezo a nenhum, tenho um grande respeito por todos os músicos seja qual for o instrumento que ele toque e também acretido que quando se quer uma coisa, mas muito, se consegue, e eu vou conseguir aprender a tocar a minha "gaitinha", posso não me transformar na melhor gaitista do mundo, mas também não serei a pior. Acho que vou comprar uma Free Blues para mim.

    Valeu!!!

    Teclgait
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    com a informaçao que existe na net voce começa logo a tocar umas musiquinhas

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    joaormrt
    é muito dificil aprenter a tocar gaita em casa? Sem professor e tal?

    Para aprender a tocar gaita não precisa de professor, isso se for estas gaitas diatônicas ( As de blues). Mas as cromaticas, já meio complicado. Pode até aprender mas demora um "tiquinho".

    Um abraço

    lupino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Estou aprendendo gaita pela web há uns três meses e estou muito satisfeito, me encontrei nela, mas também gosto de sax e violão. Agora enrosquei nos bends, mas estou feliz pois o som tá começando a mudar. Tenho uma freeblues em C (que tá aguentando a pancadaria). Penso em fazer cursos mais pra frente mas agora estou me dedicando nos exercícios. Comecei vendo as video aulas do Rodrigo Brasileiro no youtube, depois me cadastrei nas aulas da Bend (a fábrica de gaitas) e no gaitanet forum, levado gentilmente pelo ghostbastard. Conversar com os gaitistas experientes tem me ajudado muito. Gaitista na minha cidade é meio raro. Aprendi tocar suzana, asa branca e uns solinhos de blues, mas estou melhorando mesmo graças aos exercícios e as aulas de teoria. Seremos bons gaitistas. Um grande abraço.

    lupino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ah sim, asa branca e suzana até meu cachorro toca, msa tem coisa que ´[e uma delícia, como cartola, que eu estou tentando tirar. Abraço.

    TheChuckNorris333
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Oi
    Gostaria de aprender a tocar gaita.Jah li na internet que seria melhor começar por um cromatica, em outros sites pela diatonica.
    Afinal, qual é a diferença entre as duas,por qual, realmente, seria mais indicado a começar ??
    Já toco guitarra (solo e base) e violão e gostaria muito de começar a tocar gaita.
    Gostaria pra tocar musicas "classicas" na gaita tipo: asa branca, route 66 e solinhos de blues.... Por qual modelo começar , com corpo de plastico de acrílico.....? - naum sei se isso que eu disse está certo -
    Alguém recomenda um site pra começar a aprender a tocar em casa???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender gaita em casa sozinho