Duvida sobre como soprar notas seguidas

    Autor Mensagem
    Malucao
    Veterano
    # abr/09


    E ae galera, to com uma duvida bem iniciante na gaita, comecei fazem soh 5 dias e peguei umas umas musicas pra começa...
    mas ai veio uma duvida, se eu tiver q tocar algumas notas seguidas tipo: 4 5 6 ou -4 -5 -6 é certo eu tocar elas num so sopro (ou aspiração), ou soprar cada uma delas pausadamente?
    se for em um so sopro eu to com dificuldade pra faze sair um som limpo, tem algum macete ou é falta de pratica mesmo?
    se alguem puder me ajuda ai eu agradeço... vlw

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é certo eu tocar elas num so sopro (ou aspiração), ou soprar cada uma delas pausadamente?


    depende do que pede a musica ou que entonação vc quer dar.

    Malucao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pode cre... vlw ae ghostbastard.
    Mas eu queria aproveita esse topico pra pedi se alguem tem algum video, sabe onde tem ou algum material que explique como a gaita funciona internamente. Eu vi no wikipedia mas deu so pra te uma ideia... alguem sabe onde tem alguma coisa mais detalhada?

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é bem simples, o ar entra atraves do corpo da gaita, passando pela palheta , que vibra e produz o som. A placa de cima produz os sons soprados, a de baixo os aspirados.

    Quando vc executa um bend, vc muda a coluna de ar pra que ambas as palhetas vibrem, e quando vc faz um overbend, vc trava a palheta natural pra que a do sentido oposto vibre ( soprando, vc trava a palheta de cima para que a palheta de baixo vibre)

    pode abrir a sua gaita pra vc ver como é, é só tomar cuidado pra não enroscar as palhetas em nada pra não acabar entortando.

    é bem simples mesmo, e aí é que esta a graça, a maior parte precisa vir de vc.

    Malucao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    blz.. vlw pela ajuda

    vajman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Malucao

    se for em um so sopro eu to com dificuldade pra faze sair um som limpo, tem algum macete ou é falta de pratica mesmo?

    Brother, pode haver dois problemas. O primeiro é por você ainda não ter desenvolvido a musculatura da face, o que o faz perder a rigidez dos lábios e consequentemente a embocadura e, o segundo, você pode não estar fazendo a embocadura corretamente mantendo a parte seca dos lábios em contato com a gaita, então, na hora de glissar (passar de uma nota para outra sem romper o sopro ou aspiro) seus lábios podem não deslizar facilmente sobre a gaita fazendo com que você perca a forma da embocadura. Procure usar a parte mais interna dos seus lábios, a região úmida deles, na hora de embocar a gaita. Você vai notar que assim se obtém mais deslize no instrumento. Agora, dependendo do que você busca quanto à sonoridade, pode-se romper o sopro ou o aspiro entre um orifício e o outro. Nesse caso eu sugiro que você aplique um ataque em cada nota. Esse ataque pode ser gutural. Sabe aquele "ú" que vem da garganta quando a gente tosse? É ele! É isso. Espero tê-lo ajudado. Grande abraço!

    ghostbastard
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nossa, não tinha visto essa parte da pergunta, sobre o som limpo. Se eu tivesse prestado mais atenção teria respondido =|

    foi mal hehe

    mas o vajman acabou respondendo, e bem melhor ainda do que eu responderia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre como soprar notas seguidas