Pago R$ 1.000,00. Para estudo. Quem vende, qual comprar?

    Autor Mensagem
    Marll
    Veterano
    # jul/05


    Não entendo quase nada de violões.
    Estou começando a estudar o instrumento realmente e quero
    uma dica sobre o que devo comprar. Sei que sempre aparecem novatos chatos como eu perguntando isso... "Que violão devo comprar?"
    Para começar quero um instrumento com uma boa relação custo/benefício dentro do que estou disposto a pagar R$ 1.000,00.
    Pode ser violão usado, pode ser de alguém daqui.
    Pretendo aprender com calma, a longo prazo, violão clássico (polêmicas sobre o termo clássico que fiquem a parte). Só quero aprender tocar com partituras, nada de tablaturas, já estudei piano e espero esse fato seja um facilitador no aprendizado.
    Devo comprar um nylon apenas acústico? Que marca? Não tenho interesse em tocar para muitas pessoas e nem em ficar cantando canções enquanto toco. Apenas tocar, para mim mesmo, para Deus, para me sentir bem.

    Saudações e aguardo comentários.[b][/b]

    metropolisamp
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marll

    Olá cara, tenho um Violão Crafter modelo JTE98CEO, ele tem cordas de aço 0.10 e eh eletrico, eh bem molinho, cordas baixas...animal mesmo
    Comprei faz muito pouco tempo, está novicinho, sem nenhuma marquinha... Crafter eh muito bom...se vc quizer te mando fotos e gravações que fiz com ele... venderei e pegarei outro Crafter que vi de R$ 2.180,00...recomendo essa marca...

    Se te interressar me mande um email: metropolisamp@yahoo.com.br

    Abraço...

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marll

    Primeiramente queria dizer que infelizmente, desculpe metropolisamp, mas o Crafter colocado em questão não é adequado de maneira alguma para desenvolver estudo em violão clássico. Esqeuça os violões em fibra, com encordamento de aço, elétrico, com cutway e caixa flat.

    Você quer um violão clássico, então vamos começar descartando algumas possibilidades.

    Nessa faixa de 1000 reais qualquer coisa da Takamine, DiGiorgio, Eagle, Crafter, Jasmine, Fender e Ibanez é jogar dinheiro fora. Os violões são ruins, muito bonitos, mas em termos de som são ruins.

    Acho que nessa faixa de preço eu poderia te indicar um Giannini C3 (R$600) que embora seja mais em conta é bem melhor que o Takamine G116 por exemplo que sai por 800 reais. Melhor por um fator de 10! Além disso sobra dinheiro pra vc levá-lo a um luthier e fazer uma bom serviço de alinhamento de trastes, retirada de excesso de cola, substuição do rastilho e pestana por peças de osso e até reaplicação de um acabamento em goma laca que vai favorecer o som. Essa é uma excelente opção!

    Outra possibilidade é procurar por um Giannini C4 usado (bem superior ao C3) se não me engano sai 1600 reais um novo. Ou então um Yamaha CG171 usado que já encontrei por 950 reais. Também seria um ótimo negócio. Só não indicaria a vc comprar estes dois últimos novos. Se estiver disponível por volta de 1500 reais de uma pesquisada nos Violões Do Souto que vc encontra no mercado livre. Nesse caso vc já estaria tendo o privilégio de iniciar num violão de luthier.

    É possível encontrar violões mais antigos de qualidade. Principalmente DiGiorgio da Década de 60 (Autor 3, Conservatório, Romeo) variando nessa faixa de preço. Seria também uma boa escolha. Não indico nenhum violão antigo Del Vecchio ou Giannini. Pode existir coisa muito boa, mas ae é muito mais um lance de sorte.

    É isso ae. Qualquer coisa pode perguntar!
    Abraço.

    metropolisamp
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny
    ah sim...pra classico nem vira...por isso gosto dele...
    acho aço muuuuuuuuuito mais da hora...

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    metropolisamp

    É... são duas coisas bem diferentes. Os de aço são bem mais robustos e construídos com bem mais material para suportar a tensão solicitada pelas cordas de aço. Além disso são destinados a outros gêneros pelo timbre, pela fidelidade do timbre eletreficado e até mesmo por toda técnica envolvida ser de acesso bem mais fácil. E quando falamos em um violão clássico parece que já estamos falando sobre um instrumento bem diferente. Um violão leve, frágil, com variabilidade de timbres e volume bem superiores, mas por isso também muito mais caros e que por melhor que seja um capatador ou microfone um violonista clássico refuga a idéia até a morte... hehehehe

    Abraço...

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Recomendo um Alhambra. Há modelos na faixa de 1.000,00

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático

    Alhambra é bom... mas abaixo do 3C ou 5C não vale a pena... com o dinheiro gasto em modelos inferiores, no caso de 1000 reais só violões estudo, daria para comprar violão bem melhor como um Do Souto...

    Prático
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Blz. Comprei o meu Alhambra 5P em 99 e o preço já deve realmente estar bem acima de 1000,00.

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Prático

    Mais que o dobro...

    Marll
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Johnny

    Por enquanto, encontrei os seguintes violões:

    Di Giorgio Autor 3, novo, por R$ 700,00
    Di Giorgio Tarrega, novo, por R$ 1.000,00
    Yamaha CG151S - CG Series Classic Acoustic Nylon, novo, por R$ 960,00
    Di Giorgio Master, novo, por R$ 1.390,00

    Se possível, gostaria que você comentasse acerca de cada um deles e seus respectivos preços.

    Obrigado

    Johnny
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Marll

    Os três violões da DiGiorgio estão muito caros pela atual qualidade oferecida pela DiGiorgio. Nota-se que o acabamento da DiGiorgio é primoroso perto dos violões da Giannini, mas infelizmente a qualidade fica por aí. A lateral e o fundo dos violões da DiGiorgio são em Jacarandá Indiano maciço, no entanto, a madeira não está recebendo o mesmo tratamento dos DiGiorgios de 1960... O tampo também é maciço, mas é em Cedro (melhor madeira ao lado do pinho abeto para confecção do tampo) que muitas vezes não está no ponto de secura para confecção de violões. Isto significa que a madeira do violão vai trabalhar muito durante os primeiros 4 anos e isso inclui estufamento do tampo, empenamento do leque, rompimento do cavalete e até mesmo empenamento do braço. Além disso... os violões atuai da DiGiorgio não abrem o som de maneira satisfatória ao longo dos anos. Não da pra notar um amadurecimento significativo do intrumento. No entanto, sempre há instrumentos que não seguem a regra! Se vc levar algum conhecedor do assunto ele pode encontrar um excelente DiGiorgio. Mas falando mais sobre os 3 modelos... Não vejo diferença significativa entre o Autor 3, o Tarrega e o Master que justifiquem tamanha diferença nos preços. Pra falar a verdade diria que são praticamente o mesmo violão, portanto, o melhor negócio seria levar um Autor 3. O Tárrega nunca toquei em algum que me agradou. O Master pode ser que vc encontre coisa boa ou coisa muito ruim...

    O Yamaha CG151 é um violão também com um ótimo acabamento e um som legal. O tampo é com certeza sólido, mas quanto à caixa tenho algumas dúvidas. Algumas parecem ser, mas muitas não apresentam o mesmo desenho da madeira nas duas faces e o que indica ser um laminado. Mas mesmo assim é um bom violão pelo que a Yamaha propõe e seria a melhor opção das que vc indicou.

    Eu volto a insistir... veja se encontra algum Giannini C3 ou C4 usado. Que acho que nessa faixa de preço seria a melhor opção. Se for ver o Master por 1400 e o Giannini C4 novo por 1500 ... o C4 é a melhor opção apesar de que gastando nessa faixa eu já te indicaria investir um pouco mais e pegar o DoSouto anunciado no mercado livre...

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pago R$ 1.000,00. Para estudo. Quem vende, qual comprar?