Duvidas de Novato

    Autor Mensagem
    Jeann
    Veterano
    # ago/07


    Bom Galera...
    Sou Novo no forum...
    adoro o som da gaita...
    ja li que para iniciar um Free Blues eh boa...

    moro na cidade que sao fabricadas as gaitas..
    e meu pai vende umas coisas pra eles...
    tenho grande chance de pagar um pouco menos nos materiais...

    fui ver hoje o preço da aula de gaita...

    queria sabe como esta o preço?
    1Hora por semana
    50 reais por mes...(isso em dupla,que provavelmente vou fazer com um amigo meu que ja toca)

    Free Blues é realmente boa?
    perguntei pro cara da loja...uma gaita boa pra começar...ele disse que uma "cromatica de 40 vozes" era o ideal...ele nao ta um poco "louco"?

    auhauhauh

    Vlw...
    Espero Que esclareção minhas duvidas...

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Free blues e cromática são estilos diferentes de gaita, durante anos tentei tocar blues na cromática, só depois de viajar para os EUA na década de 80 descobri que era necessário a gaita de blues. A gaita de blues tem as palhetas mais próximas à boca o que permite fazer os Bends que é uma técnica essencial para tocar blues. Em realidade dá para tocar blues na cromática, mas fica um blues mais técnico. O Blues original é na gaita diatônica de blues.
    Por outro lado se sua intenção é tocar Jazz, bossa nova e até clássico a cromática é a gaita mais indicada.
    Com relação às aulas R$50,00 por mês está um bom valor. Tenha certeza que seu professor vai lhe ensinar o estilo que pretende aprender.
    Abraço,
    Alex

    Jeann
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É...eu curto Blues...
    então a free bleus seria o ideal certo?
    vou pegar umas video aulas...
    será que ajuda?

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Isso, a free blues tá jóia para começar.
    O legal agora é ouvir muito som de gaita, recomendo escolher os gaitistas que mais gosta e começar a ouvir tudo deles.
    Existem tantos estilos de gaita quanto gaitistas, assim no começo é melhor concentrar-se em dois ou três que mais gosta, pois do contrário dá para ficar perdido no meio de tanta informação. Eu ouvi tanto Sonny Terry e Sonny Boy Willianson, até os discos ficarem fininhos... Uma vídeo aula ou um manualzinho básico vão te ajudar bastante.
    Duas boas sugestões de livros são:
    How to play The Pocket Harmonica de Peter Pickow & Jason A. Shulman(1983), é um livrinho pequenino, mas com tudo que precisa saber para começar a tocar.
    The Harp HandbooK do Steve Baker(1995) é o livro definitivo com absolutamente tudo.
    Abraço,
    Alex

    Jeann
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vo compra uma video aula...
    DVD Iniciação a Gaita Blues Vol. 1 e 2
    Jefferson Gonçalves

    alguem ja tem.?
    eh bom?
    ajuda?

    v é k
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    poxa cara eu msm nao tenho mais ja ouvi falarem muito bem desse dvd
    inclusive conheco gente na net q tem ele...

    e o jeferson goncalvez eh um exelente gaitista e p[ra mim soh de ter o nome dele ja vale a pena hehehe

    eu compraria...

    Jeann
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    i cara...
    nao sabia que era tao dificil tira uma nota soh...

    to puto...
    quando vo troca de buraco...pego duas notas...

    mtu foda

    alguem tem alguma dica?

    AlexB
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Você deve deixar o lábio ralaxado sobre a gaita, não adianta contrair. O orifício que vai pegar apenas uma casa é interno, os lábios devem ficar relaxados sobre a gaita e apenas o canto da boca é contraido para formar a embocaduara completa. É mais ou menos como assobiar com os lábios relaxados sobre a gaita. Outra coisa que deve treinar é acertar diretamente a casa, no começo pode usar a língua apenas para ter a noção do posicionamento correto. Não adianta estar com a embocadura correta se assoprar sobre uma trave, tem que ser diretamente na casa.
    Primeiros pasos para iniciante:
    1-Apender a segurar corretamente a gaita
    2-Aprender a usar o diafragma para respirar
    3-acertar a embocadura
    4- memorizar a posição espacial das casas.
    5-tocar uma única nota limpa.
    Bom estudo,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas de Novato