Diferença cromática/diatônica

    Autor Mensagem
    diegobs
    Veterano
    # nov/03


    A única diferenca de cormática e diatônica é aquele pininho pra tocar
    sustenido e bemol (fisicamente falando, pois eu sei que a
    "tocabilidade" é diferente, o som é diferente).

    Posso considerar tb que uma gaita cormática já tem uma
    gaita diatônica em Dó embutida??

    MKazan
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    diegobs
    A única diferenca de cormática e diatônica é aquele pininho pra tocar sustenido e bemol

    Cara! de onde vc tirou isso?!?!?!?!

    a primeira e a terceira oitava da gaita diatônica também são diferentes da cromática.
    assim como a maioria das cromáticas não permitem q vc dê um bend.

    Blues Harp
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Prezado colega diegobs.....

    A gaita cromatia apresenta as escalas completas..... o registro (pininho) quando acionado é como as teclas pretas do piano...sustenidos e bemois....outra diferença é o timbre do instrumento sendo menos agressiva que a gaita diatonica....Rod Piazza é um gaitista que toca muita gaita cromatica escute os sons e vera a diferença....

    diegobs
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    E qual é a diferença que há entre essas oitavas? O som? o modo de tocar?

    -E o que é bend?
    -E quer dizer que apesar da cromática ser mais completa que uma diatônica, ela possui menos recursos?

    diegobs
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eu quero comprar uma gaita pra tocar mais acústico, alguns solos, músicas mais pop ou mpb. qual é recomendada então?

    Blues Harp
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    vamos devagar.......

    Bend..... utilizado nas gaitas diatonicas é uma técnica onde ampliamos os recursos da gaita fabricando notas, na primeira oitava da gaita dos orificios 1 ao 3 oitava incompleta.....é uma técnica essencial para se tocar blues, rock......
    Não se consegue bends na cromática porque as paletas são muito proximas..
    Vc pode oitavar na gaita diatonica ex. soprar somente os furos 1-4 bloqueando com a lingua os orificios 2e4 pode sobrar e aspirar.....

    diegobs
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    então a cromática é ruim??
    A'única razão de eu querer comprar a cromática é pq ela possui todas as notas.. mas visto que ela sai perdendo nos recursos, ainda vale a pena comprar uma cromática? (Ainda não vi nenhuma pessoa que defenda a cromática, nem mesmo um vendedor da loja (que me recomendou a diatonica).) Vale a pena comprar uma cromática? (Pois pra mim uma diatönica me parece incompleta!! Assim como comprar um piano sem as teclas pretas!!) Estou certo?

    Lukcruz
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Eu gosto de cromética por que aprendi a tocar nela,tipo vc nunca vai conceguir pegar uma gaita perfeita, todas tem seus males, gosto do cromatica por aprendi a tocar nela

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença cromática/diatônica