blues em G gaita em C

    Autor Mensagem
    diplickers
    Veterano
    # set/07


    Olá,

    minha banda ta fzendo um blues em G e eu fiquei encarregado dos arranjos de gaita.... tocando com a gaita em C tenho feito uns improvisos mas gostaria de ver se alguem tem algumas dicas de esclas ou sequencias que se encaixem bem pra esse tom...

    o ritimo do blues é o mais simple possivel, de 3 notas G - C - D...

    caso alguem queira ajuda, podem conferir a musica ainda em produção em:

    http://www.deepnlickers.0catch.com/video_extra3.htm

    por favor postem dicas ae...

    valew!!! ;P

    aluadohpr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    cara.. curtí teu som.. mas na minha opiniao, uns Bends cairiam bem na tua melodia.. Mas soh se vc qzr mudar, pq a musica em sí vc ja manda bem.. o importante nao eh a quantidade ou diversidade de notas, mas a qualidade na qual vc desempenha. no seu caso, Sol,Dó,Ré.. Pratique um pouco mais para tirar um som mais limpo.. valew..

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olha tá te faltando ouvir Blues, Sonny Boy Willianson, Little Walter, Muddy Waters só para começar. Aí vais ter inspiração de sobra. Por outro lado te falta bastante técnica, controle das notas, respiração e efeitos. A melhor maneira de fazer um "Head Roll", é apenas tocar duas notas, os slides ficam melhores se pontuar a entrada e às vezes a saída.
    Tente criar uma linha melódica em vez de repetir ifinitamente o mesmo efeito. Uma linha melódica tem começo meio e fim, é como contar uma estória.
    Abraço,
    Alex

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Esqueci de uma coisa G C D não é ritmo é progressão, a mais tradicional do blues I -IV -V. Fala para o seu baterista procurar uma palavra mágica na Internet : Shuffle
    Abraço,
    Alex

    diplickers
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pessoal, valeu a força, demorou pra alguem me responder, mas enfim a ajuda chegou :\

    aluadohpr
    valew os toques, vo tentando por aki!! qndo tiver algo melhorzinho posto aki de novo =D

    AlexB
    é de fato pra lhe ser sincero, sou Rock'n'Roll, mas semrpe apreciei o lues como 2ª opção! Comecei recentemente a ouvir blues com Sugar Blues e Blues etilicos... tenho tentado tirar algo na gaita ouvindo as musicas e tentando reproduzilas, mas num tenho muita técnica :S por isso se manjar aguma escala de solo (tipo as pentatonicas de guitarra) que se encaixem em qqer solo, só depende do tom, poderiam ser uties, se é que isso existe pra gaita!! =D

    tb achei umas aulas no youtube que tem ajudado um poko. q ce acha:
    http://br.youtube.com/watch?v=9JZufwGgE0o

    mas to lnge ainda de conseguir o que esses caras mandam

    de qqer forma valew mesmo as dicas pessoal! vou focar mais no aprendizado!!

    PS.: ah, claro, vou falar pro batera o tal do shuffle!
    abraço!

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Escalas vão te ajudar no futuro quando souber solfejar as notas mais limpas. Pense o seguinte, você está tocando blues em G, você pode usar as notas da escala de G dominante- G A B C D E F G.
    Veja se sua gaita em C tem todas estas notas...
    A outra escala é o G Blues- G Bb C Db D F G. Quais notas estão faltando? Como você vai ter as notas que faltam?
    moral da história, se estiver tocando blues em G com uma gaita em C, vais ter bastante trabalho para tocar uma nota errada!...
    portanto o que falta é estilo e idéia.
    Em vez de ficar copiando solos igual a um macaco, aproveite para desenvolver seu próprio estilo, ouça os mestres para inspiração e vá desenvolvendo seu estilo enquanto afia a técnica.
    Abraço,
    Alex

    diplickers
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: diplickers
    · votar


    AlexB
    Veja se sua gaita em C tem todas estas notas...

    Minhas gaitas são diatonica de 10 orificios. Logo possuem 3 oitavas sendo somente a do meio completa. as demais notas pra competar as escalas vem dos Bends.... Mas, confessoq ue durante os solos ainda preciso aprimorar a técnica de fazer bends rapidinhos pra subir 1 tom ou 1tom e 1/2 no meio dos solos..

    http://www.deepnlickers.0catch.com/video11.htm

    Em vez de ficar copiando solos...
    com certeza, um bom toque!! mas pra chegar até la, e improvisar seus proprios solos, é necessario "evoluir/acostumar" o ouvido com toda a escala e efeitos do instrumento....ai sai naturalmente!! e pra que se faça isso, nada melhor praticar com os solos dos que ja mandam pra caraioooo!!!!

    obrigado de novo.....
    ABRX

    diplickers
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Srs,

    só pra constar, pra quem tiver apredendo.... tava dando uma olhada e achei este site em outros topicos aki:

    http://www.cantodagaita.cjb.net/

    lá achei os riffs e escalas que queira com gravações em MIDs e MP3 pra acompanhamento. Com isso da pra vc comparar aquilo que leu na teoria com o q ta tocando na pratica, isso sem contar nas explicações em liguagem muito simples, que achei OTIMA pra iniciantes!! recomendo!!! ABRX

    diplickers
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    véio, riff basico, porem eficientes :)

    01 -1 2 -2 3' 3" 3 2 -2 2'
    02 -123 34 3'4' -123 -2 2" -1 2" -2 -1 -2 2" - 1 -2 2"
    03 -4 6 -4 4' 6 4' 4 6 4 -3 -1 2 2"
    04 -4 -3 -4 4' 3' 4' 4 3 4 3' -3 -2 2" -2
    05 -2 -3 4 -4 6 -4 4' -4 6 -4 4 3' -2 -2 -3 -4 5 -2
    06 -1 2 -2 3" -2 3' -2 3" -2 2'
    07 3'4' -34 3'4' -34 3'4' 34 3'4' 32 23 -23 23 -12 -12 23 -23 2'3' -23
    08 -1 2' 3' 4' -5 -4 -5 -4 -5 -4 -5 4' 5' 4' 5' 4' -5 -4 4'


    tiradas do canto da gaita...muito BOM!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a blues em G gaita em C