Autor |
Mensagem |
Jeann Veterano |
# ago/07
Bom Galera... Sou Novo no forum... adoro o som da gaita... ja li que para iniciar um Free Blues eh boa...
moro na cidade que sao fabricadas as gaitas.. e meu pai vende umas coisas pra eles... tenho grande chance de pagar um pouco menos nos materiais...
fui ver hoje o preço da aula de gaita...
queria sabe como esta o preço? 1Hora por semana 50 reais por mes...(isso em dupla,que provavelmente vou fazer com um amigo meu que ja toca)
Free Blues é realmente boa? perguntei pro cara da loja...uma gaita boa pra começar...ele disse que uma "cromatica de 40 vozes" era o ideal...ele nao ta um poco "louco"?
auhauhauh
Vlw... Espero Que esclareção minhas duvidas...
|
AlexB Veterano |
# ago/07
· votar
Free blues e cromática são estilos diferentes de gaita, durante anos tentei tocar blues na cromática, só depois de viajar para os EUA na década de 80 descobri que era necessário a gaita de blues. A gaita de blues tem as palhetas mais próximas à boca o que permite fazer os Bends que é uma técnica essencial para tocar blues. Em realidade dá para tocar blues na cromática, mas fica um blues mais técnico. O Blues original é na gaita diatônica de blues. Por outro lado se sua intenção é tocar Jazz, bossa nova e até clássico a cromática é a gaita mais indicada. Com relação às aulas R$50,00 por mês está um bom valor. Tenha certeza que seu professor vai lhe ensinar o estilo que pretende aprender. Abraço, Alex
|
Jeann Veterano |
# ago/07
· votar
É...eu curto Blues... então a free bleus seria o ideal certo? vou pegar umas video aulas... será que ajuda?
|
AlexB Veterano |
# ago/07
· votar
Isso, a free blues tá jóia para começar. O legal agora é ouvir muito som de gaita, recomendo escolher os gaitistas que mais gosta e começar a ouvir tudo deles. Existem tantos estilos de gaita quanto gaitistas, assim no começo é melhor concentrar-se em dois ou três que mais gosta, pois do contrário dá para ficar perdido no meio de tanta informação. Eu ouvi tanto Sonny Terry e Sonny Boy Willianson, até os discos ficarem fininhos... Uma vídeo aula ou um manualzinho básico vão te ajudar bastante. Duas boas sugestões de livros são: How to play The Pocket Harmonica de Peter Pickow & Jason A. Shulman(1983), é um livrinho pequenino, mas com tudo que precisa saber para começar a tocar. The Harp HandbooK do Steve Baker(1995) é o livro definitivo com absolutamente tudo. Abraço, Alex
|
Jeann Veterano |
# ago/07
· votar
vo compra uma video aula... DVD Iniciação a Gaita Blues Vol. 1 e 2 Jefferson Gonçalves
alguem ja tem.? eh bom? ajuda?
|
v é k Veterano |
# ago/07
· votar
poxa cara eu msm nao tenho mais ja ouvi falarem muito bem desse dvd inclusive conheco gente na net q tem ele...
e o jeferson goncalvez eh um exelente gaitista e p[ra mim soh de ter o nome dele ja vale a pena hehehe
eu compraria...
|
Jeann Veterano |
# ago/07
· votar
i cara... nao sabia que era tao dificil tira uma nota soh...
to puto... quando vo troca de buraco...pego duas notas...
mtu foda
alguem tem alguma dica?
|
AlexB Veterano |
# ago/07 · Editado por: AlexB
· votar
Você deve deixar o lábio ralaxado sobre a gaita, não adianta contrair. O orifício que vai pegar apenas uma casa é interno, os lábios devem ficar relaxados sobre a gaita e apenas o canto da boca é contraido para formar a embocaduara completa. É mais ou menos como assobiar com os lábios relaxados sobre a gaita. Outra coisa que deve treinar é acertar diretamente a casa, no começo pode usar a língua apenas para ter a noção do posicionamento correto. Não adianta estar com a embocadura correta se assoprar sobre uma trave, tem que ser diretamente na casa. Primeiros pasos para iniciante: 1-Apender a segurar corretamente a gaita 2-Aprender a usar o diafragma para respirar 3-acertar a embocadura 4- memorizar a posição espacial das casas. 5-tocar uma única nota limpa. Bom estudo, Alex
|