Autor |
Mensagem |
Pedaum Veterano |
# jun/08
e aew galera tranquilo? olha, tenho uma gaita em G novinha (1 mes de uso)... Estava eu aqui treinando cross harp sem problemas quano decidi soprar e aspirar todas as notas da minha gaita...e percebi a o orificio 9 soprado não está emitindo som nenhum! Fiqquei logo desesperado! =P ai entrei aqui no cifra club pra mandar a mensagem no forum e enquanto isso continuei tentando...foi quando do nada o orificio 10 soprado também parou de emitir som!!! o que pode ter sido isso hem? Eu ainda não treinei muito as notas agudas...será que algum objeto ta obstruindo? vale a pena abrir a gaita pra dar uma olhada?
Abraço!
|
Pedaum Veterano |
# jun/08
· votar
E agora o orificio 10 soprado voltou a funcionar!!!
|
ghostbastard Veterano |
# jun/08
· votar
não tem nada obstruindo, provavelmente.`´E só a forma com que vc esta soprando. Na oitava aguda vc precisa ter bastante suavidade com as palhetas pq senão o som não sai mesmo.
tenta mudar sua embocadura ou sua forma de soprar.
|
Pedaum Veterano |
# jun/08
· votar
valeu pela ajuda cara... mas garanto a vc que não é! Não que eu seja mega experiente, nada idsso, mas eu já toquei em todos os orifícios, com som limpo! Não é possível que da noite pro dia eu desaprendi td e não consigo mais tirar som do orificio 9! pensei nessa possibilidade, mas ja tentei mudar embocadura, velocidade do sopro, e nada... Acho que realmente aconteceu algo com a gaita! O que vc acha?
|
ghostbastard Veterano |
# jun/08
· votar
Pedaum
tenta então desmonar a gaita e limpar, com ajuda de um alfinete ou algo que vc possa raspar a palheta em cima e embaixo.
verifica tbm a altura que ela esta no slot, usa outra gaita como referencia.
ou então tenta testar com a embocadura de lingua curva.
ou então... não sei ;p
|
Pedaum Veterano |
# jun/08
· votar
e ai cara blz?? apesar de não ser fã da embocadura de lingua curva, acho que a domino bem e mesmo assim não deu certo...mas fico com medo de abrir minha gaita e estragar de vez a palheta...nunca fiz isso... Como seria "raspar" a palheta com um alfinete? passar ele em cima e em baixo da base da palheta, seria isso? mas não desafinaria?
abraço!
Pedro
|
Spike good Veterano |
# jun/08
· votar
Pedaum Como não tenho os equipamentos adequados, para raspar a palheta eu improviso com uma chave de fenda (aquelas que são bem pequenas...vem em um estojo com vários), para miniaturas... Agora é claro que se você não souber fazer, corre o risco de estragar mesmo... mas acho que é um rico pela qual voce vai ter de passar, só assim é que se aprende a fazer a manutenção da gaita...
abraços.
|
ghostbastard Veterano |
# jun/08
· votar
Spike good
sim, e alem disso a gaita ja não esta soltando som mesmo, piorar não vai.
|
Spike good Veterano |
# jul/08
· votar
ghostbastard Verdade, chega uma hora em que não se tem muito a perder....aí tudo é lucro, principalmente se for conhecimento...
|