Como toco Forasteiro?

    Autor Mensagem
    harder
    Veterano
    # mai/06


    Ae galera é uma música do Natiruts que eu kero tirar na gaita... Mas como estou aprendendo não consegui entender a cifra que achei...

    Está assim:

    -4b -8
    4 -3b 4 -3b 3 3 3 3 -8..
    7 -7 7 6 6 6 6 -6n 6....

    Eu tenho que tirar de ouvido e acompanhar com as notas neh? mas o que é -4b, -6n...?
    Sei que - (menos) é para aspirar, mas as letras não sei o q eh...

    Se alguém ja tirou essa musica por favor me ajude!

    valeu
    abraços

    Spike good
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Spike good
    · votar


    harder
    O -4b, siguinifica que você tem que aplicar o "Bend" no orifício 4 aspirado.
    O "n", de -6n provavelmente é uma falha, acredito eu....se vc notar a tecla N fica próxima de B, acho que houve um equívoco aí, sendo que o correto seria o -6b.
    Notei também que algumas notas e alguns efeitos estão faltando nessa tab, mas deve ser o suficiente para começar a tocar.

    abç.

    harder
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Valeu Spike
    como faço um Bend? uaheuaheaue
    sou iniciante...
    e se liga se tu tiver a tab dessa musica me manda ae por favor...
    e outra coisa...
    essa tab é só do solo da gaita ou da musica toda?
    pode parecer meio idiota mas é que minha gaita chega amanha não tentei tocar ainda!

    valeu ae desde já...

    harder
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ae Spike quanto ao Bend achei um tópico relacionado... mas se tiver uma breve explicação para me dar ajudaria

    Spike good
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Heheehe.....essa tab é o solo tocado no início da música, eu não tenho essa tab naum......acontece que eu já escutei esse solo e eu percebi que está faltando especificar efeitos como o "vibrato" e o "slide". Com um pouco mais de prática fica fácil identificar.

    Com relação ao bend, dá uma olhada nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/5/112465/

    harder
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ker dizer que eu nao vou conseguir tocar com essa cifra que eu tenho então por enquanto?
    Outra coisa...
    Eu estou aprendendo a tocar colocando a língua em forma de "U"... Mas se eu praticar também consigo tocar com embocadura de bico... qual é melhor para fazer bends... pq acho que com a língua em forma de "U" deve ser mto mais foda, pois falam que precisa colocar a lingua mais para trás e abaixar o queixo... e se eu estiver tocando com a lingua em forma de U se for colocar a lingua para tras eu sujo a nota...
    ajude-me por favor

    agradeço ae valeu!

    Spike good
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Spike good
    · votar


    E mesmo porque, como vc está começando, alguns efeitos quando não se tem o conhecimento apropriado, mais atrapalham do que ajudam.....mas vc pode tentar tocar ela, só vai sair um pouco diferente da original.
    Quanto a forma de tocar vai depender de cada um....apenas prefiro a embocadura de bico....usar a língua acho nojeira, só uso para fazer oitavas.
    Bends é a mesm coisa em ambas as embocaduras....eu acho....no tópico que eu direcionei acima eu apenas simplifiquei a explicação aconselhando a vocalização da nota.

    abç

    harder
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    valeu
    vou treinando aqui entao pra ver o q sai hehe

    harder
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Po ngm tem essa cifra...
    eu axo q essa cifra nao está certo
    tentei tocar e nao fez mto sentido....
    alguem q tenha tirado ela no ouvido sei la
    pode me manda uma cifra melhos
    valeu ae

    harder
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    po ngm mesmo pelo jeito =\
    xeu imenda otra duvida entao...

    alguem sabe se para executar bend com o bocal da lingua em U é igual a fazer com bico?
    pq se a gente usa a lingua pra tocar (como eu) as notas limpas nao consigo coloca-la pra tras ou movimenta-la para fazer um bend, eu acabo sujando a nota... se eh q entendem?
    o q aconselham? eu mudar de bocal? ou se alguem tem um metodo melhor de bend no bocal em U!

    valeu

    Spike good
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Alguns anos atrás, quando ainda era iniciante, comecei a tocar com a embocadura em U....depois, com o tempo, mudei para a embocadura em bico....acho bem melhor.

    welfernandes
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    tb toco com o bocal em "U" , para fazer o bend tente fazer o som da vogal "O" enquanto que na nota natural faz o som da vogal "I" eu consegui melhorar muito meu bend com esta tecnica!

    Gaaiteiro
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Gaaiteiro
    · votar


    Essa cifra esta completamente errada!!
    Tem uma aqui que fica perto do correto , pra vc arruma-la so tocando , ouvindo, sentindo a musica...

    -4' (slid) -8
    4 4 -4 -3 -3' 3 3w -3 (slid) -8
    7 -7 6 -5 -4 (-3 -4) -3 -3' -3w -3 -3' -3w
    -1 2 -2_ -3_ -4 -4 5 -4 -4' 4 -3_ -3' -3 -3w

    ' = bend
    w = WAH
    _ = Raspe o bend


    E pra treinar o bend , aprender a faze-lo e tals... só sabendo EXATAMENTE o que é um bend, tendo exemplos SONOROS do que é um bend e treinando muito a pressão que vc exala tocando sua gaita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como toco Forasteiro?